Uma Biópsia do Cone (conização) é quando os cirurgiões removem uma cunha em forma de cone de tecido anormal do colo do útero. O tecido é enviado para um laboratório para testar células pré-cancerosas ou cancerosas. Muitas vezes é realizada após um exame de Papanicolau anormal.
O que é uma Biópsia de Cone?
A biópsia de cone (também conhecida como conização ou biópsia com faca fria) é um procedimento cirúrgico para remover o tecido anormal do colo do útero. Ele pode detectar câncer cervical ou alterações em algumas das células do colo do útero, normalmente referido como displasia cervical, que pode levar ao câncer cervical. O colo do útero é a parte do corpo que separa a parte superior da vagina e a parte inferior do útero.
É chamada de biópsia de cone porque o cirurgião corta um pedaço de tecido irregular em forma de cone do colo do útero. Esse tipo de biópsia permite que eles cheguem às camadas mais profundas (ou partes internas) do colo do útero. Em seguida, o seu médico envia o tecido para um laboratório para testes adicionais.
A biópsia cônica é um procedimento ambulatorial (você não precisa passar a noite) feito em um centro cirúrgico ou hospital.
Por que é feita a biópsia do cone?
A biópsia cônica é uma opção de tratamento para remover células anormais e pré-cancerosas do colo do útero. Ele também diagnostica células pré-cancerosas e cancerosas em seu colo do útero.
Seu médico realiza uma biópsia de cone quando:
- Um exame de Papanicolaou encontra alterações nas células do colo do útero que podem levar ao câncer cervical.
- Você precisa de tratamento para remover células anormais no colo do útero se elas forem cancerosas ou pré-cancerosas.
- Você precisa de tratamento para remover o câncer de colo de útero em estágio inicial (estágio 0 ou IA1).
Seu provedor também pode oferecer uma biópsia de cone quando outros métodos, como colposcopia ou biópsia por punch, não encontrarem a causa de alterações celulares anormais.
Quem faz a biópsia do cone?
Um ginecologista-obstetra (ginecologista/obstetra) realiza uma biópsia de cone.
Detalhes do teste
Como me preparar para uma biópsia de cone?
Seu médico lhe dará instruções sobre como se preparar para uma biópsia de cone. Como você provavelmente estará sob anestesia geral, você deve parar de comer e beber por várias horas antes do procedimento. Também pode haver restrições sobre relações sexuais ou inserir qualquer coisa em sua vagina antes da cirurgia.
Você está acordado durante uma biópsia de cone?
Não, você geralmente está dormindo sob anestesia geral para uma biópsia de cone. No entanto, em alguns casos, seu médico pode sugerir um anestésico local como um bloqueio de nervo para entorpecê-lo da cintura para baixo. De qualquer forma, você não sentirá dor durante uma biópsia de cone.
O que devo esperar durante uma biópsia de cone?
A biópsia do cone envolve o uso de uma faca cirúrgica (bisturi) para cortar o tecido anormal do colo do útero. O tecido é enviado para um laboratório onde um patologista o estuda em busca de células pré-cancerosas ou cancerosas. O procedimento leva cerca de 15 minutos, mas os cuidados pré e pós-operatórios levam várias horas.
- Primeiro, você será colocado sob anestesia e, em seguida, será posicionado em uma posição semelhante à que você faz para um exame pélvico ou Papanicolau, com os pés em estribos.
- Em seguida, seu cirurgião irá inserir um espéculo em sua vagina. Um espéculo é um dispositivo que mantém sua parede vaginal aberta durante o procedimento.
- Em seguida, o cirurgião coloca um colposcópio em sua vagina para ver melhor o colo do útero. Um colposcópio é uma lupa iluminada que os guia para a área que precisa ser removida.
- Em seguida, o cirurgião removerá o tecido anormal, além de algum tecido normal ao seu redor.
- Eles então interromperão qualquer sangramento com vários métodos, incluindo pontos e cauterização. Eles podem embalar sua vagina com gaze.
O patologista examinará o tecido para ter certeza de que o cirurgião removeu todo o tecido anormal e que apenas o tecido normal é deixado.
A biópsia do cone é um procedimento ambulatorial, o que significa que você não pernoita. Seu médico irá enviá-lo para casa assim que você se recuperar o suficiente para deixar o hospital ou centro cirúrgico.
O que posso esperar depois de uma biópsia de cone?
Você se recuperará no hospital ou centro cirúrgico por algumas horas depois. Seu médico irá monitorar sua pressão arterial, pulso, sangramento e dor para garantir que você esteja bem o suficiente para ir para casa. Antes de sair, o seu médico pode remover o pacote de gaze na sua vagina.
Você pode esperar dor semelhante ao período menstrual por vários dias, mas você pode gerenciar isso com medicação para dor. Em alguns casos, seu cirurgião irá fornecer-lhe medicação para dor de prescrição, mas normalmente, analgésicos sem receita funcionam bem.
A maioria das pessoas pode retornar às suas atividades diárias em cerca de uma semana. Conte com sua família e amigos para ajudar nas tarefas domésticas, como aspirar e lavar roupas, durante a primeira semana de recuperação. Cramping e sangramento são normais durante esse período. Use absorventes para pegar sangue e corrimento vaginal. É normal ter corrimento vaginal que muda de vermelho ou rosa para marrom claro.
Seu médico lhe dará uma lista de atividades a serem evitadas até sua consulta de acompanhamento. Alguns dos itens desta lista podem incluir:
- Mantenha os itens fora de sua vagina por quatro semanas. Isso inclui relações sexuais, absorventes, dedos e duchas.
