Babesiose é uma doença que você começa a partir da picada de um carrapato infectado com o parasita Babesia. Ela causa sintomas gripais e pode levar a doença grave. Você corre maior risco de doença com risco de vida se tiver um sistema imunológico enfraquecido ou não tiver um baço funcionando. Combinações de antiparasitários e antibióticos tratam a babesiose.
O que é babesiose?
Babesiose é uma doença que você obtém de muitas espécies (tipos) do parasita Babesia. Você pode obtê-lo através da picada de carrapatos infectados ou de um transplante de órgão.
A babesiose geralmente causa sintomas semelhantes aos da gripe. Mas a destruição dos glóbulos vermelhos pelo parasita pode levar a complicações fatais, especialmente se você tiver um sistema imunológico enfraquecido. Uma complicação comum é a anemia hemolítica, uma condição em que seus glóbulos vermelhos são destruídos mais rápido do que você pode fazer novos.
Onde se encontra a babesiose?
Você pode obter babesiose em lugares onde os parasitas Babesia e os carrapatos que os carregam são encontrados juntos. Essas áreas estão nos EUA, Europa e Ásia. Nos EUA, é encontrada principalmente no Alto Meio-Oeste e Nordeste, com alguns casos na Costa Oeste. É mais comum em sete estados:
- Connecticut.
- Massachusetts.
- Minesota.
- Nova Jérsei.
- Nova Iorque.
- Rhode island.
- Wisconsin.
Quão comum é a babesiose?
A babesiose é rara, com menos de 3.000 casos relatados nos EUA a cada ano. Mas é considerada uma doença infecciosa emergente, o que significa que o número de casos aumentou nos últimos anos.
Os sintomas e causas
Quais são os sintomas da babesiose?
Os sintomas da babesiose começam uma a quatro semanas após a exposição. Eles incluem:
- Febre alta.
- Cansaço (fadiga).
- Calafrio.
- Transpiração.
- Dor de cabeça.
- Dores musculares ou articulares.
- Perda de apetite.
- Tosse.
Cerca de 1 em cada 4 pessoas não tem sintomas de babesiose. Ao contrário de outras doenças transmitidas por carrapatos, geralmente não causa erupção cutânea.
Sintomas de babesiose grave
Babesiose grave pode causar sintomas adicionais, incluindo:
- Pele ou olhos amarelados (icterícia).
- Pele pálida (palidez).
- Xixi escuro (urina).
- Falta de ar (dispneia).
- Náuseas e vômitos.
- Dor abdominal.
- Rigidez de nuca.
- Mudanças repentinas de humor ou reações emocionais extremas (labilidade emocional ou PBA).
Babesiose pode causar perda de peso?
A perda de peso não é um sinal comum de babesiose. Mas se você não sente vontade de comer ou está se sentindo mal de estômago e vomitando, você pode perder peso.
O que causa a babesiose?
Vários tipos de parasitas Babesia causam babesiose. Babesia são protozoários, organismos unicelulares que são muito pequenos para serem vistos sem um microscópio. Eles entram em seu sangue através de uma picada de carrapato. Lá, eles infectam e destroem seus glóbulos vermelhos. Em casos leves, isso pode deixá-lo cansado. Em casos graves, como se você tem um sistema imunológico comprometido, a infecção pode causar complicações fatais.
B. microti é a causa mais comum de babesiose sintomática nos EUA. Outras espécies de Babesia que às vezes adoecem incluem B. duncani, B. divergens, B. venatorum e B. crassa.
Como se pega babesiose?
A babesiose se espalha de animais para humanos quando um carrapato morde um animal infectado – geralmente um pequeno roedor, como um camundongo – e depois morde você. O parasita infecta suas células sanguíneas e se reproduz lá.
Nos EUA, o carrapato-de-patas-pretas (Ixodes scapularis) é o portador mais comum do parasita causador da babesiose. Carrapatos de patas pretas carregam muitas outras doenças, incluindo a doença de Lyme e anaplasmose. É muitas vezes chamado de “carrapato de veado”, embora os cervos geralmente não carreguem babesiose. Na Europa, o carrapato da mamona (I. ricinus) transmite a Babesia.
Você também pode obter babesiose de uma transfusão de sangue. Isso acontece quando um doador de sangue é infectado sem saber.
Babesiose é contagiosa?
Não, a babesiose não é contagiosa de pessoa para pessoa. Raramente, Babesia é transmitida de uma pessoa grávida para o feto.
Quando é mais provável que você tenha babesiose?
A babesiose é mais comum na primavera e no verão. Isso ocorre porque carrapatos jovens (ninfas) saem na primavera e são mais propensos a espalhar Babesia do que carrapatos adultos.
