Um aneurisma de aorta abdominal (AAA) é uma protuberância na parte da aorta que atravessa a barriga. Geralmente não causa sintomas, mas algumas pessoas têm dor profunda na parte inferior das costas ou uma sensação pulsante na barriga. A idade avançada e o uso de tabaco são importantes fatores de risco. Você pode precisar de cirurgia se o aneurisma for grande e correr o risco de romper.

O que é um Aneurisma de Aorta Abdominal?

Um aneurisma da aorta abdominal (AAA) é um aumento ou protuberância na parte da aorta que se estende através da barriga ou abdômen (aorta abdominal). A protuberância se forma em uma área onde a parede da aorta ficou fraca. Normalmente, a parede da aorta é forte e flexível o suficiente para gerenciar a pressão constante do sangue que seu coração bombeia. Mas vários fatores como envelhecimento, uso de tabaco e certas condições médicas podem enfraquecer a parede da aorta. Quando a parede está fraca, ela não consegue lidar com as forças do fluxo sanguíneo tão bem quanto deveria.

Como resultado, a parte enfraquecida da parede da aorta se expande para fora e aumenta. Essa expansão, ou balonismo, continua a crescer ao longo do tempo. O seu médico irá diagnosticá-lo com um AAA se um segmento da sua aorta se expandir para pelo menos 50% do seu diâmetro normal. Para muitas pessoas, isso significa que a protuberância tem cerca de 3 centímetros (cm) de largura.

Quanto maior um aneurisma cresce, maior a probabilidade de ele estourar (ruptura) e causar hemorragia interna com risco de vida. AAAs maiores que 5,0 centímetros em pessoas designadas como fêmeas ao nascer (AFAB) e 5,5 centímetros em pessoas designadas como masculinas ao nascer (AMAB) estão particularmente em risco. Quanto maiores eles crescem, mais perigosos eles se tornam. Os AAAs geralmente não apresentam sintomas até que se rompam ou estejam próximos da ruptura. É por isso que é essencial saber se você tem fatores de risco para um AAA e trabalhar com um profissional de saúde para gerenciá-los.

Uma ruptura AAA é uma emergência médica. Ligue para o 911 ou para o número de emergência local se tiver dor súbita e intensa na barriga ou na parte inferior das costas. Os sintomas também podem incluir falta de ar, tonturas e náuseas.

Quão comuns são os aneurismas da aorta abdominal?

Aneurismas da aorta abdominal são uma condição comum.

  • Eles ocorrem em cerca de 1,4% dos adultos entre as idades de 50 e 84 anos nos EUA. São cerca de 1,1 milhão de pessoas.
  • Ocorrem entre 1% e 2% das pessoas designadas do sexo masculino ao nascer com 65 anos ou mais. A cada década adicional de vida, o risco de desenvolver um AAA dobra.
  • Eles são quatro vezes mais comuns em pessoas designadas do sexo masculino ao nascer do que em pessoas designadas do sexo feminino ao nascer.
  • Eles ocorrem em cerca de 1% das pessoas designadas do sexo feminino ao nascer 70 anos ou mais com uma história de tabagismo.

A pesquisa também mostrou:

  • Os aneurismas podem se formar em qualquer lugar ao longo da aorta, mas geralmente se formam na barriga. Os aneurismas da aorta abdominal representam cerca de 75% de todos os aneurismas da aorta.
  • AAAs são mais comuns entre pessoas brancas em comparação com pessoas negras e asiáticas.
  • Os AAAs afetam mais frequentemente pessoas atribuídas ao sexo masculino ao nascer. Mas quando eles se formam em pessoas designadas como fêmeas ao nascer, eles têm um risco maior de ruptura em tamanhos menores, bem como ocorrer em membros da família.

Os sintomas e causas

Quais são os sintomas de um aneurisma da aorta abdominal?

