A colonoscopia é um exame do interior do intestino grosso (cólon). É útil para diagnosticar doenças gastrointestinais, como doença inflamatória intestinal e câncer de cólon. Também pode ajudar a tratar e prevenir o câncer de cólon. Os profissionais de saúde recomendam colonoscopias de rotina para adultos de meia-idade e idosos para rastrear o câncer.

O que é uma colonoscopia?

A colonoscopia é um exame do interior do intestino grosso, que inclui o cólon, o reto e o ânus. É um tipo de endoscopia, o que significa que ele usa um endoscópio, um tubo flexível com uma câmera iluminada na extremidade que é inserida em seu corpo. Existem diferentes tipos de endoscópios para diferentes partes do seu corpo. Em uma colonoscopia, o colonoscópio passa através do ânus e do reto para o cólon. Ao longo do caminho, ele envia fotos do interior do intestino grosso para uma tela.

Por que eu precisaria de uma colonoscopia?

A colonoscopia pode ser preventiva, diagnóstica ou terapêutica — e, muitas vezes, é tudo isso. Seu médico pode aconselhá-lo a fazer uma colonoscopia para rastreamento de câncer de rotina se você estiver em um risco estatisticamente maior de desenvolver câncer colorretal. Como qualquer pessoa pode ter câncer colorretal a qualquer momento sem aviso ou sintomas, o rastreamento é a melhor maneira de ficar à frente dele. Durante a triagem, seu gastroenterologista também pode remover tecidos suspeitos para teste e prevenção.

Peneiramento

A maioria das pessoas fará sua primeira colonoscopia para rastreamento de câncer de rotina. Estatisticamente, o risco de desenvolver câncer colorretal aumenta à medida que você envelhece, e é por isso que a Sociedade Americana de Câncer recomenda o rastreamento regular pelo menos até os 45 anos. Você pode não ter nenhuma razão para suspeitar que está em risco de câncer colorretal, mas quando seu risco estatístico aumenta, é melhor verificar de qualquer maneira. O câncer colorretal muitas vezes não causa nenhum sintoma até que esteja muito avançado para tratar de forma eficaz.

Você pode estar devendo para uma colonoscopia para rastreamento de câncer se:

  • Tem mais de 45 anos e não teve.
  • Não tenho há 10 anos.
  • Teve tecido removido durante sua última colonoscopia.
  • Ter história familiar de câncer colorretal.
  • Tem uma doença hereditária que aumenta o risco, como polipose adenomatosa familiar (PAF) ou síndrome de Lynch.
  • Tem doença inflamatória intestinal.

Se você tem um provedor de cuidados primários, ou se você está consultando um médico para um check-up ou tratamento, pergunte-lhes se você deve para o seu exame de colonoscopia de rotina. Com base no seu histórico de saúde, eles poderão dizer quando você deve ter um e encaminhá-lo para alguém que possa lhe dar um. No Brasil, os planos de Saúde devem cobrir exames de colonoscopia de rotina. Esses exames salvam milhares de vidas todos os anos.

Diagnóstico

Algumas pessoas fazem colonoscopias porque têm sintomas que um profissional de saúde deve investigar mais de perto. A colonoscopia fornece uma visão melhor do intestino grosso do que outros tipos de exames de imagem que não entram em seu corpo. Seu médico pode precisar dessa visão melhor para descobrir o que está causando seus sintomas ou confirmar suas suspeitas. Às vezes, eles podem precisar tirar uma amostra de tecido (biópsia) para examinar sob um microscópio, a fim de fazer um diagnóstico. Eles podem fazer isso durante a colonoscopia.

Os sintomas que podem exigir uma colonoscopia incluem:

  • Sangramento ou corrimento retal inexplicável.
  • Alterações inexplicáveis nos hábitos intestinais, como diarreia, constipação ou incontinência.
  • Dor abdominal persistente inexplicável.
  • Perda de peso inexplicada ou falta de ganho de peso em crianças.

Doenças ou condições que uma colonoscopia pode ajudar a diagnosticar incluem:

  • Colite crônica, como colite ulcerativa ou doença de Crohn.
  • Isquemia intestinal e colite isquêmica.
  • Diverticulose e diverticulite.
  • Úlceras e perfurações.
  • Obstruções do intestino grosso.
  • Pólipos colorretais e câncer colorretal.

Tratamento

Um benefício de procedimentos endoscópicos como a colonoscopia é que, se o seu endoscopista encontrar um problema durante o procedimento, ele poderá tratá-lo ao mesmo tempo. Os endoscopistas recebem treinamento para realizar pequenos procedimentos com ferramentas especiais que passam pelo endoscópio. Durante uma colonoscopia, eles geralmente removem quaisquer pólipos (crescimentos anormais) que encontram e os testam para câncer. A remoção de pólipos também evita que o câncer se desenvolva ou se espalhe.

Durante a colonoscopia, o endoscopista pode:

  • Remover pólipos (polipectomia).
  • Feridas de vedação.
  • Injetar medicamentos.
  • Remova os bloqueios.
  • Coloque stents.
  • Tratar tecidos com laserterapia.

