A bexiga urinária é um órgão oco e elástico na parte inferior do abdômen que armazena a urina antes que ela saia do corpo através da uretra. Condições que afetam sua bexiga incluem incontinência, cistite e pedras na bexiga. Eles podem tornar a micção dolorosa, difícil ou incontrolável.
O que é a bexiga?
A bexiga urinária é um órgão oco, de forma esférica, que retém a urina (xixi). Para a maioria das pessoas, pode conter 500-700 mL (cerca de duas xícaras) de xixi. Quando você precisa usar o banheiro, os músculos da bexiga se contraem (apertam) e os músculos do esfíncter na uretra relaxam, permitindo que o xixi flua para fora do seu corpo.
A bexiga faz parte do seu sistema urinário.
O que a bexiga faz?
Sua bexiga segura o xixi. Os rins filtram o sangue e removem materiais como sal, água, toxinas e resíduos através do xixi. À medida que sua bexiga se enche de xixi, ela se expande como um balão. Quando ele se enche com 200-350 mL de xixi, os nervos em sua bexiga dizem ao seu cérebro para usar o banheiro. Quando você faz xixi, sua bexiga encolhe de volta para baixo. A maioria das pessoas faz xixi cerca de 950-1.900 mL (cerca de dois litros) por dia.
Onde está localizada a bexiga?
A bexiga fica na parte inferior do abdômen (barriga). Bandas de tecidos (ligamentos) conectam a bexiga a outros órgãos e ao osso do quadril (pelve), que a mantém no lugar.
Em homens e pessoas designadas macho ao nascimento (AMAB), repousa entre o osso púbico na frente e o reto nas costas.
Em mulheres e pessoas designadas fêmea ao nascimento (AFAB), repousa na frente da vagina e útero.
Quais são as partes da bexiga?
Quatro partes compõem a estrutura (anatomia) da bexiga:
- Cúpula. A cúpula, ou ápice, é a parte superior frontal da bexiga. Ele aponta para a parede abdominal.
- Base. A base é a parte inferior traseira da bexiga, também conhecida como fundo de olho.
- Corpo. O corpo da bexiga compõe a área entre a cúpula e a base.
- Pescoço. O colo da bexiga está ao longo da base da bexiga. É um grupo estreito de músculos que se conectam à uretra.
Como é a bexiga?
A bexiga é rosa ou rosa escuro. É cerca de 2 polegadas quando vazio, mas pode esticar para 6 polegadas quando cheio. É composto por três camadas principais:
- Urotélio. Este é o revestimento interno da bexiga que impede que o xixi vaze para o seu corpo.
- Lâmina própria (submucosa). A lâmina própria é uma fina camada de tecido conjuntivo frouxo. É composto por moléculas de proteínas estruturais, vasos sanguíneos e nervos.
- Muscular própria. Esta é a camada muscular espessa na parte externa da bexiga. É composto por três camadas de músculo liso. Os músculos lisos são músculos que se contraem e relaxam automaticamente.
Quais são os problemas comuns da bexiga?
Condições comuns que afetam a bexiga incluem:
- Câncer de bexiga. O câncer de bexiga é uma forma de câncer que faz com que as células da bexiga cresçam descontroladamente. Normalmente começa nas células do urotélio.
- Cistite. A cistite é uma infecção bacteriana que causa inflamação na bexiga. É o tipo mais comum de infecção do trato urinário (ITU).
- Cistite intersticial/síndrome da dor vesical (CI/SBP). IC / BPS é uma condição de longo prazo que causa dor na bexiga e impulsos frequentes ou repentinos para fazer xixi.
- Bexiga hiperativa. Essa condição faz com que você faça xixi com mais frequência ou faça xixi sem querer.
- Incontinência urinária. A incontinência urinária é quando você não consegue controlar a bexiga. O xixi vaza quando você não está pronto para ir.
- Pedras na bexiga. Pedras na bexiga são aglomerados de minerais que se formam na bexiga. Eles normalmente afetam pessoas que têm dificuldade em esvaziar completamente suas bexigas.
Como saber se algo está errado com a bexiga?
