Um apêndice testicular é um pedaço de tecido normal, mas inútil nos testículos (testículo). Está presente em cerca de 80% das pessoas designadas masculinas ao nascer. O tecido é remanescente de um ducto que faz parte do desenvolvimento de um embrião. Um apêndice testicular pode ficar torcido, geralmente na infância, causando dor aguda. O tratamento geralmente inclui repouso, gelo e medicação para dor.

O que é o Apêndice Testicular?

O apêndice testicular é um pequeno pedaço de tecido normal ligado à porção superior dos testículos (testículo).

As pessoas designadas masculinas ao nascer (DMAB) têm um par de testículos atrás do pênis. Os dois órgãos ovais produzem hormônios masculinos e espermatozoides para a reprodução. Um apêndice testicular pode estar presente em um testículo ou em ambos.

Como um embrião cresce em um feto e, em seguida, um bebê, ele tem um ducto Mülleriano. Em uma pessoa designada fêmea ao nascer (DFAB), esse ducto se desenvolve em seu trato reprodutivo feminino. Em uma pessoa DMAB, o ducto não se desenvolve. O apêndice testicular é um remanescente do ducto de Müller, o que significa que é uma parte remanescente de algo que existia anteriormente.
O apêndice testicular também é chamado de apêndice testicular ou hidático de Morgagni.

O apêndice testicular é normal?

Um apêndice testicular é normal e comum. Estima-se que esteja presente em cerca de 80% das pessoas designadas masculinas ao nascer.

O testículo do apêndice é doloroso?

Um apêndice testicular não tem finalidade ou função, e geralmente não é problemático. Mas pode ficar torcida e causar dor.

Função

Para que serve um apêndice testicular?

O apêndice testicular, também conhecido como apêndice do testículo, é uma pequena estrutura presente em muitos homens. Este tecido é um remanescente embrionário, especificamente uma vestígio do ducto de Müller, que é uma estrutura do desenvolvimento embrionário. Embora seja uma parte normal da anatomia masculina, ele não tem uma função biológica ativa nos homens adultos.

Aqui estão alguns pontos importantes sobre o apêndice testicular:

Função

  • Sem função ativa: O apêndice testicular não desempenha nenhuma função biológica ativa nos homens. Ele é simplesmente um remanescente do desenvolvimento embrionário.

Desenvolvimento

  • Remanescente embrionário: Durante o desenvolvimento fetal, os ductos de Müller têm um papel crucial no desenvolvimento do sistema reprodutor feminino. Nos homens, esses ductos regridem e deixam pequenos remanescentes, como o apêndice testicular.

Um apêndice testicular pode ser removido?

Um apêndice testicular pode ser removido cirurgicamente. Mas geralmente não há necessidade de cirurgia, mesmo quando o tecido fica torcido.
No entanto, se você estiver fazendo uma cirurgia na mesma área por outro motivo, seu cirurgião pode remover o apêndice testicular. Isso evitará qualquer possibilidade de torção no futuro.

Anatomia

Qual o tamanho de um apêndice testicular?

Um apêndice testicular é pequeno. Pode variar de 1 a 7 milímetros de comprimento.

Você consegue ver um apêndice testicular?

Um apêndice testicular se parece com um pequeno leque ou pequena gota de tecido. Mas está sob sua pele nos testículos reais, então você não pode vê-lo.
Se um apêndice do testículo ficar torcido e não receber sangue suficiente, ele pode ficar azul. Esse ponto azul às vezes pode ser visto através de sua pele.

Um apêndice testicular é difícil?

Um apêndice testicular é um pedaço de tecido humano normal, por isso geralmente não é difícil. Mas se ficar torcido, pode se tornar um caroço duro e doloroso.

Você consegue sentir um apêndice testicular?

A maioria das pessoas não consegue sentir um apêndice testicular, a menos que ele fique torcido e cause dor.

Qual a diferença entre apêndice testicular e apêndice epididimal?

Tanto o apêndice testicular quanto o apêndice epidídimo são globs de tecido que podem ser encontrados no testículo. O apêndice epidídimo é um remanescente de um ducto diferente e é encontrado atrás do testículo. Ocorre com menos frequência do que o apêndice testicular em cerca de 30% das pessoas com testículos.

Nenhum dos dois tem qualquer função, mas ambos podem torcer e causar dor.

O que é torção do apêndice testicular?

O único problema potencial com a hidática de Morgagni é a torção (torção). É uma causa comum de dor testicular, especialmente entre os 7 e 12 anos.
A torção do apêndice testicular pode causar:

  • Dor aguda (aguda) em um testículo.
  • Um ponto azul visível no escroto, devido à perda de sangue para o pedaço de tecido.
  • Vermelhidão.
  • Inchaço do escroto.

Um profissional de saúde pode diagnosticar a torção do apêndice testicular com um exame clínico e um ultrassom.

Qual a diferença entre torção testicular e torção do apêndice testicular?

A torção testicular ocorre no próprio testículo (não no apêndice testicular). O cordão espermático, que fornece fluxo sanguíneo para o testículo, fica torcido e pode cortar o fornecimento de sangue para o testículo. A torção testicular é uma emergência médica que deve ser tratada para evitar a amputação do testículo.

Como cuidar de um apêndice testicular torcido?

Se você ou seu filho for diagnosticado com torção do apêndice testicular, o tratamento envolverá:

  • Repouso no leito.
  • Gelo.
  • Anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) para inchaço e dor ou analgésicos para dor.
  • Elevação escrotal (posicionamento para tirar pressão e peso do escroto e testículos).

O inchaço e a dor geralmente desaparecem em cerca de uma semana.
Um profissional de saúde pode recomendar a cirurgia para explorar o escroto, mas isso é raro. Eles podem considerar a exploração escrotal se o diagnóstico não for claro ou se a dor for:

  • Grave.
  • Longa duração.
  • Repetitivo.
  • Não aliviado por gelo, repouso e medicação.

Procure um especialista

Um apêndice testicular é um pedaço normal de tecido no testículo e está presente na maioria das pessoas designadas masculinas ao nascer. A torção do apêndice testicular (torção) é comum entre as idades de 7 a 12 anos. Causa dor aguda que geralmente desaparece com repouso, gelo e medicação para dor.