Como faço para me preparar para minha colonoscopia?

A preparação da colonoscopia é muito importante para o sucesso do procedimento. O seu médico dar-lhe-á instruções detalhadas a seguir nos dias que antecedem a sua consulta. O objetivo dessas preparações é certificar-se de que seu intestino grosso está o mais limpo e claro possível para sua colonoscopia. Se não for, seu endoscopista pode não ser capaz de ver o que eles precisam ver. Eles podem ter que reagendar sua colonoscopia, e você pode ter que refazer esses preparativos outra vez.

Você começará ajustando sua dieta alguns dias antes da colonoscopia. Normalmente, você comerá uma dieta pobre em fibras por dois ou três dias, seguida por uma dieta líquida clara no último dia. Na tarde ou noite antes da colonoscopia, você tomará uma fórmula laxante para limpar seus intestinos (fazendo cocô em tudo). Você vai passar as próximas horas dentro e fora do banheiro muito. Sinta-se confortável e tenha uma boa noite de sono. Sua colonoscopia geralmente ocorrerá na manhã seguinte.

O que acontece no dia da consulta?

Você precisará trazer alguém com você para sua consulta que possa levá-lo para casa. Como leva um dia inteiro para que a anestesia se desgaste completamente, a maioria dos locais de saúde não fará check-in para sua colonoscopia, a menos que você tenha um motorista responsável com você. (Eles ficarão por cerca de duas horas ao todo.) Após o check-in, um profissional de saúde irá levá-lo a um quarto onde você pode mudar para um vestido de hospital. Uma enfermeira instalará uma linha IV em seu braço para começar a fornecer sedativos e medicamentos para dor em sua corrente sanguínea.

Você fica acordado para uma colonoscopia?

Você pode ter anestesia geral (uma perda controlada de consciência, como dormir) ou pode ter sedação consciente (uma depressão da consciência – você pode adormecer ou ficar acordado, mas em ambos os casos, você provavelmente não se lembrará muito depois). Você discutirá suas opções de anestesia com um profissional de saúde com antecedência, para que você saiba o que esperar no dia do procedimento. Seu médico irá ajudá-lo a selecionar o tipo certo para seu corpo e suas necessidades.

A colonoscopia é um procedimento doloroso?

Com a sedação, você não deve sentir dor dentro do cólon. Isso é verdade mesmo se um provedor remove o tecido ou realiza terapia a laser dentro do cólon. Mas você pode sentir um pouco de dor de gás ou pressão quando o colonoscópio avança para o cólon. Isso porque o colonoscópio realmente sopra gás carbônico em seu cólon para insuflá-lo para melhor visualização. Geralmente não é muito perceptível quando a parte da inflação é feita. Você estará deitado confortavelmente na posição fetal em uma cama de hospital, e você pode até dormir.

Quem realiza a colonoscopia?

Um gastroenterologista ou um cirurgião colorretal realiza a maioria das colonoscopias. Ambos são especialistas em doenças gastrointestinais e recebem treinamento especial em procedimentos endoscópicos envolvendo o trato gastrointestinal (GI). Procedimentos endoscópicos como a colonoscopia não servem apenas para olhar para dentro do seu corpo – eles também podem ser interativos. Os endoscopistas podem coletar amostras de tecido e realizar pequenas intervenções através do endoscópio. Sua certificação os qualifica para realizar esses procedimentos e interpretar os resultados.

Como funciona o procedimento de colonoscopia?

  • O colonoscópio é uma pequena câmera iluminada conectada à extremidade de um tubo longo, fino e flexível chamado cateter.
  • Seu provedor insere o colonoscópio através do ânus e avança lentamente através do cólon até o final, onde encontra o intestino delgado.
  • Enquanto avança, o cateter bombeia ar para o cólon para insuflá-lo. A câmera transmite vídeo do interior do cólon para um monitor.
  • Seu provedor observará o monitor em busca de qualquer coisa anormal. Quando eles chegarem ao final do cólon, eles trarão o colonoscópio de volta da mesma forma, assistindo uma segunda vez.

Quanto tempo demora uma colonoscopia?

Leva cerca de 15 minutos para avançar o colonoscópio até o final do intestino grosso e mais 15 minutos para trazê-lo de volta do jeito que veio. Desta forma, o médico examina todo o intestino grosso duas vezes. Se eles encontrarem algo no processo que precisam remover ou tratar, isso adicionará tempo extra. Os pólipos de cólon são comuns: aparecem em cerca de 30% das colonoscopias de rotina. Embora a maioria seja benigna, é procedimento padrão removê-los à vista. Isso pode adicionar mais 15 minutos.

O que acontece após o procedimento?

Você passará a primeira hora após o procedimento se recuperando no centro de saúde. Isso é para que você tenha tempo de acordar da anestesia. Sua equipe de saúde continuará monitorando seus sinais vitais e observando quaisquer sinais de complicações. Quando você estiver acordado, seu gastroenterologista irá analisar o que eles encontraram durante o exame e todos os procedimentos que realizaram. Você também receberá um relatório formal por correio ou eletronicamente. Se eles pegaram uma amostra de tecido para biópsia, você obterá esses resultados de teste um pouco mais tarde.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma colonoscopia?

