Quando se fala em gripe, alguns mesmo sem estarem gripados já sentem os olhos arder, o corpo doer e a garganta arranhar! Pois é, muitos tem sintomas mais severos do que outros e acabam sofrendo mais com essa vilã do bem viver. Porém, um dos sintomas que mais chateiam a maioria dos que são acometidos pela gripe é a tosse, que acaba nos pegando em cheio e nos deixam ainda mais cansados e com sensação de fadiga corporal.

Aprenda a combater a tosse na gripe de forma natural!

O que precisamos ter em mente é que esse sintoma tão incômodo pode sim diminuir e ser tratado em conjunto com a gripe.

O ato de tossir nos mostra que nosso corpo está compreendendo que algo estranho ronda nosso organismo e que está “trabalhando para o nosso conforto”. A tosse deseja loucamente impedir que as secreções geradas pela invasão viral da gripe, escorra até os pulmões e por isso esforça a maior parte dos órgãos da respiração para pôr para fora através do movimento de expulsão da tosse.

Mas existem algumas dicas importantes que podemos usar para que a tosse possa se amenizar para termos menos desconforto.

Chá de Quiabo

Se sua tosse tiver catarro, caso você consiga tossir a ponto de ir escarrando parte da secreção, já vai fazer um bem enorme, caso não consiga, é necessário que durante 2 semanas ou enquanto o catarro durar, você toma 2 copos de chá de quiabo, adoçado com mel. Esse chá vai ajudar seu corpo a eliminar o catarro, pelo nariz ou pelas fezes.

Gengibe

Outro milagre da natureza para ajudar com a tosse e outros tipos de inflamação no corpo é o gengibre. Esse aromático ajuda e muito na tosse, nas infecções da garganta e na gripe num geral. 

Pode consumir ele com mel (sendo que ele batido ou fazer uma pasta) ou apenas da sua forma original, mastigando mesmo. Pode ser cortado em fatias e colocar no fogo com açúcar, fazendo um melado, ou até em balas que já vendem prontas! 

Já são próprias para os que chegam à procura de uma cura para tosses súbitas ou decorrentes de gripe.

Limão

E, não poderia esquecer-me do nosso querido e amado limão de todas as horas! Um potente auxiliar das gripes, infecções e tosse. Seu suco sem adição de água e adoçado ou com açúcar ou com mel, proporciona momentos únicos para sua garganta dolorida de tanto tossir. 

Pode ser feito seu chá também, ou acrescentar gotas dele na água adoçada. Seu efeito analgésico acontece na mesma hora, porém o combate a tosse e à gripe acontece com 2 a 3 dias, tomando numa frequência de 4 a 5 copos por dia.

Tosse Com Expectoração

Estamos cansados de saber que não se pode tomar chuva, tomar gelado quando se está muito quente, ou ficar muito tempo em ambiente fechado quando se há uma pessoa gripada por perto, ou até mesmo tomar banhos frios demorados a noite e lavar a cabeça, dormindo em seguida sem esperar secar. 

Estes são conselhos que nos rodeiam desde a época da casa de nossa avó até o nascimento dos nossos filhos!

Contudo, mesmo com tantos conselhos, às vezes não é fácil evitar que uma gripe ou resfriado nos pegue de jeito e com força total! E além de todos os sintomas que já são conhecidos por nós, temos aquela tosse inacreditavelmente pesada e acompanhada de muito catarro, o que nos leva a ter febre e moleza no corpo inteiro. Com toda essa tosse, o que se deve fazer para curá-la ou amenizar seus reflexos até que toda a gripe vá embora?

Certa vez, recebi uma receita natural de uma amiga que demorei a testar. Mas quando testei, foi tiro e queda! 

E essa experiência me levou a pensar que muitos métodos fáceis e simples devem existir para curar tanto catarro gerado por essas gripes, resfriados ou infecções.

Vamos então ver aqui, alguns métodos bem simples que podem nos ajudar nesse momento tão difícil da nossa gripe!

O Que é Catarro?

Quando o catarro é gerado, significa que, devido à gripe forte, secreções escaparam do filtro nasal que temos e partiram para os pulmões. 

