O néfron é o filtro do rim onde o sangue é limpo. Os resíduos são expelidos como urina. A cápsula de Bowman faz parte do néfron.
O que é a cápsula de Bowman?
A cápsula de Bowman é uma parte do néfron que é uma parte do seu rim. O néfron é a unidade filtrante do seu rim. Existem cerca de 1 milhão de néfrons em cada rim.
Cada néfron tem um glomérulo, que é um grupo de pequenos vasos sanguíneos e o ponto de partida para filtrar os resíduos do sangue. A cápsula de Bowman é uma bolsa de duas paredes que cobre o glomérulo. O espaço entre as paredes da cápsula é chamado de espaço de Bowman.
A cápsula de Bowman é conhecida por outros nomes, incluindo a cápsula glomerular, a cápsula Malpighian e a cápsula corpuscular renal. O espaço de Bowman também tem outros nomes, incluindo espaço de cápsula glomerular, espaço de filtração e espaço urinário.
Função
O que faz a cápsula de Bowman?
A cápsula de Bowman e o glomérulo compõem o corpúsculo renal. São todas partes do rim. Seus rins têm muitos trabalhos importantes, incluindo o controle do equilíbrio do pH do sangue, regulação da pressão arterial e manutenção do equilíbrio eletrolítico. Como parte do sistema urinário, os rins também são responsáveis por livrar seu corpo de resíduos através da urina (xixi).
A cápsula ajuda o glomérulo a filtrar o sangue. Pequenas moléculas do sangue passam livremente para o espaço de Bowman, mas enquanto o filtro renal estiver funcionando normalmente, células e grandes proteínas permanecem no sangue. As pequenas moléculas então passam por tubos no rim, e o rim regula quais moléculas são absorvidas de volta ao sangue e quais deixam seu corpo na urina.
Anatomia
Onde está localizada a cápsula de Bowman?
A cápsula de Bowman está localizada no córtex renal, parte do rim. Os rins estão localizados abaixo da caixa torácica e atrás da barriga. Normalmente, há um rim em cada lado da coluna. Os rins residem entre os intestinos e o diafragma. Cada rim é conectado à bexiga por um tubo chamado ureter.
Como é a cápsula de Bowman?
Você precisa de um microscópio para ver a cápsula de Bowman. Assemelha-se a uma bolsa ou saco. Também é descrito como sendo “tipo copo”.
A cápsula é composta por duas camadas. Uma delas é a camada externa, chamada de camada parietal. Esta camada é feita de tecido corporal conhecido como epitélio escamoso simples. A camada interna da cápsula é a camada visceral, e é composta por células chamadas podócitos. Esses podócitos têm pedículos que se parecem com dedos. Esses pedículos se ligam como se estivessem de mãos dadas (“interdigitação”). A forma como eles são unidos cria fendas que deixam algumas coisas passarem, mas impedem outras coisas. Quando você está saudável, o conteúdo de proteínas e células não consegue passar.
Este sistema é a maneira que o sangue é limpo e devolvido ao seu corpo, enquanto os resíduos são enviados para fora do seu corpo como urina através de túbulos (pequenos tubos). A pressão arterial no glomérulo (a pressão hidrostática do sangue glomerular) ajuda a mover o sangue junto. À medida que os fluidos vão saindo, a água e os nutrientes são reabsorvidos.
Quais são as condições e distúrbios comuns que afetam a cápsula de Bowman?
Doenças e condições que afetam seus rins também afetam a cápsula de Bowman. A cápsula de Bowman é especialmente vulnerável a doenças dos glomérulos (pequenos vasos sanguíneos que a cápsula de Bowman envolve). Existem diferentes tipos de doenças glomerulares. As causas variam de razões ambientais a genéticas. Glomerulonefrite refere-se à inflamação dos glomérulos. Essas condições podem ser doenças autoimunes, genéticas ou relacionadas a infecções. Glomeruloesclerose é quando os glomérulos tornam-se duros e cicatrizados. Não tratadas, essas doenças podem resultar em insuficiência renal. Nada causa mais casos de doença glomerular e insuficiência renal do que a nefropatia relacionada ao diabetes.
