A amniocentese é um teste pré-natal que pode diagnosticar doenças genéticas (como síndrome de Down e espinha bífida) e outros problemas de saúde em um feto. Um provedor usa uma agulha para remover uma pequena quantidade de líquido amniótico de dentro do útero e, em seguida, um laboratório testa a amostra para condições específicas.

O que é Amniocentese?

A amniocentese é um procedimento de teste pré-natal geralmente realizado durante o segundo ou terceiro trimestre da gravidez. Pode diagnosticar certas condições cromossômicas (como a síndrome de Down) ou condições genéticas (como a fibrose cística). Durante a amniocentese, o seu médico usa uma agulha fina para remover uma pequena quantidade de líquido amniótico do saco que envolve o feto. Essa amostra de fluido é então testada em laboratório.

Durante a gravidez, o feto cresce dentro da bolsa amniótica. O líquido amniótico envolve e protege o feto dentro da bolsa amniótica. Ele também contém algumas das células do feto. Essas células contêm informações genéticas que ajudam a diagnosticar condições genéticas.

Quem tem amniocentese?

O seu médico pode recomendar a amniocentese durante a gravidez quando:

  • O exame de ultrassom detecta uma anormalidade fetal.
  • Um teste de triagem pré-natal detecta um risco aumentado de um distúrbio cromossômico.
  • Certas doenças genéticas (como doença falciforme ou fibrose cística) ocorrem em sua família ou você testa positivo como portador de um distúrbio genético.
  • Você tem mais de 35 anos no momento do parto. Isso porque indivíduos com mais de 35 anos têm maior chance de ter um bebê com um distúrbio cromossômico.

Para que serve o teste de amniocentese?

Um teste de amniocentese pode detectar doenças cromossômicas, genéticas ou deficiências congênitas (às vezes chamadas de defeitos congênitos), como:

  • Síndrome de Down.
  • doença de Tay-Sachs.
  • Defeitos do tubo neural, como espinha bífida ou anencefalia.

Este teste também pode avaliar:

  • Desenvolvimento pulmonar fetal: Isso é útil se você precisa dar à luz mais cedo do que o esperado para proteger a saúde de você ou do feto.
  • Doença de Rh: Esta é uma condição potencialmente grave onde você e o feto têm diferentes tipos de Rh no sangue.

A amniocentese às vezes é usada para tratar polidrâmnio (quando você tem muito líquido amniótico). Os provedores usam amniocentese para remover o excesso de líquido.

Quando é realizada a amniocentese?

A maioria dos procedimentos de amniocentese acontece entre 15 e 20 semanas de gestação (durante o segundo trimestre da gravidez). Ter uma amniocentese no início da gravidez representa mais riscos, como aborto espontâneo.

Em alguns casos, os profissionais de saúde realizam testes de amniocentese mais tarde na gravidez. Se o seu médico recomendar este teste para verificar o desenvolvimento do pulmão fetal ou tratar polidrâmnio, provavelmente acontecerá durante o terceiro trimestre.

Posso optar por não ter amniocentese?

Sim. Se o seu médico recomendar que você tenha uma amniocentese, eles explicarão o porquê. Seu provedor (ou um conselheiro genético) analisará os riscos e benefícios do teste. No final, fazer ou não esse teste é com você.

Como devo me preparar para uma amniocentese?

O seu médico pode fornecer-lhe instruções específicas para as horas ou dias que antecedem a amniocentese. Geralmente, não há restrições de dieta ou atividade. Informe o seu médico sobre os medicamentos que está a tomar para que ele possa informá-lo se deve parar de os tomar antes do seu teste. Siga quaisquer outras instruções fornecidas a você.

Se você precisa de um teste de amniocentese, é normal ter dúvidas. Algumas perguntas para o seu provedor podem incluir:

  • Por que você recomenda que eu tenha amniocentese?
  • O que a amniocentese significa para a saúde do feto e para mim?
  • Quais são os riscos potenciais?
  • O que devo fazer para me preparar para o meu teste?
  • Quando devo esperar obter os resultados dos testes?
  • O aconselhamento genético está disponível para me ajudar?

Quais são os riscos da amniocentese?

A maioria dos procedimentos de amniocentese é segura. Mas a amniocentese apresenta riscos pequenos, mas sérios, tanto para você quanto para o feto.

Algumas complicações da amniocentese são:

  • Cólicas.
  • Sangramento ou vazamento de líquido amniótico.
  • Lesão ou infecção.
  • Perda da gravidez.
  • Trabalho de parto prematuro.

As complicações da amniocentese são raras. Em menos de 1% dos casos, a amniocentese leva a aborto espontâneo ou parto precoce. Cerca de 2% das pessoas têm manchas ou acampamento após a amniocentese.

Seu provedor pode responder às suas perguntas e ajudá-lo a tomar a melhor decisão para você.

Por que há risco de aborto espontâneo com amniocentese?

O aborto espontâneo após a amniocentese é muito incomum. As possíveis causas podem ser danos ao saco amniótico ou membranas amnióticas, perda de líquido amniótico, sangramento ou infecção. Discuta seu risco de aborto espontâneo com seu médico antes do teste.

Como os médicos realizam a amniocentese?

Seu obstetra ou perinatologista realiza amniocentese. Primeiro, você vai deitar de costas com o estômago à mostra. Durante este procedimento, o seu profissional de saúde:

  • Limpa uma pequena área na barriga com um antisséptico (para matar germes).
  • Aplica um gel especial na barriga.
  • Move um dispositivo semelhante a uma varinha sobre o gel para capturar imagens de ultrassom do feto em um monitor próximo.
  • Insere uma agulha fina e oca através do abdômen e útero (no saco amniótico, mas longe do feto).
  • Remove uma pequena quantidade de líquido através da agulha.
  • Remove a agulha do abdómen.
  • Monitora os batimentos cardíacos fetais e o movimento no ultrassom para garantir que eles não foram afetados pelo procedimento.

