A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é um tipo de terapia comportamental baseada em pesquisa para pessoas com autismo e outros transtornos do desenvolvimento. Seu objetivo é ver um aumento nos comportamentos positivos e uma diminuição nos comportamentos negativos. As crianças também podem aprender novas habilidades e melhorar suas interações sociais. Muitos estudos comprovaram a eficácia da ABA.
O que é Análise do Comportamento Aplicada?
Seu filho tem dificuldade para interagir com outras pessoas? Tem dificuldade em fazer contato visual? Problemas com o desenvolvimento da linguagem? Envolver-se em episódios longos ou intensos de choro ou birras? Se você é pai de uma criança com autismo, sabe muito bem o quanto esses comportamentos podem afetar sua vida. Você pode considerar a análise do comportamento aplicada (ABA).
A análise aplicada do comportamento, ou terapia ABA, é um tipo de terapia comportamental para pessoas com autismo e outros transtornos do desenvolvimento. Baseia-se na ideia de que, se você recompensar certos comportamentos, as crianças repetirão esses comportamentos. Em outras palavras, quando você reforça comportamentos específicos, esses comportamentos vão aumentar. Quando você não reforça certos comportamentos, esses comportamentos diminuem e podem acabar desaparecendo completamente. ABA pode ajudar pessoas com autismo:
- Melhorar as interações sociais.
- Aprenda novas habilidades.
- Aumentar comportamentos positivos.
- Diminuir o comportamento desafiador.
Estudos mostram que a ABA afeta significativamente a socialização, a comunicação e a linguagem expressiva. Alguns estudos mostraram que, quando a terapia ABA foi usada por mais de 20 horas por semana durante os primeiros anos de vida (antes dos 4 anos de idade), produziu grandes ganhos no desenvolvimento e até reduziu a necessidade de serviços especiais mais tarde na vida.
O que acontece durante a terapia ABA?
Quando seu filho iniciar a terapia ABA, ele se reunirá com um Analista Comportamental Certificado pelo Conselho (BCBA) que avaliará as necessidades e o nível de habilidade do seu filho. Depois de conhecer seu filho e entender suas habilidades, ele criará um plano de tratamento individual com metas de intervenção específicas em mente.
O terapeuta ABA do seu filho usará uma variedade de técnicas, dependendo das necessidades do seu filho e do comportamento que ele deseja atingir.
Metodologias ABA
Os BCBAs podem usar várias técnicas ao implementar o ABA. Estratégias comuns incluem prompting, reforço e aumento da comunicação funcional.
Treinamento de Teste Discreto (TDT)
O Treinamento de Avaliação Discreta (TDT) é frequentemente usado incorretamente de forma intercambiável com a ABA. Embora a TDT seja um método de ensino, a TDT e a ABA não são a mesma coisa. Os primeiros programas ABA muitas vezes utilizavam TDT sozinho para ensinar. Mas o método usado pela primeira vez pelo Dr. O. Ivar Lovaas na década de 1960 evoluiu ao longo do tempo.
Com a TDT, um profissional de saúde conduz o seu filho individualmente através de uma série de tarefas de uma forma altamente estruturada, o que pode ser eficaz para alguns alunos.
No passado, os provedores usavam punição por comportamentos incorretos. Este já não é um método aceitável na terapia com TDT.
Tratamento de resposta pivotal (PRT)
O Tratamento de Resposta Pivotal (PRT) é muito menos estruturado do que a TDT. A terapia se concentra em brincadeiras e outras atividades que são uma parte normal da vida do seu filho. O PRT usa os interesses e a atenção do seu filho para orientar o seu aprendizado.
Com o PRT, um terapeuta segue o exemplo do seu filho. Eles não iniciam uma atividade até que seu filho se envolva com algo. Por exemplo, digamos que seu terapeuta queira ensinar suas letras ao seu filho. Eles colocaram um conjunto de blocos com letras. Eles podem introduzir a ideia, mas deixarão seu filho guiar-se até os blocos.