A maioria das pessoas com AAA não apresenta sintomas até que o aneurisma esteja perto de romper. Nesse ponto, você pode ter:

  • Dor constante e profunda na parte inferior das costas ou na barriga.
  • Dor na perna, virilha ou região pélvica.
  • Uma sensação pulsante em sua barriga que parece um batimento cardíaco.

Um AAA roto é uma emergência médica. Os sintomas começam de repente e podem incluir:

  • Dor intensa na barriga, lombar ou pernas.
  • Falta de ar.
  • Batimento cardíaco acelerado.
  • Pressão arterial baixa.
  • Tonturas ou desmaios.
  • Náuseas ou vômitos.
  • Pele macia e suada.

Ligue para o 911 ou para o número de emergência local se tiver sintomas de ruptura de aneurisma.

O que causa um aneurisma da aorta abdominal?

Uma fraqueza subjacente na parede da aorta faz com que um AAA se forme. Muitos fatores ambientais e hereditários se unem para causar essa fraqueza. No geral, a razão exata pela qual eles se formam não é compreendida.

Por exemplo, o uso do tabaco faz com que a parede da aorta perca proteínas que fornecem sua estrutura. Isso reduz sua força. A parede da aorta também pode ficar mais fraca devido ao acúmulo de placas (aterosclerose). A formação e o crescimento da placa ao longo do tempo podem causar inflamação e morte celular nas camadas da parede da artéria. À medida que os blocos de construção da parede da aorta se rompem, sua aorta fica mais fraca e mais vulnerável à expansão anormal.

Quais são os fatores de risco para aneurismas da aorta abdominal?

Estes fatores de risco desempenham o maior papel na determinação de quem desenvolve um AAA:

  • História de tabagismo. Os pesquisadores definem isso como fumar pelo menos 100 cigarros durante a vida. Seu risco exato varia de acordo com o uso (quanto mais você usou tabaco, maior seu risco).
  • Idade avançada. Você enfrenta um risco maior de um AAA à medida que envelhece (mais de 50 anos para pessoas designadas do sexo masculino no nascimento, e mais de 65 anos para pessoas designadas do sexo feminino no nascimento).
  • Sexo ao nascer. Pessoas designadas do sexo masculino ao nascer são mais propensas a desenvolver um AAA.
  • História familiar de AAA. A história familiar desempenha um papel importante no desenvolvimento de AAAs. Cerca de 10% a 20% das pessoas que têm um parente de primeiro grau com um AAA também desenvolvem um. Isso significa que você enfrenta um risco maior se seu pai biológico, filho ou irmão teve um AAA em algum momento de sua vida. A associação é especialmente forte entre os irmãos AMAB.

Outros fatores de risco que podem desempenhar um papel incluem:

  • Pressão alta.
  • Ter alguma forma de doença cardiovascular aterosclerótica (DCVA). Isso inclui a doença arterial coronariana (DAC) e a doença arterial periférica (DAP).
  • Ter uma doença hereditária do tecido conjuntivo vascular.

Quais são as complicações do AAA?

A complicação mais comum é a ruptura do aneurisma, que causa de 150.000 a 200.000 mortes por ano em todo o mundo. A ruptura do AAA leva a hemorragia interna potencialmente fatal. Seu risco aumenta quanto maior um aneurisma cresce.

Diagnóstico e Exames

Como é diagnosticado um aneurisma de aorta abdominal?

Como os AAAs geralmente não causam sintomas, os profissionais de saúde geralmente diagnosticam AAAs não rotos por meio de exames solicitados para outras condições de saúde. Se o seu provedor suspeitar que você tem um AAA devido a resultados de teste ou outros motivos, eles podem executar:

Rastreamento de aneurismas da aorta abdominal

Os profissionais de saúde recomendam um exame de ultrassom para pessoas em risco de AAA. Este exame de imagem é simples e indolor e mostra se você tem um AAA. Se você fizer isso, seu médico recomendará ultrassonografias adicionais em intervalos regulares (geralmente a cada seis a 12 meses) para monitorar o aneurisma. Se ele crescer muito ou você tiver outros fatores de risco para ruptura do aneurisma, seu médico recomendará a cirurgia.

