A causa mais comum de afacia, ou a condição de não ter lente em um ou ambos os olhos, é a cirurgia de catarata. Lesões podem danificar sua lente ou você pode nascer sem uma lente em seu olho ou olhos.

O que é afacia?

Aphakia (pronuncia-se “uh-FAY-kee-uh”) significa que você está perdendo a lente em seu olho. A lente fica atrás da pupila e da íris, que é a parte colorida do olho. Sua íris é protegida pela córnea clara e é cercada pela esclera (a parte branca do olho).

A lente foca a luz que entra no olho e envia uma imagem focada para a parte de trás do olho. Sem uma lente para fornecer foco, as coisas parecerão embaçadas.
Se você está perdendo as lentes em ambos os olhos, você tem afacia bilateral. Bilateral significa que algo está acontecendo de ambos os lados.
Se você está perdendo a lente em um olho, você tem afacia unilateral, ou afacia em apenas um lado. Isso também é chamado de afacia monocular.

Qual a diferença entre afacia e pseudofacia?

Aphakia refere-se a não ter lente no olho. Pseudofacia refere-se a ter uma lente intraocular (LIO) colocada em seu olho. Isso geralmente acontece quando as lentes com catarata são removidas durante a cirurgia. A catarata deixa suas lentes turvas ou filmadas.

Quem afeta a afacia?

A afacia pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em pessoas que fazem cirurgia para remover catarata.

Quais são os sinais e sintomas da afacia?

Sinais e sintomas de afacia podem incluir ter:

  • Visão turva.
  • Problemas para ver coisas que estão perto e longe.
  • Problemas para ver o brilho das cores. As cores podem parecer desbotadas. Isso não é a mesma coisa que daltonismo.
  • Uma íris que treme. Isso é chamado de iridodonse.
  • Problemas de adaptação às diferenças de quão longe ou perto algo está.

O que causa a afacia?

As causas da afacia incluem cirurgia, lesões e condições médicas congênitas.

Afacia causada por cirurgia

A cirurgia de catarata é o procedimento mais comum que resulta na remoção de uma lente do olho. Durante o tratamento cirúrgico, o cirurgião remove a lente turva e geralmente a substitui por uma lente artificial. Essas lentes intraoculares (LIOs) são utilizadas na maioria das cirurgias de catarata. No entanto, os cirurgiões podem decidir não implantar lentes em alguns bebês ou crianças.

Afacia causada por condições médicas congênitas

A condição congênita é uma condição que está presente quando você nasce. Os bebês podem nascer com afacia congênita ou sem lentes em um ou ambos os olhos. A afacia congênita é rara. Pode ocorrer com outros problemas oculares que estão presentes no nascimento. Pode acontecer se você estiver infectada com rubéola durante a gravidez.

Existem dois tipos de afacia congênita: primária e secundária. No tipo primário, a lente nunca se desenvolve. No tipo secundário, a lente começa a se desenvolver, mas nunca se desenvolve totalmente. Você pode ter fragmentos de lente, mas ainda não tem lente.

Afacia causada por lesão

Lesões oculares ou feridas podem resultar na perda de uma lente. Este tipo de afacia também é conhecido como afacia traumática.

Como é diagnosticada a afacia?

Seu oftalmologista será capaz de diagnosticar a afacia durante um exame oftalmológico completo. Durante este exame, o provedor usará uma lâmpada de fenda (lâmpada e microscópio) para examinar seus olhos. Isso permitirá que seu provedor veja se você tem uma lente em seus olhos ou não.

Alguns casos de afacia são encontrados durante ultrassonografias pré-natais.

Como a afacia é tratada?

Os tratamentos de Aphakia incluem:

  • Cirurgia: Este é o tratamento mais comum para a afacia. Seu cirurgião substituirá sua lente danificada por uma lente intraocular (lente intraocular).
  • Lentes de contato: Seu médico pode sugerir que você ou seu bebê usem lentes de contato especiais (afácicas). Essas lentes são de alta potência. Alguns tipos usados para bebês podem ser deixados por vários dias de cada vez, mas alguns precisam ser trocados diariamente.
  • Óculos: Se você tem afacia bilateral (falta de lentes em ambos os olhos), seu médico pode sugerir o uso de óculos. No entanto, esses tipos de óculos podem causar problemas. Os óculos podem ser pesados. As lentes podem fazer com que você perceba linhas retas como curvas para dentro (isso é chamado de efeito alfinete). Você pode ter problemas com a percepção de profundidade. Você pode ter objeções cosméticas. Devido a esses problemas, é mais provável que seu provedor sugira lentes de contato.

Complicações/efeitos colaterais

O glaucoma de ângulo aberto ou ângulo fechado é uma possível complicação da remoção da catarata e da afacia pediátrica. Este tipo de glaucoma é chamado de glaucoma afácico.

As crianças que fazem cirurgia de catarata precisarão usar óculos bifocais, mesmo que tenham lentes implantadas ou lentes de contato afácicas. Isso é para prevenir a ambliopia, comumente chamada de “olho preguiçoso”.

Mudanças no tamanho dos olhos de crianças em crescimento significam que qualquer tipo de lente corretiva terá que ser ajustada com frequência. Isso também é para prevenir a ambliopia.

A afacia está associada a rupturas e descolamento de retina.

Como posso reduzir o risco de afacia?

Não há como prevenir a afacia, mas você pode fazer coisas para manter sua visão. Por exemplo, você pode:

  • Faça exames oftalmológicos regulares.
  • Use óculos de proteção ao trabalhar ou participar de atividades vigorosas.
  • Use óculos escuros.
  • Coma uma dieta saudável que inclui vegetais de folhas verdes.
  • Pare de fumar.
  • Mantenha-se ativo.

O que posso esperar se eu tiver afacia?

A afacia pode ser tratada. Você pode não ver tão bem quanto alguém que não tem uma condição ocular, mas você deve ser capaz de ver razoavelmente bem com o tratamento, que incluirá lentes corretivas de algum tipo.

Se o seu bebé tem afacia, o seu médico irá discutir qual o melhor tratamento. Por exemplo, usar lentes de contato pode ser mais seguro para seu filho muito pequeno do que ter lentes intraoculares.

Quando devo consultar o meu médico?

Você não saberá que tem afacia até ter um diagnóstico, mas provavelmente terá sintomas que afetam sua visão. Se você está tendo problemas para enxergar, ou acha que há um problema com a visão do seu filho, consulte seu médico.

Procure um especialista

Proteger a sua visão é importante para si e para o seu profissional de saúde. Se você tem afacia por causa de lesão ou cirurgia, ou se seu filho nasce sem uma lente no olho, trabalhe com seu médico para determinar o melhor tratamento. É sempre importante marcar e manter consultas regulares com seu oftalmologista.