Leva cerca de 24 horas para que a anestesia se desgaste completamente. É por isso que os profissionais de saúde recomendam que você não dirija, opere equipamentos ou tome decisões importantes até o dia seguinte. Mas você se sentirá mais como você mesmo a cada hora. Você pode sentir alguma dor de gás, inchaço ou náusea na primeira hora ou duas, mas isso deve passar rapidamente. Você pode retornar à sua dieta normal assim que se sentir pronto. Se o provedor removeu o tecido, você pode ter algum sangramento retal leve por alguns dias depois.

Quais são os potenciais riscos ou complicações da colonoscopia?

Riscos e complicações são raros, mas possíveis. Eles incluem:

  • Lesão na parede do cólon, como uma lágrima.
  • Sangramento descontrolado da remoção do tecido.
  • Infecção que requer antibióticos.
  • Reações anormais à anestesia.

Quando saberei os resultados da minha colonoscopia?

A maioria dos resultados você saberá imediatamente. Seu provedor poderá dizer o que encontrou, quais procedimentos realizou e se teve sucesso. Se eles removeram o tecido para biópsia, eles não terão esses resultados por mais alguns dias ou semanas. Remover o tecido e enviá-lo para um laboratório nem sempre significa que seu gastroenterologista suspeita de câncer. Pode ser apenas uma precaução, ou eles podem estar procurando outra coisa, como colite microscópica. Eles vão deixar você saber o que eles esperam encontrar.

Quais são os resultados anormais de uma colonoscopia?

Resultados anormais podem incluir:

  • Sangramento gastrointestinal não controlado.
  • Pólipos benignos, pré-cancerosos ou cancerosos.
  • Inflamação (colite) de infecção, isquemia ou doença autoimune.
  • Dano tecidual crônico, como cicatrizes.
  • Obstrução ou estreitamento do intestino (estenose).
  • Bolsas anormais no revestimento intestinal (diverticulose).

O seu médico irá discutir os seus resultados consigo e o que eles significam.

Existem formas alternativas de rastreamento do câncer de cólon?

Existem vários outros exames de rastreamento para o câncer colorretal. A colonoscopia é o exame mais sensível, o que significa que é o mais provável para detectar câncer precoce ou condições pré-cancerosas. Detectar o câncer potencial o mais cedo possível é importante para preveni-lo e tratá-lo de forma eficaz. A colonoscopia também é o único exame de rastreamento para o câncer colorretal que é diagnóstico e terapêutico ao mesmo tempo. Quando os médicos encontram tecido suspeito durante uma colonoscopia, eles podem removê-lo durante o mesmo procedimento.

Testes de rastreamento alternativos para câncer de cólon incluem:

  • Exames de sangue oculto nas fezes. Esses testes analisam uma amostra do seu cocô para procurar sinais de câncer. Diferentes variações procuram evidências de sangue em seu cocô usando diferentes métodos. Um tipo também analisa o DNA do cocô para procurar alterações que possam indicar câncer. Você deve repetir esses testes a cada um ou três anos. Se você obtiver um resultado positivo de um exame de sangue oculto nas fezes, o próximo passo será seguir com uma colonoscopia e uma biópsia de tecido.
  • Colonoscopia virtual. Uma colonoscopia virtual é um tipo de tomografia computadorizada que produz imagens 3D altamente detalhadas do cólon a partir de um leito de tomografia computadorizada. É uma colonoscopia “virtual” porque olha para dentro do cólon virtualmente, com imagens tiradas de fora do corpo. Você tem que se preparar para uma colonoscopia virtual da mesma forma que você faz para uma colonoscopia tradicional para se certificar de que seus intestinos estão limpos. Mas você não vai precisar de anestesia. Os profissionais de saúde recomendam fazer este teste a cada cinco anos.

Quais as vantagens da colonoscopia para rastreamento do câncer em relação às alternativas?

As vantagens de uma colonoscopia tradicional incluem:

  • Maior sensibilidade. É mais provável detectar alterações cancerígenas mais cedo.
  • Diagnóstico, tratamento e prevenção tudo-em-um. Se outros testes derem positivo, você terá que segui-los com uma colonoscopia tradicional de qualquer maneira para diagnosticar formalmente e tratar o câncer.
  • Você só precisa dele a cada 10 anos. Se seus resultados forem normais, você não terá que testar novamente por um tempo.

Procure um especialista

A colonoscopia pode ser diagnóstica, terapêutica e preventiva ao mesmo tempo. Pode parecer muito para passar se você não tem uma doença, mas se tiver, isso faz uma diferença importante. O câncer colorretal é a terceira causa de morte por câncer nos Estados Unidos. É evitável, mas apenas quando detectado precocemente. As colonoscopias permitem que os profissionais de saúde detectem e tratem o câncer antes que ele se desenvolva ou se espalhe e antes que você tenha sintomas. Se você for claro, só precisará de um a cada 10 anos.