Controlo da doença e tratamento

Qual é o tratamento para um aneurisma de aorta abdominal?

O tratamento depende do tamanho do aneurisma, que é o principal fator que determina seu risco de ruptura. Aneurismas pequenos podem não precisar de tratamento imediatamente. Em vez disso, seu provedor monitorará o aneurisma por meio de exames regulares de ultrassom ou tomografia computadorizada (TC). Essa abordagem é chamada de vigilância. Aneurismas maiores podem precisar de cirurgia.

Vigilância de AAAs

A vigilância é tipicamente apropriada quando o AAA tem um diâmetro inferior a 5,5 centímetros (em pessoas designadas do sexo masculino ao nascer) ou inferior a 5,0 centímetros (em pessoas designadas como do sexo feminino ao nascer). O aneurisma também não deve estar causando sintomas.

Você terá uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada em intervalos regulares, dependendo do tamanho do aneurisma. Aneurismas maiores precisam de exames de imagem com mais frequência. Se você estiver perto do limite de tratamento, você pode obter tomografias computadorizadas e não ultrassonografias. Certifique-se de seguir as instruções do seu provedor sobre quando você precisa de seus exames de imagem. Seu provedor também lhe dirá:

  • Que mudanças de estilo de vida você deve fazer. Estes incluem evitar todo o uso de tabaco, comer uma dieta saudável para o coração e fazer exercícios.
  • Quais medicamentos você precisa tomar para controlar condições como pressão alta ou colesterol alto.

Mudanças no estilo de vida e medicamentos não vão diminuir o aneurisma (atualmente não há tratamento que possa fazer isso). Mas essas medidas podem ajudar a retardar o crescimento do aneurisma e diminuir o risco de outros problemas cardiovasculares. Os pesquisadores continuam a explorar medicamentos e outros tratamentos que podem limitar ou parar o crescimento de pequenos AAAs.

Cirurgia para AAAs

Você pode precisar de cirurgia para o seu AAA se:

  • O aneurisma tem um diâmetro de pelo menos 5,5 centímetros (em pessoas AMAB) ou 5,0 centímetros (em pessoas AFAB). Alguns centros de excelência podem aconselhar cirurgias eletivas em diâmetros menores, dependendo de sua saúde geral, perfil de risco e outros fatores.
  • O aneurisma está causando sintomas, não importa seu tamanho.
  • O aneurisma rompeu-se. Neste caso, você precisa de cirurgia imediata para salvar sua vida.

A cirurgia reduz o risco de ruptura do aneurisma, substituindo a aorta ou revestindo a aorta por dentro com um novo enxerto. Existem dois métodos cirúrgicos disponíveis para fazer isso:

  • Cirurgia tradicional de correção aberta de aneurisma.
  • Correção endovascular de aneurisma (EVAR).

Cirurgiões e pacientes geralmente preferem o EVAR para cirurgia eletiva porque oferece uma recuperação mais fácil e uma melhor taxa de sobrevida em curto prazo. Quando a anatomia é apropriada, um EVAR pode fornecer um reparo duradouro. Mas você precisará de avaliação com ultrassom ou tomografia computadorizada do reparo anualmente. Certos fatores (como sua idade ou anatomia) podem tornar a cirurgia aberta uma opção mais segura. Cada método tem benefícios e riscos. Seu provedor discutirá isso com você e, juntos, vocês podem chegar a uma decisão.

Aneurismas rompidos precisam de cirurgia imediata para lhe dar uma chance de sobrevivência.

Prevenção

Posso prevenir um aneurisma da aorta abdominal?

