A citologia é um método comum para determinar um diagnóstico no mundo médico. Os testes de citologia usam pequenas quantidades de tecido corporal ou fluido para examinar certos tipos de células. Os profissionais de saúde podem usar testes de citologia para quase todas as áreas do seu corpo.
O que é citologia?
A citologia (também conhecida como citopatologia) envolve o exame de células de tecidos corporais ou fluidos para determinar um diagnóstico. Um certo tipo de médico, chamado patologista, irá olhar para as células na amostra de tecido sob um microscópio e procurar características ou anormalidades nas células. Como a citologia só examina as células, que são tão pequenas, os patologistas só precisam de uma amostra muito pequena de tecido para fazer um exame de citologia.
Os profissionais de saúde usam a citologia em muitas áreas diferentes da medicina, mas os testes de citologia são mais comumente usados para rastrear ou diagnosticar o câncer.
Que tipos de citologia existem?
Existem dois tipos principais, ou ramos, de citologia: citologia esfoliativa e citologia de intervenção.
Os profissionais de saúde podem usar testes de citologia para quase todas as áreas do seu corpo. Alguns tipos comuns de exames citológicos incluem:
- Citologia ginecológica.
- Citologia urinária.
- Citologia mamária.
- Citologia tireoidiana.
- Linfocitologia.
- Citologia respiratória.
- Citologia ocular.
- Citologia otológica.
O que é citologia esfoliativa?
A citologia esfoliativa é um ramo da citologia em que as células que um patologista examina são “eliminadas” pelo seu corpo naturalmente ou são raspadas manualmente ou escovadas (esfoliadas) da superfície do seu tecido.
Exemplos de citologia esfoliativa que envolvem escovação manual do tecido ou raspagem incluem:
- Amostras ginecológicas: O exame de Papanicolau, que envolve a escovação das células do colo do útero usando um cotonete, é o tipo mais conhecido de citologia esfoliativa.
- Amostras do trato gastrointestinal: Seu médico pode escovar as células do revestimento do trato gastrointestinal (estômago e intestinos) durante um procedimento de endoscopia para testes de citologia.
- Amostras de pele ou muco: Seu médico pode raspar as células de sua pele ou membranas mucosas, como o interior do nariz ou da boca, para testes de citologia.
Exemplos de citologia esfoliativa que envolvem a coleta de tecidos ou fluidos que seu corpo derrama naturalmente incluem:
- Amostras respiratórias: Seu médico pode coletar fluidos como cuspe e muco (também chamado catarro ou escarro) que você tosse para um exame de citologia respiratória.
- Amostras urinárias: Seu médico pode coletar uma amostra de urina (xixi) de você para usar em um teste de citologia.
- Amostras de secreção ou descarga: Se você tiver corrimento corporal anormal, como do olho, vagina ou mamilo, seu médico pode coletar uma amostra da descarga para um teste de citologia.
O que é citologia de intervenção?
A citologia de intervenção é um ramo da citologia em que seu médico tem que “intervir” com seu corpo para obter uma amostra de células para testar, o que significa que eles têm que perfurar sua pele de alguma forma para obter uma amostra de células.
O tipo mais comum de intervenção citologia é a punção aspirativa por agulha fina (PAAF). Um profissional de saúde injetará uma agulha fina na área que eles precisam para coletar amostras e extrair o líquido. Um patologista então examina as células no fluido sob um microscópio.
Algumas áreas do seu corpo que um profissional de saúde pode realizar uma aspiração com agulha fina incluem:
- Nódulos cheios de líquido (cistos) sob a pele.
- Nódulos sólidos (nódulos ou massas) sob a pele.
- Seus gânglios linfáticos.
- Seu líquido pericárdico, que é o líquido no saco ao redor do coração.
- Seu líquido pleural, que está no espaço entre o pulmão e o interior da parede torácica.
Quando a citologia é usada?
Profissionais de saúde e patologistas mais comumente usam citologia para diagnosticar ou rastrear câncer.
