A artéria basilar é a principal artéria responsável por fornecer sangue rico em oxigênio para a parte posterior do cérebro, incluindo o tronco cerebral, cerebelo e lobos occipitais. Qualquer interrupção no fluxo sanguíneo nesta região é uma emergência médica e requer atenção imediata.
O que é a artéria basilar?
A artéria basilar é um vaso sanguíneo na parte de trás do cérebro. Ele fornece sangue rico em oxigênio para partes do cérebro e sistema nervoso central.
A basilar é a principal artéria que leva o sangue para a parte posterior do cérebro. Forma-se onde os vasos sanguíneos que se estendem através da medula espinhal (artérias vertebrais) se unem. A artéria basilar e todos os seus ramos são chamados de sistema vertebrobasilar.
Função
O que faz a artéria basilar?
A principal função da artéria basilar é transportar sangue rico em oxigênio para o tronco cerebral, que regula funções vitais como frequência cardíaca, sono e respiração, para o cerebelo, que controla movimentos voluntários e equilíbrio, e para os lobos occipitais, que processam a visão.
- Tronco cerebral, que regula funções como frequência cardíaca, sono e respiração.
- Cerebelo, que controla funções voluntárias como movimentos, fala e equilíbrio.
- Lobos occipitais, que ajudam o cérebro a processar o que você vê.
Anatomia
Onde se localiza a artéria basilar?
A artéria basilar está na frente do tronco encefálico. Seu tronco cerebral é a porção semelhante a um pedúnculo do seu cérebro que conecta seu cérebro e a medula espinhal.
O que são os ramos basilares?
A artéria basilar está localizada na frente do tronco encefálico e possui vários ramos que conectam diferentes partes do cérebro:
- As artérias cerebelares conectam a artéria basilar ao cerebelo.
- As artérias pontinas conectam a artéria basilar à ponte, um grupo de nervos no tronco cerebral que leva mensagens para diferentes partes do cérebro.
- As artérias cerebrais posteriores conectam a artéria basilar aos lobos occipitais e aos lobos temporais, que ajudam a processar imagens e sons.
Quais são as condições e distúrbios comuns que afetam a artéria basilar?
Várias condições podem interromper o fluxo sanguíneo na artéria basilar, incluindo:
- Aneurisma: Uma protuberância em um vaso sanguíneo em seu cérebro, que pode levar a sangramento com risco de vida se se romper.
- Malformação arteriovenosa (MAV): Um emaranhado irregular de vasos sanguíneos que interrompe o fluxo sanguíneo, ocorrendo principalmente no cérebro ou na medula espinhal.
- Aterosclerose intracraniana: Quando uma substância gordurosa chamada placa se acumula nas artérias do cérebro, levando a artérias estreitadas ou bloqueadas.
- AVC: Interrupção fatal no fluxo sanguíneo para o cérebro, muitas vezes causada por um bloqueio, coágulo sanguíneo ou aneurisma rompido.
- Trombo: Um aglomerado irregular de sangue (coágulo de sangue) que se forma em veias ou artérias.
- Ataque isquêmico transitório (AIT): Um bloqueio temporário no fluxo sanguíneo para o cérebro que causa sistemas semelhantes a AVC, mas não causa danos permanentes.
- Insuficiência vertebrobasilar: Redução ou interrupção do fluxo sanguíneo na parte de trás do cérebro, aumentando o risco de um AIT ou acidente vascular cerebral.
Quais são os sinais ou sintomas comuns de problemas com a artéria basilar?
Qualquer interrupção do fluxo sanguíneo em seu cérebro é uma emergência. As células cerebrais podem morrer rapidamente sem oxigênio e outros nutrientes, levando a danos cerebrais a longo prazo.
Ligue para o 190 se sentir quaisquer sintomas de interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro, incluindo:
- Problemas de equilíbrio ou perda súbita de coordenação.
- Confusão ou desorientação.
- Dificuldade em compreender os outros.
- Perda de visão nova ou súbita.
- Dormência ou fraqueza em um braço, perna ou um lado do rosto.
- Fortes dores de cabeça.
Você também pode sentir náuseas ou vômitos, que normalmente são acompanhados por um ou mais sinais adicionais de fluxo sanguíneo interrompido para o cérebro.
Que mudanças simples no estilo de vida mantêm as artérias cerebrais saudáveis?
Você pode manter seu cérebro e artéria basilar saudáveis fazendo mudanças no estilo de vida, como:
- Alcançar e manter um peso corporal saudável para a sua idade, sexo e tipo de corpo.
- Com o objetivo de manter seu colesterol total abaixo de 240 mg/dL, embora seu médico possa recomendar um alvo mais baixo com base em seus fatores de risco pessoais.
- Controlar a pressão arterial, mantendo-a abaixo de 140/90 mmHg.
- Exercitar-se regularmente, incorporando tanto o treinamento de força quanto o exercício aeróbico.
- Gerenciar quaisquer condições de saúde, como diabetes ou doença cardíaca, seguindo o plano de tratamento do seu médico e tomando todos os medicamentos conforme prescrito.
- Parar de fumar ou usar produtos de tabaco.
Procure um especialista
A artéria basilar é a principal artéria que fornece sangue para a porção posterior do cérebro. Ele transporta sangue rico em oxigênio para o tronco cerebral, cerebelo e lobos occipitais. Várias condições, como coágulos sanguíneos ou aneurismas, podem interromper o fluxo sanguíneo no cérebro. Se você sentir qualquer sintoma dessas condições, ligue para 911 ou vá ao pronto-socorro mais próximo imediatamente.