A artéria braquiocefálica (tronco) é o primeiro ramo do arco aórtico. Também é conhecida como artéria inominada. Ele transporta sangue oxigenado para o lado superior direito do seu corpo. Seus dois ramos terminais são a artéria carótida direita (que envia sangue para o cérebro) e a artéria subclávia direita (que envia sangue para o braço direito).
O que é a artéria braquiocefálica?
A artéria braquiocefálica é um vaso sanguíneo que se ramifica da aorta na parte superior do tórax. É o primeiro ramo do seu arco aórtico, que é a parte superior curva da sua aorta que se assemelha ao cabo arredondado de uma bengala. Sua artéria braquiocefálica ajuda a fornecer sangue para o lado superior direito do corpo.
Outros nomes para a sua artéria braquiocefálica incluem:
- Tronco braquiocefálico (porque é o tronco, ou base, de dois ramos principais da artéria).
- Artéria inominada.
A artéria braquiocefálica faz parte do sistema circulatório do corpo, que mantém o sangue em movimento por todo o corpo.
Função
O que faz a artéria braquiocefálica?
A artéria braquiocefálica ajuda o sangue rico em oxigénio a chegar aos órgãos e tecidos da parte superior do corpo. É responsável por transportar o sangue da aorta para a artéria subclávia direita e para a artéria carótida comum direita. Este sangue fornece oxigénio e nutrientes para o braço direito e para o lado direito do cérebro, face e pescoço.
A artéria braquiocefálica é oxigenada ou desoxigenada?
Sua artéria braquiocefálica transporta sangue oxigenado (rico em oxigênio). Seu coração bombeia sangue rico em oxigênio para a aorta. A partir daí, esse sangue viaja para os muitos ramos da aorta (incluindo a artéria braquiocefálica) para nutrir seu corpo.
Anatomia
Onde se localiza a artéria braquiocefálica?
Sua artéria braquiocefálica (tronco) está localizada no lado superior direito do peito, acima do coração e abaixo do pescoço. Está na parte do peito conhecida como mediastino. Este é um espaço importante que mantém seu coração e muitas outras estruturas, incluindo partes dos principais vasos sanguíneos.
A artéria braquiocefálica é o primeiro ramo do arco aórtico. “Primeiro” significa que é o ramo do arco aórtico que está mais próximo do seu coração. No entanto, a artéria braquiocefálica não é o primeiro ramo da aorta em geral. Isso porque antes do arco aórtico está a aorta ascendente, ou a parte da aorta que se curva para cima a partir do coração. Suas artérias coronárias se ramificam da aorta ascendente e fornecem sangue para o músculo cardíaco. Assim, suas artérias coronárias são os primeiros ramos de sua aorta.
Sua artéria braquiocefálica não é um dos grandes vasos do seu coração e não se conecta diretamente com uma câmara do seu coração. Em vez disso, é um ramo de sua aorta.
Quais são os dois principais ramos da artéria braquiocefálica?
À medida que viaja para cima, longe do coração, a artéria braquiocefálica divide-se (bifurca-se) em dois ramos:
- Artéria subclávia direita. Esta artéria fornece sangue para o braço direito. Também dá origem a ramos que fornecem sangue para partes da cabeça, pescoço e peito.
- Artéria carótida comum direita. Esta artéria fornece sangue para o cérebro e outras estruturas na cabeça, face e pescoço.
Estes são chamados de ramos terminais porque sua artéria braquiocefálica termina neste ponto. A localização desta divisão (bifurcação) é próxima a um marco anatômico chamado articulação esternoclavicular direita. Este é o ponto do lado direito do corpo onde a clavícula (clavícula) e o esterno (esterno) se unem.
Qual o tamanho da artéria braquiocefálica?
Sua artéria braquiocefálica (tronco) geralmente tem 4 a 5 centímetros de comprimento. Seu diâmetro varia de 10,5 milímetros a 13,7 milímetros.
Do que é feito?
Como suas outras artérias, sua artéria braquiocefálica tem paredes feitas de três camadas:
- Túnica íntima (interna). Esta é a camada mais interna. Tem um revestimento de células endoteliais que mantêm o sangue fluindo suavemente através de sua artéria.
- Túnica média. Esta é a camada intermediária. As células musculares lisas que compõem essa camada ajudam a artéria a alargar ou estreitar, conforme necessário para controlar o fluxo sanguíneo.
- Túnica adventícia (externa). Esta é a camada mais externa. Dá estrutura e suporte para a sua artéria. O colágeno e outros tecidos conjuntivos compõem essa camada.
Quais são as variações anatômicas da artéria braquiocefálica?
Como a artéria braquiocefálica se ramifica do arco aórtico, as variações do arco aórtico podem afetar sua anatomia. A variação mais comum do arco aórtico que afeta a artéria braquiocefálica é um padrão de ramificação biarterial.