Um profissional de saúde só usa um teste de diagnóstico para uma pessoa se ela tiver sinais ou sintomas que sugiram que ela pode ter uma determinada doença ou infecção. Um teste diagnóstico, como um teste de citologia, determina se células anormais estão presentes. Em caso afirmativo, o teste classifica com precisão a doença.
Um profissional de saúde usa testes de rastreamento para ver se uma pessoa pode ter uma determinada doença, como câncer, antes mesmo de apresentar sintomas. Um tipo popular de exame de rastreamento citológico é o Papanicolau.
Outros usos para testes de citologia incluem:
- Para diagnosticar doenças infecciosas.
- Para diagnosticar condições inflamatórias.
- Para examinar lesões da tireoide.
- Para diagnosticar doenças que envolvem certas cavidades do corpo, como o espaço que fica entre duas membranas finas que revestem e envolvem os pulmões (cavidade pleural).
Quem realiza o exame citológico?
Dependendo do tipo de exame citológico, muitos tipos de profissionais de saúde poderiam coletar a amostra de células. Por exemplo, um ginecologista pode tirar uma amostra do colo do útero para um exame de citologia papanicológica. O profissional de saúde, então, envia a amostra para um laboratório para testes. Um patologista ou citopatologista analisa as células da amostra de tecido sob um microscópio e determina um diagnóstico, se aplicável.
Como funciona um exame citológico?
Cada exame citológico é ligeiramente diferente dependendo do tipo de células que estão sendo testadas e se a amostra é tecido ou fluido. Em geral, existem quatro etapas para um exame citológico, incluindo:
- Coleta das células da amostra.
- Processamento das células de amostra.
- Examinando as células da amostra.
- Compartilhando os resultados.
Aqui está uma explicação das etapas de um exame citológico.
Coletando as células de amostra
Seu médico coleta a amostra de células do seu corpo que eles precisam de um patologista para examinar. Algumas das maneiras pelas quais um provedor pode coletar amostras de teste de citologia incluem:
- Escovar ou raspar o tecido da superfície de uma parte do seu corpo.
- Coletar amostras de fluido ou descarga do seu corpo, como uma amostra de xixi.
- Usando a aspiração por agulha fina para extrair uma amostra de fluido de uma área do seu corpo.
Processando as células de amostra
Para alguns tipos de exames de citologia que envolvem amostras de tecido, o profissional de saúde que colheu a amostra esfrega ou espalha em lâminas de microscópio de vidro. Essas lâminas são conhecidas como esfregaços. Em seguida, enviam os esfregaços para um laboratório de patologia.
Se o exame de citologia envolver fluido corporal, o profissional de saúde provavelmente não poderá usar esfregaços, uma vez que a amostra está muito diluída (há apenas algumas células no fluido). Eles provavelmente enviarão a amostra para um laboratório de patologia em um pequeno recipiente.
Uma vez que uma amostra de citologia chega ao laboratório, um patologista ou técnico de laboratório mergulha os esfregaços em certas manchas (corantes coloridos), dependendo do tipo de amostra. As manchas ajudam a tornar as células mais fáceis de ver e examinar ao microscópio.
Se a amostra de citologia for um fluido, um patologista ou técnico de laboratório pode usar uma máquina chamada centrífuga para separar as células que deseja examinar do fluido. Uma centrífuga separa certas células do fluido girando a amostra muito rapidamente. O patologista então coloca as células em esfregaços e pode manchá-las.
Examinando as células da amostra
Depois que um patologista ou técnico de laboratório processa e cora as amostras de citologia, eles examinam as células sob um microscópio, procurando células anormais. Se encontrarem células anormais, marcam-nas nas lâminas com uma caneta especial. Um patologista então faz um diagnóstico com base nas células e monta um relatório.
Compartilhando os resultados
Depois de montar um laudo, o patologista enviará para o seu profissional de saúde. Seu provedor analisará os resultados com você e determinará os próximos passos.
Como me preparar para um exame de citologia?
A maioria dos exames citológicos são simples e indolores, então você não precisa fazer nada especial para se preparar para eles. Seu médico explicará o processo do seu exame citológico específico e informará se você precisa fazer algo para se preparar.