Após o procedimento, o médico envia a amostra de líquido amniótico para um laboratório. O laboratório separa as células fetais do líquido amniótico e, em seguida, analisa as células. As células crescem por vários dias em laboratório antes de serem testadas para condições genéticas ou defeitos do tubo neural. Você deve ter resultados de teste completos em cerca de duas semanas.

Quanto tempo demora uma amniocentese?

Um procedimento de amniocentese pode levar cerca de 30 minutos do início ao fim. Mas o processo de amostragem real (quando a agulha está dentro do útero) leva apenas um ou dois minutos.

Quão dolorosa é a amniocentese?

Você pode ficar desconfortável ou sentir uma picada quando seu médico insere a agulha através de sua pele. Você também pode ter pequenas cólicas menstruais durante o procedimento. As cãibras podem durar algumas horas depois.

Qual a precisão de um teste de amniocentese?

A acurácia da amniocentese é de cerca de 99% na detecção de anormalidades. No entanto, não mede a gravidade da condição.
Em alguns casos, certos fatores (como não coletar líquido suficiente durante o teste) podem significar que o laboratório não pode analisar o líquido amniótico como esperado. Isso não é comum.

A amniocentese pode causar autismo?

Não, não há estudos que liguem o transtorno do espectro autista à amniocentese.

Quando receberei o resultado da amniocentese?

O tempo necessário para receber seus resultados dependerá de quais exames o laboratório precisa realizar no líquido amniótico. Você pode ouvir algumas informações do seu provedor assim que três ou quatro dias após o teste. Alguns resultados de teste podem levar duas semanas ou mais. O aconselhamento genético pode estar disponível para ajudá-lo a entender o que os resultados significam para sua gravidez e quais suas opções estão avançando.

O que significam os resultados de um teste de amniocentese?

Se a amniocentese mostrar que o feto tem uma condição de saúde específica, seu médico pode encaminhá-lo a um neonatologista. Lembre-se, a amniocentese não diz a gravidade da condição, apenas que uma condição está presente. Com base no diagnóstico, um neonatologista pode discutir tratamentos específicos, cirurgias ou medicamentos. Você pode querer discutir que tipo de cuidados seu bebê precisa durante os primeiros dias, meses ou anos de sua vida.

Posso retomar minhas atividades habituais após um teste de amniocentese?

Depois de um teste de amniocentese, você deve ir para casa e relaxar pelo resto do dia. Você pode tomar paracetamol para desconforto. Evite qualquer atividade que exija muito esforço físico, como exercícios ou sexo. Você deve se sentir pronto para voltar à sua rotina um ou dois dias após o procedimento.

Quando devo ligar para o meu médico?

Após uma amniocentese, ligue para o seu médico se você desenvolver:

  • Febre.
  • Sangramento vaginal.
  • Corrimento vaginal ou vazamento de líquido.
  • Dor abdominal moderada a intensa (qualquer coisa pior do que cólicas leves).
  • Inchaço ou vermelhidão onde o seu provedor inseriu a agulha.

A amniocentese vale o risco?

Só você pode determinar se a amniocentese vale o risco. Como a maioria dos procedimentos médicos, há uma pequena chance de complicações. Seu risco de complicações depende de vários fatores. Converse com seu médico sobre o risco que a amniocentese representa para sua gravidez.

Ter amniocentese pode ajudá-lo a:

  • Determine o melhor tratamento para o seu filho o mais cedo possível.
  • Comece a planejar uma criança com necessidades especiais.
  • Prepare-se para quaisquer mudanças ou modificações de estilo de vida em sua casa.
  • Identificar grupos e recursos de apoio.

Algumas pessoas decidem contra a amniocentese porque os resultados do teste não têm influência em sua decisão sobre a gravidez, ou não querem correr riscos em prejudicar o feto.

Qual o custo de um exame de amniocentese?

O custo da amniocentese varia e depende se você tem ou não seguro de saúde. Converse com sua seguradora antes do teste para se certificar de que você entende os custos do próprio bolso e o que eles estão dispostos a cobrir. Se você não tem seguro ou seu plano não cobre amniocentese, você mesmo terá que pagar por isso.

Qual a diferença entre amniocentese e biópsia de vilosidades coriônicas?

A biópsia de vilosidades coriônicas (CVS) é outro teste para diagnosticar condições genéticas durante a gravidez. O teste CVS coleta uma pequena amostra de células da placenta (o órgão que fornece alimento e oxigênio ao feto). A CVS é realizada no início da gravidez, com 10 a 13 semanas. A amniocentese acontece após 15 semanas. Além disso, a amniocentese pode testar defeitos do tubo neural, mas a CVS não pode detectar essas condições.

Existe um exame menos invasivo disponível?

O teste de DNA fetal livre de células (usando o sangue da pessoa grávida) pode detectar algumas anormalidades cromossômicas, como a síndrome de Down. No entanto, condições genéticas como a fibrose cística não podem ser diagnosticadas através deste exame de sangue. A amniocentese ainda é o padrão-ouro para o diagnóstico de doenças cromossômicas e genéticas.

Procure um especialista

Os profissionais de saúde realizam testes de amniocentese por diferentes motivos. Os provedores geralmente recomendam a amniocentese quando acreditam que os benefícios potenciais do teste superam os pequenos, mas reais riscos para você e seu bebê. Este teste pode fornecer informações valiosas sobre a saúde fetal. Mas você pode tomar a decisão final sobre se fazer um teste de amniocentese é certo para você. Não tenha medo de falar com seu médico sobre suas preocupações. Não há resposta errada.