Sinais ou sintomas comuns de condições que podem afetar sua bexiga incluem:
- Perda do controle vesical.
- Sensação de queimação ou dor ao fazer xixi.
- Xixi nublado.
- Xixi sangrento.
- Fazer xixi mais do que é normal para você.
- Sensação de que você não pode esvaziar completamente sua bexiga quando você vai ao banheiro.
- Xixi forte ou com mau cheiro.
- Dor durante o sexo (dispareunia).
Quais são alguns exames comuns para verificar a saúde da bexiga?
Os profissionais de saúde usam muitos testes para ver como sua bexiga funciona bem e diagnosticar problemas de bexiga. Seu provedor pode recomendar:
- Urinálise (exame de urina). Você fará xixi em um copo especial e um provedor analisará seus elementos visuais, químicos e microscópicos.
- Urocultura. Você fará xixi em um copo especial, e um provedor irá testá-lo para bactérias ou leveduras.
- Exames de imagem. Os exames de imagem criam imagens detalhadas da sua bexiga. Eles podem incluir um ultrassom ou uma tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (MRI) ou ultrassom.
- Citologia. Um provedor irá coletar células de sua bexiga e examiná-las em busca de sinais de câncer.
- Cistoscopia. Este procedimento usa um tubo fino e iluminado com uma câmera na extremidade (cistoscópio) para olhar para o interior da bexiga.
- Exame urodinâmico. O teste urodinâmico envolve vários testes diferentes que medem o quão bem sua bexiga e outras partes do trato urinário armazenam e liberam o xixi.
- Biópsia. Um provedor irá remover células, tecidos, fluidos ou um crescimento de sua bexiga e examiná-lo em um laboratório. Os profissionais geralmente solicitam uma biópsia para diagnosticar ou descartar o câncer.
Como posso corrigir o meu problema de bexiga?
Os tratamentos da bexiga dependem dos seus sintomas e do diagnóstico oficial de um profissional de saúde. Tratamentos comuns da bexiga podem incluir:
- Medicamentos, incluindo antibióticos.
- Mudanças na dieta.
- Fisioterapia.
- Mudanças comportamentais.
- Retreinando sua bexiga.
- Cirurgia.
Beber água ajuda com problemas de bexiga?
Depende de qual é a sua condição da bexiga. A água é importante para eliminar resíduos e bactérias do trato urinário, e beber mais água pode ajudar a diluir o xixi. O xixi concentrado pode irritar a bexiga e piorar os sintomas. Um profissional de saúde irá dizer-lhe se beber mais água vai ajudar com o seu problema de bexiga e quanto você deve beber.
Quais bebidas devo evitar se tiver problemas na bexiga?
As seguintes bebidas e líquidos podem causar irritação da bexiga:
- Álcool.
- Café.
- Bebidas gaseificadas.
- Chá.
- Sucos de frutas ácidas, incluindo suco de laranja, suco de toranja, suco de abacaxi e suco de limão.
- Suco de tomate.
- Molhos quentes.
- Vinagre.
Quais vitaminas ajudam no controle da bexiga?
As seguintes vitaminas podem ajudar a reduzir os impulsos repentinos para fazer xixi ou diminuir o risco de incontinência:
- Vitamina C. A vitamina C de alimentos e bebidas pode ajudar a reduzir os impulsos repentinos de fazer xixi. Boas fontes incluem frutas cítricas, pimentas, brócolis e folhas verdes. No entanto, altas doses de comprimidos de vitamina C podem contribuir para a incontinência.
- Vitamina D. Muitas pessoas obtêm vitamina D da exposição solar, mas você também pode obtê-la de produtos lácteos, peixes e ovos.
É uma boa ideia conversar com um provedor antes de iniciar suplementos vitamínicos para se certificar de que eles são seguros para você tomar.
Procure um especialista
Sua bexiga urinária é um órgão elástico e oco que armazena o xixi até que ele saia do seu corpo. Muitas condições podem afetar sua bexiga, e alguns sintomas podem ser dolorosos, inconvenientes ou constrangedores. Se você tiver sintomas de uma condição da bexiga, os profissionais de saúde podem ajudar a identificar a causa e tratar seus sintomas.