A adrenalectomia é a remoção cirúrgica de uma ou ambas as glândulas suprarrenais. Você pode precisar deste procedimento se suas glândulas suprarrenais fazem muitos hormônios ou se você tem câncer em sua glândula suprarrenal. Na maioria dos casos, os cirurgiões podem fazer adrenalectomia laparoscópica, que requer menos incisões (cortes) e suturas para uma recuperação mais rápida.

O que é uma Adrenalectomia (remoção da Glândula Adrenal)?

A adrenalectomia é uma cirurgia para remover uma ou ambas as glândulas suprarrenais — pequenas glândulas acima de cada rim. Suas glândulas suprarrenais fazem parte do seu sistema endócrino. Eles afetam o crescimento, desenvolvimento, metabolismo e função sexual.

Você pode precisar de uma adrenalectomia se você tem câncer adrenal em uma ou ambas as glândulas ou se suas glândulas produzem muito de um determinado hormônio. Distúrbios adrenais que podem causar uma superprodução de hormônios incluem hiperaldosteronismo, feocromocitoma e síndrome de Cushing.

Em muitos casos, os cirurgiões podem fazer adrenalectomia laparoscópica (que requer de uma a quatro pequenas incisões) em vez de cirurgia aberta (que requer uma grande incisão em toda a barriga). Dependendo da sua situação específica, um cirurgião pode remover uma glândula adrenal (adrenalectomia unilateral) ou ambas as glândulas suprarrenais (adrenalectomia bilateral). Eles também podem remover certos tipos de tumores adrenais sem remover toda a glândula adrenal (adrenalectomia parcial).

Como devo me preparar para uma Adrenalectomia?

Você precisará fazer preparativos específicos antes do dia da sua cirurgia. Você pode precisar de exames de imagem adicionais. Ou você pode precisar tomar medicação ou seguir orientações dietéticas específicas. Seu provedor falará com você antes de sua consulta para que você saiba o que esperar.

Como você receberá anestesia geral para o seu procedimento, você deve providenciar um amigo ou membro da família para levá-lo de e para a sua cirurgia.

O que acontece durante uma adrenalectomia?

Durante uma adrenalectomia, um cirurgião remove parte ou toda a(s) sua(s) glândula(s) adrenal(es). Eles podem fazer isso de três maneiras:

  • Adrenalectomia laparoscópica: Um cirurgião faz de uma a quatro pequenas incisões medindo de 0,635 a 1,27 centímetros (25 a 0,50 polegadas) no abdômen. Em seguida, eles colocam pequenos instrumentos cirúrgicos através das incisões e removem sua(s) glândula(s) adrenal(es) com a ajuda de uma câmera 2D. Na maioria dos casos, os cirurgiões fazem adrenalectomias por laparoscopia.
  • Adrenalectomia robótica: Como a cirurgia laparoscópica, esta abordagem requer uma a quatro pequenas incisões no abdômen. Mas em vez de fazer a cirurgia à mão, um cirurgião usa um console de computador e uma câmera 3D para remover sua(s) glândula(s) adrenal(es).
  • Adrenalectomia aberta: Esta abordagem tradicional requer uma longa incisão em todo o abdômen. Um cirurgião pode escolher este método para remover tumores maiores medindo mais de 5,9 polegadas (15 centímetros) de tamanho ou se você tem carcinoma adrenocortical.

Durante uma consulta com seu médico, ele analisará essas opções com você e determinará qual é a melhor para sua situação.

Em média, uma adrenalectomia leva cerca de duas a três horas para ser concluída.

O que acontece depois do meu procedimento?

Se você fez uma adrenalectomia laparoscópica ou robótica, provavelmente voltará para casa no mesmo dia do procedimento. Se você fez uma cirurgia aberta, pode ser necessário ficar no hospital por até cinco dias. Seu provedor irá ajudá-lo a retomar rotinas normais, como comer e beber. Eles também irão ajudá-lo a andar o mais rápido possível, para evitar coágulos sanguíneos e outras complicações.