O que devo esperar após o exame citológico?
O profissional de saúde que realizou seu teste de citologia enviará as células da amostra de tecido para um laboratório onde um citologista ou patologista examinará as células sob um microscópio, procurando células anormais ou certas características. O patologista enviará um relatório dos resultados para o seu profissional de saúde, que compartilhará os resultados com você.
Quais os riscos e desvantagens dos exames citológicos?
As complicações dos exames citológicos são muito raras e, se acontecem, costumam ser leves. Como muitos tipos de exames médicos, um teste de citologia pode dar um resultado falso negativo ou falso positivo. Além disso, em alguns casos, as biópsias teciduais podem ser mais precisas do que os exames citológicos.
Quais os benefícios dos exames citológicos?
Os exames citológicos têm muitos benefícios devido à pequena quantidade de tecido ou amostra de fluido que é necessária para o teste. Em comparação com uma biópsia de tecido, que os profissionais de saúde também usam para determinar um diagnóstico, um teste de citologia:
- É menos invasivo.
- Causa menos desconforto e dor.
- É menos propenso a causar complicações.
- Custa menos.
Que tipo de resultados você obtém de um exame citológico?
O tipo de resultados que você obtém de um teste de citologia depende de que tipo de teste é e que parte do seu corpo foi amostrada.
O relatório de um patologista para um teste de citologia pode incluir:
- Se encontraram células anormais ou não.
- Se eles encontraram células anormais, que tipo de doença, infecção ou câncer está presente na amostra.
- Se for câncer, classificando o câncer. Ao identificar o tipo de célula cancerosa na amostra, os patologistas também decidem quão perto as células cancerosas se parecem com as células ou tecidos normais. Isso é chamado de grau do câncer.
- Se forem necessários mais testes, como uma biópsia.
Quando saberei o resultado do meu exame citológico?
O tempo que leva para obter os resultados do seu teste de citologia depende de certos fatores, como que tipo de células de tecido foram examinadas. Alguns exames de citologia de rotina podem levar de 1 a 2 dias para obter seus resultados, enquanto outros exames podem levar de 1 a 2 semanas. Os fatores que afetam o tempo que leva para obter os resultados do teste citológico incluem:
- A necessidade de olhar para mais tecidos ou células.
- Manchas ou testes especiais.
- A necessidade de uma segunda opinião.
- Tempo de processamento.
A citologia faz parte da patologia?
A citologia (citopatologia) é um ramo, ou subespecialidade, da patologia. Na medicina, a patologia lida com o exame laboratorial de células em amostras de tecido corporal ou fluidos para fins diagnósticos.
Qual a diferença entre citologia e histologia?
Citologia e histologia são ramos diferentes da patologia. A citologia geralmente envolve a observação de células individuais ou grupos de células. A histologia envolve examinar uma seção inteira de tecido, que contém muitos tipos de células.
Qual a diferença entre citologia e biópsia?
O objetivo tanto dos exames citológicos quanto das biópsias é determinar um diagnóstico, mas eles têm algumas diferenças.
Por definição, citologia é o exame de células individuais ou aglomerados de células, então os patologistas só precisam de uma amostra muito pequena para olhar sob um microscópio para testes de citologia. Por isso, os exames citológicos costumam ser indolores.
As biópsias geralmente envolvem pedaços maiores de tecido do que um teste de citologia precisa, e um patologista pode examinar vários tipos de células em uma amostra de tecido retirada de uma biópsia. Os procedimentos de biópsia também são geralmente mais invasivos do que os exames citológicos e podem exigir anestesia local ou geral.
Procure um especialista
Os exames citológicos são uma maneira muito comum e muitas vezes indolor de determinar um diagnóstico e rastrear cânceres. Embora possa ser estressante esperar pelos resultados de um teste de diagnóstico, saiba que sua equipe de saúde está lá para apoiá-lo, não importa quais sejam os resultados. Não tenha medo de fazer perguntas ao seu médico sobre o seu teste ou resultados.