Normalmente, três vasos sanguíneos se ramificam diretamente do arco aórtico. Estes são os seus:
- Artéria braquiocefálica (tronco).
- Artéria subclávia esquerda.
- Artéria carótida esquerda.
Com um padrão de ramificação de dois vasos, apenas duas artérias se ramificam do arco aórtico, em vez de três. Dois desses padrões incluem:
- Origem comum da artéria braquiocefálica e artéria carótida comum esquerda. Isso significa que as artérias braquiocefálica e carótida comum esquerda surgem do arco aórtico juntas, com um tronco único e compartilhado. Sua artéria subclávia esquerda surge separadamente como o segundo vaso (ramo).
- Origem da artéria carótida comum esquerda da artéria braquiocefálica. Isso significa que a artéria carótida comum esquerda ramifica a partir da artéria braquiocefálica, em vez de um tronco compartilhado que surge do arco aórtico. Normalmente, o ponto de ramificação é de cerca de 1 centímetro do seu arco aórtico. A artéria subclávia esquerda surge separadamente.
Existe uma artéria braquiocefálica direita e uma artéria braquiocefálica esquerda?
A maioria das pessoas tem apenas uma artéria braquiocefálica, e está no lado direito do peito. No entanto, algumas variações do arco aórtico podem envolver tanto uma artéria braquiocefálica esquerda quanto uma direita, ou apenas uma do lado esquerdo.
Quais condições comuns afetam a artéria braquiocefálica?
As condições que podem afetar a artéria braquiocefálica incluem:
- Fístula traqueoinominada (TIF). Uma TIF é uma conexão anormal entre a traqueia e a artéria inominada (braquiocefálica). É uma complicação com risco de vida de uma traqueostomia que leva a sangramento e requer cirurgia de emergência. Se você tem uma traqueostomia de longo prazo, seu médico pode solicitar tomografias computadorizadas (TC) para verificar o risco de uma TIF.
- Aterosclerose. A aterosclerose é o acúmulo de placas nas artérias que podem fazer com que elas se estreitam ao longo do tempo, limitando o fluxo sanguíneo para diferentes partes do corpo. Quando a aterosclerose afeta o fluxo sanguíneo para o cérebro (doença cerebrovascular), o acúmulo de placas nas artérias carótidas geralmente é o culpado. Raramente, porém, a placa pode estreitar a artéria braquiocefálica. Se assim for, você pode precisar de tratamento, como a colocação de stent para melhorar o fluxo sanguíneo.
- Aneurisma. Um aneurisma é uma fraqueza nas paredes da artéria que causa um balonamento, ou abaulamento, do vaso. Aneurismas na artéria braquiocefálica são raros. Eles são responsáveis por cerca de 3 em cada 100 aneurismas supra-aórticos (aneurismas que se formam nas artérias acima do arco aórtico).
Como posso manter minha artéria braquiocefálica saudável?
Há muito que você pode fazer para ajudar a manter todas as suas artérias saudáveis. As dicas incluem:
- Evite o uso de tabaco. Isso inclui fumar, vaporizar e tabaco sem fumaça.
- Coma uma dieta saudável para o coração, pobre em gordura saturada e sódio. A pesquisa mostra que a dieta mediterrânea apoia a saúde do seu coração e vasos sanguíneos.
- Exercite-se regularmente. Busque 30 minutos de exercício aeróbico pelo menos cinco dias por semana.
- Mantenha um peso saudável para você. Pergunte ao seu médico sobre qual deve ser o seu peso ideal e como você pode alcançá-lo.
- Limite o consumo de álcool. Isso significa não mais do que uma bebida por dia para mulheres e pessoas designadas femininas ao nascer (AFAB) ou duas bebidas por dia para homens e pessoas designadas como homens ao nascer (AMAB).
- Gerencie o estresse. Aprenda novas estratégias para ajudá-lo a relaxar.
- Tome seus medicamentos como seu médico os prescreve. Estes incluem medicamentos para controlar o colesterol e pressão arterial.
- Tente dormir o suficiente. Os adultos devem procurar sete a nove horas de sono por noite para apoiar a saúde do coração e a saúde geral.
- Visite o seu prestador de cuidados de saúde. Consulte seu médico todos os anos para fazer check-ups regulares e mantenha todos os seus compromissos de acompanhamento.
Procure um especialista
Aprender a anatomia de suas artérias – e outras partes do sistema circulatório – pode ser intimidante e emocionante. Se você está aprendendo mais devido a uma condição médica ou simplesmente por interesse, não hesite em entrar em contato com um profissional de saúde com perguntas. A anatomia é complexa e não é necessariamente a mesma no corpo de todas as pessoas. Assim, aproveitar o conhecimento do seu provedor pode preencher lacunas à medida que você lê e ajudá-lo a ver o panorama geral.