Não temos maneiras conhecidas de prevenir o desenvolvimento de um AAA. Fale com o seu médico se o seu pai biológico, irmão ou filho tiver um AAA. Eles podem recomendar um rastreamento ultrassonográfico para verificar se há sinais de formação de aneurisma.

Se você tem ou não uma história familiar de AAA, você pode tomar medidas para reduzir outros fatores de risco e apoiar sua saúde cardiovascular geral. Converse com seu provedor sobre maneiras de:

  • Parar de fumar ou outro uso de tabaco.
  • Desenvolva um plano de exercícios que seja saudável para você.
  • Siga uma dieta saudável para o coração.
  • Gerencie sua pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue.
  • Limite bebidas que contenham álcool.

O que posso esperar se eu tiver essa condição?

Sua perspectiva depende de muitos fatores, incluindo o tamanho do aneurisma, quando você recebe tratamento e sua saúde geral. Seu médico é a melhor pessoa para perguntar sobre o que você pode esperar daqui para frente. Eles conhecem melhor você e seu histórico médico único.

Vivendo com Aneurisma de Aorta Abdominal

Como me cuido?

Se você tem um AAA, é importante seguir as orientações do seu provedor para cuidar de si mesmo. Eles adaptarão os conselhos às suas necessidades. Em geral, aqui vão algumas dicas:

  • Vá a todas as suas consultas médicas e acompanhamentos.
  • Faça mudanças no estilo de vida para apoiar sua saúde. Comece pequeno e dê a si mesmo metas razoáveis.
  • Tome seus medicamentos exatamente como seu médico os prescreve.
  • Pergunte ao seu médico se você precisa de antibióticos antes de certos procedimentos odontológicos ou médicos. Isso é necessário para algumas pessoas após a cirurgia de reparo do aneurisma para prevenir infecções.

Quando devo consultar o meu médico?

Ligue para o seu provedor se tiver:

  • Sintomas novos ou em mudança.
  • Efeitos colaterais de medicamentos.
  • Dúvidas ou preocupações sobre sua condição ou seu plano de tratamento.

Seu provedor lhe dirá com que frequência você precisa vir para compromissos. Você pode precisar de exames de imagem em intervalos regulares para verificar:

  • Se um AAA está crescendo ou em risco de ruptura.
  • Se houver complicações do EVAR, como endoleak, ou sinais de uma possível re-ruptura.

Certifique-se de ir a todas as suas consultas para que seu provedor possa ficar de olho em sua condição e ajudá-lo a se manter saudável.

Quando devo ir ao pronto-socorro?

Ligue para o 911 ou para o seu número de emergência local se tiver sinais de ruptura de AAA, incluindo dor súbita e intensa na barriga ou na parte inferior das costas.

Que perguntas devo fazer ao meu provedor?

Você pode perguntar ao seu provedor:

  • Estou em risco de ter um AAA?
  • Preciso de uma triagem para um AAA?
  • Que mudanças de estilo de vida devo fazer para diminuir meu risco?

Se o seu provedor diagnosticou você com um AAA, você pode saber mais perguntando:

  • Qual o tamanho do aneurisma?
  • Você recomenda vigilância ou cirurgia?
  • Qual tipo de cirurgia é melhor para mim?
  • Quais os benefícios e riscos da cirurgia?
  • Quanto tempo demora a recuperação?
  • Quais acompanhamentos vou precisar após a cirurgia?
  • Algum membro da minha família deve fazer exames AAA?

Procure um especialista

Saber que você tem um aneurisma de aorta abdominal pode fazer você se sentir estressado e preocupado com o futuro. A boa notícia é que seu médico sabe que esse aneurisma existe. Simplesmente saber que está lá é o primeiro passo para mantê-lo saudável.

Seu provedor irá monitorar sua condição e recomendar o tratamento quando necessário. Eles também lhe dirão o que você pode fazer em sua vida diária para ajudar a evitar que o aneurisma cresça ou se rompa.