A colposcopia é um procedimento para verificar o colo do útero, a parede da vagina e a vulva em busca de sinais de tecido canceroso ou pré-canceroso. Se você teve um teste de Papanicolau anormal ou um teste de HPV positivo, seu médico pode recomendar a colposcopia para se aproximar de um diagnóstico.

O que é colposcopia?

A colposcopia é um procedimento de diagnóstico que permite ao seu médico verificar o colo do útero (parte inferior do útero) e a parede da vagina em busca de tecido anormal. Durante o procedimento, um microscópio especial iluminado chamado colposcópio amplia o tecido que reveste o colo do útero e a vagina. Se o seu médico vir alguma anormalidade, ele pode coletar amostras de tecido (biópsias) que podem ser testadas em laboratório para células cancerosas ou pré-cancerosas.

Para que serve o exame de colposcopia?

As colposcopias verificam principalmente se há células cancerígenas ou células que podem se tornar câncer se não forem tratadas (também chamada de displasia cervical). Seu provedor irá procurar essas células em seu colo do útero, vagina e genitais externos (vulva). Colposcopias também podem testar verrugas genitais e crescimentos não cancerosos chamados pólipos.

Às vezes, seu médico pode recomendar uma colposcopia para avaliar outros sintomas como sangramento vaginal anormal ou coceira vulvar.

Por que uma mulher precisaria de uma colposcopia?

Pessoas designadas femininas ao nascer (DFAB), incluindo mulheres cisgênero, homens transgêneros e pessoas não binárias com vaginas, podem precisar de colposcopia para investigar resultados de exames que podem indicar anormalidades. Seu provedor pode recomendar uma colposcopia se:

  • Apresentaram resultados anormais no exame de Papanicolaou, ou no exame de Papanicolaou.
  • Apresentou resultados anormais durante o exame pélvico.
  • Teste de HPV positivo (papilomavírus humano).

Devo me preocupar se precisar de uma colposcopia?

Você não deve se preocupar. As chances são boas de que você não tenha câncer. E se você tem células pré-cancerosas, elas provavelmente não se tornarão cancerígenas enquanto você estiver esperando por sua consulta. Uma colposcopia pode permitir que seu médico identifique e trate células pré-cancerosas precocemente para que você não precise se preocupar com um diagnóstico de câncer.

Quem faz a colposcopia?

Seu médico de cuidados primários ou ginecologista pode realizar uma colposcopia. Às vezes, especialistas treinados chamados colposcopistas realizam o procedimento. Pesquisas sugerem que ter um médico especialista experiente realizando o procedimento aumenta a probabilidade de que as células pré-cancerosas sejam detectadas precocemente.

A colposcopia é considerada cirurgia?

Colposcopia não é cirurgia, mas biópsias são consideradas procedimentos cirúrgicos menores. As biópsias às vezes acontecem como parte da colposcopia. Se o seu médico encontrar alguma anormalidade durante a colposcopia, ele pode remover uma amostra do tecido suspeito. É um procedimento indolor, que leva menos de 30 minutos e não requer internação hospitalar.

Como me preparo para uma colposcopia?

  • Partilhe o seu estado de gravidez com o seu médico. Você pode fazer uma colposcopia durante a gravidez, mas pode correr maior risco de sangramento se o seu médico realizar uma biópsia durante o procedimento. Discuta essas preocupações com seu provedor.
  • Agende sua colposcopia para um horário em que você não esteja menstruada. Você pode fazer o procedimento durante a menstruação. Ainda assim, seu médico terá mais facilidade para visualizar seu colo do útero se você não estiver sangrando.
  • Evite qualquer tipo de penetração vaginal por 48 horas antes da colposcopia. Evite relações sexuais e penetração com dedos ou brinquedos sexuais. Não use tampões ou medicamentos vaginais, como cremes ou supositórios. Todas essas coisas podem alterar os resultados da sua colposcopia.
  • Tome um analgésico no dia do procedimento. Medicamentos contendo paracetamol (Tylenol©) ou ibuprofeno (Advil©, Motrin©) podem torná-lo mais confortável durante o procedimento.

O que esperar durante a colposcopia?

A colposcopia pode ocorrer em um consultório médico ou clínica. O procedimento costuma durar de 10 a 20 minutos. Você deve ser capaz de ir para casa no mesmo dia do seu procedimento.

Como é fazer colposcopia?

Uma colposcopia geralmente não é mais desconfortável do que fazer um exame de Papanicolau. Você não precisará de nenhuma anestesia ou remédio para dor. Veja o que esperar:

  1. Você vai deitar em uma mesa de exame com os pés em estribos.
  2. Seu provedor irá inserir um instrumento chamado espéculo que irá alargar sua vagina para que seu colo do útero seja visível.
  3. Seu provedor irá olhar através do colposcópio para dar uma olhada mais de perto em sua vagina e colo do útero. O colposcópio tem uma luz embutida e lentes binoculares que facilitam a visualização do colo do útero enquanto você permanece sentado aos seus pés. O colposcópio permanecerá fora de sua vagina o tempo todo.
  4. Seu provedor usará um cotonete para aplicar uma solução de ácido acético (solução de vinagre) no colo do útero. Você pode notar uma leve sensação de queimação. A solução ajuda a destacar quaisquer áreas suspeitas.