- Evite exercícios pesados e extenuantes.
- Não nade nem tome banho.
Seu médico agendará uma consulta de acompanhamento dentro de quatro a seis semanas após a cirurgia para garantir que tudo correu bem e se curou corretamente.
Após uma biópsia de cone, seu médico pode recomendar um exame de Papanicolau a cada seis meses. Uma vez que vários resultados consecutivos de Papanicolaou voltem ao normal, seu provedor irá retorná-lo a um cronograma de exame de Papanicolaou mais típico (como todos os anos). Esse horário varia de acordo com a sua idade e histórico médico.
Tem pontos após uma biópsia de cone?
Às vezes. Seu cirurgião pode usar pontos, mas muitas vezes, eles usarão tamponamento vaginal. O tampão vaginal é semelhante a um tampão ou a um pedaço grande e enrolado de gaze.
Posso voltar a trabalhar depois de uma biópsia de cone?
Você pode voltar ao trabalho depois de alguns dias ou quando se sentir confortável. No entanto, se o seu trabalho exigir levantar objetos pesados ou ficar em pé por horas a fio, você pode precisar ficar em casa por até duas semanas.
Quais os riscos de uma biópsia de cone?
A biópsia do cone é segura, mas traz riscos. Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios do procedimento para garantir que você saiba o que esperar.
Alguns dos riscos associados à biópsia cônica são:
- Sangramento.
- Coágulos sanguíneos.
- Infeção.
- Estreitamento do colo do útero (estenose cervical).
- Aumentar o risco de trabalho de parto prematuro em futuras gestações.
- Danos a órgãos próximos, como bexiga ou reto.
A biópsia do cone pode causar cicatrizes no colo do útero. Isso pode tornar mais difícil para o seu provedor identificar células anormais durante futuros exames de Papanicolau.
Quais são os efeitos colaterais de uma biópsia de cone?
Os efeitos colaterais mais comuns da biópsia do cone incluem:
- Cólicas menstruais.
- Desconforto ou dor leve.
- Sangramento ou manchas da vagina.
Você pode esperar que os efeitos colaterais sejam mais intensos na primeira semana após a cirurgia, mas eles devem diminuir com o tempo. Contacte o seu médico se ainda estiver a sentir dor moderada a intensa e hemorragia após duas semanas.
A biópsia do cone pode remover o câncer?
Sim, uma biópsia de cone pode remover o câncer de colo de útero em estágio inicial.
Quando saberei o resultado de uma biópsia de cone?
Seu médico deve ter os resultados de sua biópsia dentro de cerca de uma semana. O tempo exato varia de acordo com o laboratório. É melhor perguntar ao seu provedor como será necessário para obter seus resultados.
O que significam os resultados de uma biópsia de cone?
Seu tecido cervical vai para um laboratório para análise sob um microscópio. Os resultados do seu teste dirão ao seu médico se as células são normais, pré-cancerosas ou cancerosas.
Um resultado normal significa que não foram encontradas células pré-cancerosas ou cancerosas no colo do útero.
Resultados anormais significam que células pré-cancerosas ou cancerosas foram encontradas no colo do útero. Essas células são chamadas de neoplasia intraepitelial cervical (NIC). A NIC é classificada em uma escala de um a três, dependendo da quantidade de tecido cervical que contém células anormais.
- NIC I: Displasia cervical leve. As células são ligeiramente anormais.
- NIC II: Displasia cervical moderada a acentuada. As células são anormais.
- NIC III: Displasia cervical grave ou carcinoma in situ (estágio inicial do câncer cervical). As células são gravemente anormais e provavelmente se tornarão câncer.
A displasia cervical NIC I raramente se torna câncer. As NIC II e III são mais propensas a necessitar de tratamento para prevenir o câncer.
Quando devo entrar em contato com meu médico?
Contacte o seu médico imediatamente se tiver algum dos seguintes sintomas:
- Febre de 101°F ou superior.
- Calafrios, falta de ar ou sensação de confusão.
- Inchaço ou cãibras nas pernas (pode ser um sinal de coágulos sanguíneos).
- Necessidade de troca de absorvente a cada duas horas.
- Dor que não diminui com medicação.
- Corrimento vaginal com mau cheiro.
Qual a diferença entre biópsia de cone e LEEP?
Conização (biópsia do cone) e LEEP (procedimento de excisão eletrocirúrgica em alça) removem o tecido anormal do colo do útero. A LEEP usa um pequeno laço de fio eletricamente carregado para remover o tecido anormal. Durante uma biópsia de cone, os cirurgiões cortam uma seção maior, em forma de cone, de tecido anormal do colo do útero usando uma faca cirúrgica. A biópsia do cone é uma cirurgia mais complicada, e os cirurgiões a realizam sob anestesia geral. O tempo de recuperação é maior e traz mais riscos do que o LEEP.
Quantas biópsias de cone você pode ter?
É possível precisar de biópsias de cone adicionais se células anormais forem deixadas para trás ou se desenvolverem novamente. Seu médico discutirá os riscos e benefícios de biópsias de cone adicionais com base nos resultados de seus testes.
Procure um especialista
A biópsia cônica é um procedimento para ajudar a diagnosticar e tratar células anormais que podem levar ao câncer cervical. Você pode se sentir nervoso ou preocupado antes do procedimento. Conte com sua família, amigos e equipe de saúde para obter apoio. Não hesite em fazer perguntas sobre o procedimento e seus resultados. Na maioria dos casos, a biópsia do cone é bem-sucedida sem efeitos colaterais a longo prazo. Exames regulares de Papanicolaou são a melhor maneira de detectar células anormais no colo do útero.