A amiloidose AA, ou amiloidose secundária, é um tipo de doença rara amiloidose. Esse distúrbio acontece quando as proteínas do seu corpo sofrem mutações, mudando de forma e se acumulando em seus órgãos e tecidos. A amiloidose AA acontece porque você tem uma condição ou doença inflamatória crônica. Os profissionais de saúde tratam a amiloidose AA controlando a doença ou condição subjacente.

O que é amiloidose AA?

A amiloidose AA é um tipo de doença rara amiloidose (pronuncia-se “am-uh-loy-doh-sis”). A amiloidose acontece quando as proteínas em seu corpo perdem sua estrutura tridimensional (3D) e se tornam aglomerados torcidos de fibrilas disformes (depósitos amiloides) que se reúnem em seus órgãos e tecidos.

A amiloidose AA também é conhecida como amiloidose secundária ou proteína amiloide sérica A. Este tipo de amiloidose acontece quando você tem altos níveis de inflamação em seu corpo que aumentam os níveis séricos de proteína A em sua corrente sanguínea. Você pode ter altos níveis séricos de proteína A se você tiver uma infecção de longa duração ou doença inflamatória. Em certo sentido, a amiloidose AA é uma complicação grave de doenças e condições inflamatórias. Os profissionais de saúde tratam a amiloidose AA controlando a doença ou condição subjacente.

Como a amiloidose AA afeta meu corpo?

A amiloidose AA pode danificar vários de seus órgãos, incluindo os rins (mais comuns), fígado, baço, estômago e intestinos. Raramente, a amiloidose AA danifica o coração. A amiloidose AA também pode afetar a quantidade de proteína no xixi e os níveis de colesterol.

A amiloidose AA é terminal?

A amiloidose AA pode ser uma doença terminal se não for tratada. Você pode desenvolver amiloidose AA se você tem uma doença crônica que causa inflamação. Quando os profissionais de saúde tratam a condição subjacente, eles também estão tratando amiloidose AA.

Quem é afetado pela amiloidose AA?

Qualquer pessoa que tenha uma condição inflamatória crônica pode desenvolver amiloidose AA.

O que causa amiloidose AA?

A amiloidose AA é um tipo de amiloidose. Os profissionais de saúde chamam a amiloidose de “distúrbio de enovelamento de proteínas”. Suas proteínas são moléculas longas que formam estruturas 3D. Eles são multitarefas que fazem de tudo, desde fornecer energia, equilibrar fluidos e ajudar na imunidade até fornecer estrutura, transportar material e regular os processos do seu corpo.

Normalmente, as proteínas deixam sua corrente sanguínea assim que terminam suas tarefas atribuídas. Em distúrbios de enovelamento de proteínas, as proteínas assumem formas anormais que não podem ser removidas e seu corpo não pode usar. Na amiloidose AA, as proteínas anormais se aglomeram, formando depósitos amiloides ou fibrilas que se acumulam em seus órgãos.

Estudos recentes identificaram dezenas de condições médicas que causam amiloidose AA. Essas condições incluem certos cânceres sanguíneos, infecções bacterianas de doenças como úlceras crônicas a doenças reumáticas, como artrite reumatoide, ou doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn ou colite ulcerativa. As pessoas podem herdar condições que causam amiloidose AA, incluindo síndromes febris periódicas, como a Febre Familiar do Mediterrâneo.

Quais são os sintomas da amiloidose AA?

A amiloidose AA geralmente afeta os rins. Também pode afetar o fígado, baço e estômago. Alguns sintomas e condições comuns que podem ser sinais de amiloidose AA incluem:

  • Pés ou pernas inchadas que podem ser sintomas de problemas renais, incluindo doença renal crônica.
  • Xixi espumoso ou espumoso.
  • Fazer xixi menos do que o habitual.
  • Diarreia crônica.
  • Rim aumentado.
  • Fígado aumentado.
  • Pressão arterial baixa.
  • Náuseas e vômitos.

Como os profissionais de saúde diagnosticam amiloidose AA?

Os profissionais de saúde podem fazer uma série de biópsias para diagnosticar amiloidose AA:

  • Biópsia de “coxim gorduroso“: Os profissionais tiram uma pequena amostra de gordura abdominal logo abaixo da pele.
  • Biópsia de órgão: Os provedores tiram uma pequena amostra de tecido do órgão afetado.

Os provedores podem fazer outros exames para descartar amiloidose AL, que é outro tipo de amiloidose. A amiloidose AL e a amiloidose AA têm sintomas semelhantes, mas a amiloidose AL é uma forma mais agressiva de amiloidose.

Controle da doença e tratamento

Como os profissionais de saúde tratam a Amiloidose AA?

A amiloidose AA acontece porque você tem uma condição inflamatória crônica que fez com que proteínas anormais se reunissem em aglomerados em seus órgãos. Os profissionais de saúde tratam a amiloidose AA tratando a condição inflamatória subjacente. Ao tratar a condição subjacente, os provedores reduzem a inflamação que causou amiloidose AA. Os sintomas da amiloidose AA diminuem à medida que os níveis de inflamação diminuem.

Eles também podem usar medicamentos que tratam a amiloidose AA ativa. Provedores e pesquisadores estão desenvolvendo tratamentos adicionais de amiloidose AA que podem limpar fibrilas amiloides de sua corrente sanguínea antes que a fibrila possa construir em seus órgãos. Eles também estão desenvolvendo anticorpos feitos em laboratório para atingir e limpar fibrilas amiloides já alojadas em órgãos.

Posso prevenir a amiloidose AA?

Você pode desenvolver amiloidose AA se você tem uma doença inflamatória crônica como artrite reumatoide que aumenta a quantidade de uma determinada proteína em sua corrente sanguínea. Como tal, a única maneira que você pode prevenir a amiloidose AA é procurar tratamento oportuno para doenças inflamatórias crônicas subjacentes.

A amiloidose AA é curável?

Sim, os profissionais de saúde tratam a amiloidose AA tratando a condição inflamatória subjacente que causa amiloidose AA. Como muitas doenças, a chave para o manejo da amiloidose AA é diagnosticar e tratar precocemente.

Como me cuido?

Se você tem amiloidose AA, você pode cuidar de si mesmo trabalhando com seu médico para tratar a condição inflamatória subjacente que causou amiloidose AA. Pesquisadores identificaram dezenas de doenças e condições que causam inflamação duradoura ligada à amiloidose AA. Peça ao seu médico para explicar como sua condição causou amiloidose AA e como eles vão tratar sua condição inflamatória.

Procure um especialista

De certa forma, a amiloidose AA é uma complicação muito rara e grave para dezenas de doenças ou condições inflamatórias comuns. Felizmente, os profissionais de saúde podem tratar a amiloidose AA tratando a condição subjacente. Muitas vezes, os sintomas da amiloidose AA podem parecer problemas comuns que você está acostumado a gerenciar como parte de sua doença ou condição inflamatória específica. Mas, como muitas doenças graves, os profissionais de saúde podem fazer mais para tratar a amiloidose AA quando pegam a condição em seus estágios iniciais. Converse com seu médico se você notar alterações em sua doença inflamatória ou condição. Eles ficarão felizes em avaliar seus sintomas e explicar o que eles significam.