O PRT também usa formas naturais de reforço relacionadas ao comportamento do alvo em vez de recompensas como doces. Por exemplo, se seu filho está trabalhando com a pilha de blocos, uma recompensa pode ser deixá-lo derrubar a pilha se é isso que eles querem fazer.
Modelo de início antecipado de Denver (ESDM)
O Early Start Denver Model (ESDM) usa atividades baseadas em brincadeiras, como o PRT, mas também usa formas mais tradicionais de ABA, como TDT, quando necessário.
Com o ESDM, há várias metas a serem alcançadas dentro de uma atividade. Por exemplo, um objetivo pode ser que seu filho aprenda a forma de um triângulo, então ele será solicitado a escolher uma peça de quebra-cabeça de triângulo. E, ao mesmo tempo, eles podem querer trabalhar habilidades motoras finas, então precisarão encaixar a peça do triângulo em um quebra-cabeça.
Quais são os benefícios potenciais da análise do comportamento aplicada?
A análise de comportamento aplicada tem muitos benefícios potenciais, incluindo:
- Uso generalizado: ABA pode ser usado para uma variedade de condições de saúde, incluindo autismo.
- Plano personalizado: O terapeuta do seu filho irá montar um plano adaptado às necessidades e habilidades do seu filho.
- Baseado em evidências: Muitos estudos têm mostrado resultados positivos.
- Estratégias que podem ser utilizadas em casa: A ABA pode ajudá-lo a ensinar e medir o progresso em casa.
Quais são os equívocos comuns sobre a análise aplicada do comportamento?
A análise do comportamento aplicada recebeu críticas no passado. Em sua forma mais antiga, a ABA usava a punição como um método de modificação comportamental se as crianças não aprendessem habilidades. Embora a punição não seja mais usada, muitas pessoas ainda se opõem à terapia por vários motivos, incluindo:
- “Normalização” forçada e mudança: Os opositores costumam afirmar que a ABA tenta “normalizar” o comportamento de crianças neurodivergentes e fazê-las agir como todos os outros. Na prática, o foco principal da ABA é abordar comportamentos socialmente significativos: aqueles que impactam a segurança e o aprendizado de seu filho.
- Em comparação com o treinamento de animais: Os métodos utilizados na ABA são, por vezes, utilizados no treinamento de animais. Como a ABA é baseada na ciência da aprendizagem e do comportamento, o reforço positivo e o estímulo são usados como ferramentas de ensino para abordar comportamentos socialmente significativos.
- Foca em problemas de comportamento: Enquanto a ABA visa reduzir comportamentos desafiadores, programas ABA eficazes o fazem ensinando alternativas funcionais e aumentando comportamentos positivos.
- ABA usa suborno para ensinar crianças: Como o reforço positivo é comum na ABA, aqueles que se opõem à ABA sugerem que as crianças são subornadas para “serem boas”. Com o reforço positivo, seu filho é apresentado com as expectativas com antecedência. Com o suborno, seu filho muitas vezes já está envolvido em um comportamento desafiador quando uma recompensa é oferecida.
Por quanto tempo meu filho precisará de terapia ABA?
A quantidade de tempo que seu filho passa na terapia ABA depende de muitos fatores. Cada criança é diferente. Uma vez que seu filho começa a trabalhar com um terapeuta, eles podem ajudá-lo a determinar quanto tempo seu filho pode precisar. O tipo de terapia, o quanto seu filho precisa de ajuda e a rapidez com que ele melhora são fatores que o terapeuta do seu filho irá considerar.
Procure um especialista
Se seu filho recebeu um diagnóstico de autismo, você pode se sentir sobrecarregado. Você quer fazer o que é melhor para eles, mas há uma variedade de opções de tratamento disponíveis – é difícil saber o que escolher. O profissional de saúde do seu filho é a melhor pessoa para conversar sobre suas opções, mas você pode querer considerar a análise de comportamento aplicada. Através da terapia ABA, seu filho trabalhará com um terapeuta para ajudar a modificar seu comportamento e potencialmente reduzir a necessidade de serviços especiais mais tarde na vida.