Se a colposcopia mostrar uma ou mais áreas de tecido anormal, o seu médico pode fazer uma biópsia para remover o tecido para teste.

Como é fazer uma biópsia?

Ao contrário de um teste de Papanicolau, onde o tecido de todo o colo do útero é raspado, a colposcopia permite que seu provedor colete amostras de tecido raspando células de áreas selecionadas. Pequenos pedaços de tecido serão removidos e enviados para um laboratório para ver se células cancerígenas ou pré-cancerosas estão presentes. Você pode sentir uma leve pressão ou uma pitada quando seu provedor remove o tecido anormal.

Quão dolorosa é uma colposcopia?

A colposcopia é relativamente indolor. Você pode sentir uma leve pressão quando o espéculo entra em sua vagina. Você pode sentir uma leve queimação ou ardência quando a solução entra em contato com o colo do útero. Se você precisar de uma biópsia, você pode sentir uma pitada acentuada ou uma sensação como uma cãibra de período quando a amostra de tecido é excisada. Tomar analgésicos de venda livre antes do exame pode ajudar com a dor.

O que acontece depois da colposcopia?

Você deve ser capaz de retomar as atividades normais imediatamente após a sua consulta. Se você não fez uma biópsia, você pode notar alguma mancha para os próximos dois dias.

Se você fez uma biópsia, você pode experimentar:

  • Sangramento vaginal leve que dura alguns dias.
  • Leve dor na vagina que dura alguns dias.
  • Corrimento vaginal que pode aparecer preto ou marrom (da solução acética).

Você pode usar almofadas para gerenciar qualquer corrimento vaginal ou sangramento. Enquanto isso, evite inserir qualquer coisa em sua vagina. Deixe seu colo do útero tempo para curar, evitando sexo penetrativo, tampões ou duchas. Pergunte ao seu provedor sobre por quanto tempo você deve evitar essas atividades para garantir um tempo de recuperação adequado.

O que significam os resultados da minha colposcopia?

Os resultados da sua colposcopia e biópsia determinarão se você precisa de algum tratamento. Cerca de 40% das pessoas recebem resultados que não relatam nenhum sinal de células anormais. Cerca de 60% precisam de algum tipo de tratamento para resolver uma anormalidade. Exemplos de anormalidades incluem massas no colo do útero, vagina ou vulva.

O que acontece se uma colposcopia for anormal?

Suponha que os resultados da biópsia colposcópica revelem casos precoces de anormalidade, como displasia cervical leve. Nesse caso, seu provedor pedirá que você repita o exame de Papanicolaou periodicamente. Displasia leve pode desaparecer por conta própria (o tecido retorna ao normal sem tratamento). Os tratamentos para células pré-cancerosas mais avançadas incluem:

  • Procedimento de incisão eletrocirúrgica em alça (LEEP). Um loop de fio alimentado por eletricidade destrói quaisquer células anormais.
  • Biópsia do coneUma amostra de tecido em forma de cone que inclui as células anormais é removida do colo do útero.
  • Crioterapia. Produtos químicos frios, como nitrogênio líquido, destroem todas as células anormais.
  • Cirurgia a laser. Um feixe de laser aquecido destrói quaisquer células anormais.

Em casos mais graves, você pode precisar de cirurgia para remover todo o útero. Pergunte ao seu médico sobre qualquer teste de acompanhamento que seja necessário após a cirurgia.

Quando devo saber o resultado do teste?

Os resultados da biópsia geralmente chegam dentro de dois a 10 dias. Pergunte ao seu provedor sobre quando você deve esperar resultados e como as principais descobertas serão comunicadas com você.

Quando devo ligar para o meu médico?

A colposcopia é um procedimento relativamente seguro e com poucos efeitos colaterais. Mas você deve ligar para o seu provedor se você notar qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Dor intensa na pélvis ou na parte inferior da barriga.
  • Hemorragia intensa (mais perda de sangue do que normalmente experimenta durante o período).
  • Sintomas de uma infecção, como um corrimento vaginal de mau cheiro que é mais espesso do que o normal, febre e calafrios.

Procure um especialista

Saber que você precisará de testes de acompanhamento porque teve resultados de teste anormais é assustador. A colposcopia é um procedimento simples, relativamente indolor que pode lhe dar tranquilidade de preocupação. A colposcopia pode ajudar seu médico a identificar precocemente qualquer câncer ou células pré-cancerosas para que você obtenha o tratamento de que precisa. O câncer de colo de útero diagnosticado e tratado precocemente pode ser curado. A coloscopia também pode descartar câncer. Discuta suas preocupações sobre o risco de câncer e os possíveis resultados com seu médico enquanto se prepara para o dia do exame.