Sua equipe de saúde irá prescrever todos os medicamentos necessários, agendar uma visita de acompanhamento e dar-lhe instruções para ajudá-lo a ter uma recuperação bem-sucedida. Em geral, você deseja:

  • Descanse muito.
  • Tome todos os medicamentos conforme prescrito.
  • Beba muita água.
  • Coma sua dieta habitual se não incomodar seu estômago. (Se isso acontecer, comece com alimentos sem graça primeiro e trabalhe de volta.)
  • Segure um travesseiro sobre suas incisões quando tossir ou respirar fundo.
  • Lave e cuide da(s) ferida(s) conforme instruído.
  • Introduza atividades, como caminhadas e trabalho, apenas quando se sentir confortável. (E sempre verifique com seu provedor primeiro.)
  • Converse com seu médico se você não estiver tendo evacuações regulares (cocô) sem esforço.

Quais são os riscos ou complicações de uma adrenalectomia?

Como em qualquer procedimento cirúrgico, complicações podem ocorrer. Eles são mais prováveis com uma adrenalectomia aberta do que com adrenalectomia laparoscópica ou robótica.

As possíveis complicações incluem:

  • Sangramento e coágulos sanguíneos.
  • Danos a órgãos próximos.
  • Hérnia.
  • Infecção.
  • Reações à anestesia.
  • Problemas com a cicatrização de feridas.

Qual o tempo de recuperação?

Em geral, a recuperação da adrenalectomia leva de uma a duas semanas. Poderia ser mais longo se você tivesse uma cirurgia aberta. É normal desenvolver alguma dor ao redor dos locais da incisão. Você pode gerenciar esse efeito colateral com AINEs (anti-inflamatórios não esteroidais) como ibuprofeno (Advil®) ou naproxeno sódico (Aleve®).

Todos melhoram em um ritmo diferente, mas a maioria das pessoas se recupera sem complicações em duas a três semanas. Os sintomas que você tinha antes de sua adrenalectomia devem desaparecer quase imediatamente. Se o seu médico removeu um tumor cancerígeno, ele irá monitorá-lo para a recorrência do câncer (retorno).

Quando posso voltar a trabalhar ou estudar?

A maioria das pessoas pode retornar ao trabalho ou à escola dentro de uma a duas semanas. Certifique-se de perguntar ao seu médico quando é seguro para você retomar as atividades de rotina.

Quando devo ligar para o meu médico?

Ligue para o seu médico se:

  • Tem dor que não melhora com medicação.
  • Veja se seus pontos estão soltos ou sua incisão se abre.
  • Observe sinais de infecção, como uma incisão que parece quente, parece descolorida, incha, sangra, vaza pus ou realmente dói.
  • Desenvolver febre.
  • Não faça cocô regularmente.

Ligue para o 911 ou dirija-se ao pronto-socorro mais próximo se:

  • Desmaiar.
  • Tem dificuldade grave para respirar.
  • Tem dor no peito ou tosse com sangue.

Você pode viver uma vida normal com uma glândula adrenal?

Sim, seu corpo só precisa de uma glândula adrenal saudável para funcionar. Se você tiver ambas as glândulas suprarrenais removidas, ou se sua glândula adrenal restante não funcionar, os medicamentos podem substituir os hormônios essenciais. Com manejo e tratamento adequados, as pessoas sem glândulas suprarrenais têm uma expectativa de vida normal.

Procure um especialista

Ninguém gosta de ouvir que precisa de cirurgia. Mas se você tem câncer de glândula adrenal ou certos distúrbios adrenais – como hiperaldosteronismo ou doença de Cushing – a adrenalectomia pode parar seus sintomas e levá-lo no caminho para a recuperação. Se o seu médico recomenda adrenalectomia, pergunte-lhes o que esperar, incluindo se você vai precisar de medicação para repor a produção hormonal.