Quais são os sinais ou sintomas comuns de distúrbios que afetam a cápsula de Bowman?
Sinais e sintomas de doenças glomerulares podem incluir:
- Níveis elevados de proteína na urina (proteinúria). Sua urina pode estar espumosa.
- Sangue na urina (hematúria). Sua urina pode parecer rosa ou como cola.
- Baixos níveis de proteína no sangue (hipoproteinemia).
- Inchaço de partes do corpo, como mãos ou pés (edema) ou inchaço na área dos olhos.
Quais são alguns testes comuns para verificar a saúde da cápsula de Bowman?
Os profissionais de saúde usam vários testes para medir a função renal e diagnosticar problemas renais. Seu provedor pode recomendar:
- Exames de sangue: Estes podem mostrar quão bem seus glomérulos filtram seu sangue.
- Urinálise: Mede substâncias específicas, como proteínas ou sangue, na urina.
- Exames de imagem como ultrassom. Estes permitem que seus provedores examinem o tamanho e a forma de seus rins.
- Testes de função renal (também chamados de testes de função renal): Esses testes mostram como os rins estão funcionando bem.
- Biópsia renal: Neste teste, seu provedor remove uma pequena quantidade de tecido renal para examinar sob um microscópio.
Que tipos de tratamentos estão disponíveis para condições que afetam a cápsula de Bowman?
Não existe um tratamento único para doenças que afetam os rins. Seu tratamento dependerá de qual condição você tem e quão grave é. Possíveis terapias para doenças que afetam a cápsula de Bowman podem incluir:
- Dietas pobres em sódio.
- Medicamentos como antibióticos, medicamentos para pressão arterial, imunossupressores e esteroides.
- Diálise.
- Transplante renal.
Cuidado
Que tipos de coisas posso fazer para manter a cápsula de Bowman saudável?
Você pode ajudar a manter a cápsula de Bowman saudável, trabalhando para manter seus rins saudáveis. É importante fazer exames regulares e exames de sangue e urina para monitorar a saúde renal. Isto é especialmente verdadeiro se você tem pressão alta, obesidade e / ou diabetes. Você pode reduzir o risco de desenvolver um problema renal:
- Evitar ou parar de fumar.
- Cortar o excesso de sal.
- Aumentar o exercício diário, o que pode reduzir a pressão arterial elevada.
- Limitar o uso de anti-inflamatórios não esteroides, substâncias que podem causar danos nos rins quando usados em excesso.
- Manter um peso saudável.
- Monitorando seus níveis de pressão arterial.
- Observar seus níveis de açúcar no sangue se você tem diabetes.
Quando devo entrar em contato com meu médico se estiver preocupado com a cápsula de Bowman ou doença renal?
Se você acha que pode estar tendo problemas com seus rins, você deve entrar em contato com seu médico. Você pode enfrentar sinais e sintomas que incluem:
- Alterações na urina, incluindo urina com sangue, urina escura, urina turva ou espumosa.
- Mudanças na frequência com que você faz xixi.
- Fadiga (cansaço extremo).
- Pressão arterial elevada (hipertensão).
- Cãibras musculares.
- Falta de apetite ou gosto metálico dos alimentos.
- Náuseas e vômitos.
- Inchaço, especialmente ao redor dos tornozelos ou mãos.
O seu médico pode sugerir testes regulares da função renal ou análises ao sangue se tiver determinadas condições, incluindo:
- História familiar de doença renal.
- Diabetes.
- Cardiopatias.
- Pressão alta.
- Obesidade.
- Uso regular de certos medicamentos, como medicamentos para controlar a pressão arterial.
Procure um especialista
Seus rins realizam muitos trabalhos importantes em seu corpo. Manter-se saudável, mantendo a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue sob controle é fundamental. Se você acha que pode estar tendo algum problema com seu trato urinário, seja uma infecção ou uma mudança em seus hábitos urinários, converse com seu médico. Eles trabalharão com você para encontrar uma solução.