As ninfas são pequenas (do tamanho de uma semente de papoula) e podem ser difíceis de ver. Eles crescem até se tornarem adultos durante o verão. Você ainda pode obter babesiose de um carrapato adulto, mas eles são mais fáceis de ver, e é mais provável que você os remova antes de mordê-los.
Quais são os fatores de risco para babesiose?
Embora qualquer pessoa possa ter babesiose, você corre maior risco de ficar gravemente doente se:
- Tem o sistema imunológico comprometido. HIV/AIDS, câncer, distúrbios do sistema imunológico e certos medicamentos podem enfraquecer seu sistema imunológico.
- Não tenha baço ou seu baço não funcione corretamente.
- Tem mais de 60 anos.
Quais são as complicações da babesiose?
Babesiose pode causar complicações fatais, especialmente se você tem um sistema imunológico enfraquecido. Eles incluem:
- Anemia hemolítica. Os parasitas podem destruir tantas células sanguíneas que seu corpo não consegue fabricar novas células rápidas o suficiente para substituí-las. Isso pode levar a problemas cardíacos e insuficiência cardíaca.
- Baço aumentado (esplenomegalia) ou fígado (hepatomegalia). A esplenomegalia pode levar à ruptura do baço.
- Acúmulo de líquido nos pulmões (edema pulmonar). Isso pode dificultar a respiração e levar a insuficiência cardíaca ou respiratória.
- Coagulação intravascular disseminada (CIVD). DIC é um problema com a forma como o seu sangue forma coágulos. Pode levar a sangramento incontrolável (hemorragia).
- Outros danos e falência de órgãos. Isso inclui lesão renal aguda (insuficiência renal) e insuficiência hepática.
Como é diagnosticada a babesiose?
Os exames de sangue diagnosticam babesiose. Seu médico lhe dará um exame físico e perguntará sobre seus sintomas e histórico de saúde. Informe-os se você esteve recentemente (nas últimas três semanas) em uma área onde poderia ter sido mordido por um carrapato, mesmo que não se lembre de ter sido mordido. Também é importante que eles saibam se você fez uma transfusão de sangue nos últimos seis meses.
Se o seu médico acha que você pode ter babesiose, eles vão pedir exames para procurar parasitas no sangue. Eles também descartam outras doenças que podem causar sintomas semelhantes.
Controlo da doença e tratamento
Como a babesiose é tratada?
Seu provedor pode tratar a babesiose com uma combinação de medicamentos. Estes incluem antiprotozoários, antibióticos e antimaláricos. Eles podem dá-los a você através de um IV em seu braço ou em forma de pílula ou líquido para você engolir.
Se você está muito doente, pode precisar de outros procedimentos, como uma transfusão de sangue, para melhorar.
Medicamentos usados para tratar a babesiose
Seu provedor pode tratá-lo com uma combinação destes medicamentos:
- Atovaquone.
- Azitromicina.
- Clindamicina.
- Quinino.
Procedimentos usados para tratar a babesiose
Se você estiver muito doente, seu médico pode usar outros procedimentos para tratá-lo:
- Transfusão de sangue. Se tiver muito poucos glóbulos vermelhos, o seu médico pode dar-lhe sangue de um dador para aumentar o número.
- Exsangüineotransfusão. Se tiver um elevado número de parasitas no sangue, o seu médico pode dar-lhe uma transfusão de exsanguineos. Este processo remove lentamente parte do seu sangue e substitui-o por sangue de dador.
- Ventilação mecânica. Se você não consegue respirar bem o suficiente por conta própria, seu provedor irá colocá-lo em um ventilador para ajudá-lo a respirar.
- Diálise. A diálise executa as funções dos rins se eles não estiverem funcionando corretamente.
Prevenção
Posso prevenir a babesiose?
Evitar picadas de carrapato é a melhor maneira de prevenir a babesiose se você mora ou está viajando para uma área onde ela existe. Algumas maneiras específicas de reduzir o risco de picadas de carrapatos incluem:
- Mantenha a grama mais curta do que 5 polegadas. Os carrapatos esperam na grama longa para encontrar um hospedeiro para morder.
- Mantenha-se em caminhos limpos enquanto estiver em áreas arborizadas.
- Use sprays de insetos aprovados para manter os carrapatos longe (geralmente aqueles com DEET).
- Use roupas para cobrir o máximo possível de sua pele quando estiver na floresta ou em áreas com grama longa. Você pode comprar roupas pré-tratadas com repelente de carrapatos se você estiver em áreas com carrapatos com frequência.
- Verifique se há carrapatos depois de ter estado fora durante os meses quentes. Se possível, peça a outra pessoa que o verifique em lugares que você não pode se ver (como couro cabeludo e costas).
- Pergunte ao seu veterinário sobre a melhor maneira de proteger seus animais de estimação de carrapatos. Verifique seus animais de estimação para carrapatos com frequência, especialmente depois que eles estiveram fora.
- Siga as instruções para remover com segurança um carrapato se você encontrar um em você.
O que posso esperar se eu tiver essa condição?
O que esperar se você foi diagnosticado com babesiose depende de quão doente você está quando você é diagnosticado e se você está em risco de doença grave:
- Se você tem um sistema imunológico saudável e um caso leve de babesiose, ele pode desaparecer por conta própria. Seu provedor pode esperar e ver se você melhora sem tratamento.
- Se você está em maior risco de doença grave, seu médico irá tratá-lo com medicação.
- Se você estiver gravemente doente, seu provedor irá admiti-lo no hospital. Lá, eles tratarão a infecção por Babesia e quaisquer complicações. Você precisará de exames de sangue frequentes para ver como está respondendo aos tratamentos.
Quanto tempo dura a babesiose?
Se você tem um sistema imunológico saudável, babesiose pode durar de uma a duas semanas. Se o seu médico o trata com medicação, você pode começar a se sentir melhor em um ou dois dias. Se você tem um sistema imunológico enfraquecido, a babesiose pode durar muito tempo – meses ou anos.
Babesiose pode voltar?
Às vezes, os sintomas da babesiose podem melhorar, mas voltar mais tarde (recaída). Se isso acontecer, seu provedor terá que tratá-lo novamente. Você corre mais risco de recaída se tiver um sistema imunológico enfraquecido.
Existem efeitos persistentes da babesiose?
Mesmo depois que seus outros sintomas desapareceram, você ainda pode se sentir cansado por vários meses. Você deve se recuperar totalmente quando suas contagens de glóbulos vermelhos voltarem ao normal. Pergunte ao seu provedor quanto tempo pode levar para se sentir melhor.
Perspectivas para babesiose
A maioria das pessoas com babesiose faz uma recuperação completa. Mas a babesiose é fatal em cerca de 1 em cada 10 pessoas que são hospitalizadas por ela.
Quando devo consultar um profissional de saúde?
Consulte um médico se você tiver sintomas de babesiose e pode ter sido mordido por um carrapato. Se você tem um sistema imunológico enfraquecido, procure atendimento médico se tiver quaisquer sinais de infecção.
Quando devo ir ao pronto-socorro?
Vá ao pronto-socorro mais próximo se tiver sinais de doença grave, incluindo:
- Febre acima de 103 graus Fahrenheit (39,44 graus Celsius).
- Falta de ar severa.
- Pele ou olhos amarelos.
- Confusão ou outras alterações mentais.
- Dor de estômago (abdominal) intensa.
Que perguntas devo fazer ao meu médico?
As perguntas que podem ser úteis para fazer ao seu médico incluem:
- Como faço para tomar minha medicação?
- Quanto tempo preciso me tratar?
- Quais medicamentos posso tomar em casa para os meus sintomas?
- Quais sintomas novos ou agravantes devo observar?
- Em quanto tempo devo me sentir melhor?
- Quando devo acompanhar você?
Babesiose x malária: como são diferentes?
Babesiose e malária têm muitas semelhanças, mas são doenças diferentes. Como eles são tratados com diferentes medicamentos, é importante ser diagnosticado corretamente.
Babesiose:
- Infecta e danifica as células sanguíneas.
- Começa gripado. Pode evoluir para doença grave.
- Causada por um protozoário parasita (Babesia).
- Transmitida por carrapatos.
- Mais comum nos EUA
- Parece anéis sob um microscópio. Às vezes, forma “cruz de Malta” forma com quatro ovais.
Malária:
- Infecta e danifica as células sanguíneas.
- Começa gripado. Evolui para doença grave se não for tratada.
- Causada por um protozoário parasita (Plasmodium).
- Transmitida por mosquitos.
- Mais comum na África.
- Parece anéis sob um microscópio.
Babesiose é o mesmo que doença de Lyme?
O mesmo tipo de carrapato (I. scapularis) transmite babesiose e Lyme, mas são tipos diferentes de doenças. Um parasita causa babesiose e bactérias causam a doença de Lyme.
Procure um especialista
Babesiose é uma doença que você tem de muitas espécies (tipos) do parasita Babesia. Se você tem um sistema imunológico saudável, é improvável que você fique muito doente de babesiose. Mas se você tem um sistema imunológico enfraquecido ou não tem um baço funcionando, pode ser fatal. Os medicamentos podem curar a babesiose. Eles são mais eficazes se você for tratado o mais rápido possível.