Chegando nos pulmões, as secreções naturais dele (também um catarro) desejam expulsá-lo, formam assim um catarro mais forte para empurrar o invasor de lá, daí é quando o catarro chega à garganta, esperando nossa reação de expulsão através do escarro, ou engolindo, levando este catarro ao interior do corpo para ser tratado e expulsado nas fezes.

Mas às vezes não é tão fácil assim, e ficamos reféns dessa expectoração e para acabar com ela definitivamente, podemos recorrer aos métodos dos nossos avós e pais. Uma excelente dica é tomar de 2 a 3 copos por dia da combinação de mel, limão e alho, combinação poderosa para curar a gripe e assim deixar o organismo mais forte e valente para expulsar o catarro.

Tosse Alérgica

Em meio à nova geração em que muita poluição é produzida, fica fácil de em algum momento da vida desenvolvermos algum tipo de alergia; porém entre as alergias mais comuns desenvolvidas estão aquelas que acometem as vias aéreas ou respiratórias. Com isso, muito fácil percebermos espirros, vermelhidão nos olhos e tosse.

A tosse alérgica, além de surgir por alergia, como seu próprio nome já nos fala, pode também surgir por nosso estado emocional: uma raiva, um sentimento de culpa, nervoso e até pressão em trabalho ou estudos.

Porém existem formas de combater essa tosse para controlar sua frequência.

Formas Para Controlar A Tosse Alérgica

Mel

Uma forma infalível é o uso diário e regular do mel, que além de proporcionar alívio, hidrata a garganta, e acalma os acessos de tosse. O mel misturado ao leite também é uma excelente combinação.

Água

A ingestão em alta demanda e várias vezes ao dia de água, favorece essa hidratação e auxilia no relaxamento da irritação na garganta.

Quando uma crise muito forte inicia, há uma rouquidão, ou pigarros, coceira no céu da boca e no ouvido, neste momento, tome um copo generoso de água, nem tão natural nem tão gelada, calmamente, respirando fundo, você irá perceber que alguns desses sintomas vão se acalmar e, por fim, a tosse irá diminuir até dissipar. A água tem o poder de acalmar e hidratar tanto garganta como cordas vocais.

Extrato de Própolis

O extrato de própolis unido ao mel, é outro aliado fortíssimo contra a tosse alérgica, as propriedades do extrato de própolis tornam menor a incidência da tosse.

Cebola e Alho

Incluir na alimentação diária cebola e alho, torna a incidência tanto da tosse quanto de gripes e resfriados menor. Tomar um chá de alho, ou amassar alho em azeite e tomar uma colher, faz um bem enorme.

Água Morna Com Sal

Gargarejos diários de água morna com sal e ter em mãos balinhas de Vic ou Valda, vão te livrar de apertos caso a tosse venha como um canhão à sua garganta!

Diversas outras receitas caseiras variam de acordo com a cultura, com etnia e família. Em algumas horas vale apelar e rezar a todos os santos, porém ter uma solução que funcione bem a você para te ajudar em uma hora de muita necessidade faz toda diferença. 

Consulte seu médico caso queira recorrer a medicamentos e xaropes e caso a tosse persista e aumente de forma gradativa, observe e logo marque uma consulta médica, afinal não se pode brincar com a saúde.

Sintomas e Tratamento da Tosse Alérgica

De forma a chegar a nos confundir, uma simples tosse quando passamos por um gato, ou quando ficamos em um ambiente fechado que esteve úmido e agora acumula ácaros e mofos, como saber se aquela tosse é ou não alérgica?

Muitos fatores indicam uma tosse alérgica, e esta pode ser acompanhada de muitos outros sinais que, embora pequenos, podem ser percebidos com um pouco a mais de atenção. Uma leve ou forte coceira e irritação nos olhos e nariz, uma leve expectoração seguida de um pigarro, espirros seguidos e a tosse sempre acompanhando? Pode consultar um médico que sim, essa tosse pode ser alérgica.

Como grande parte das pessoas alérgicas, os propensos a serem alérgicos (filhos de pais alérgicos ou que em algum momento da vida já manifestaram algum tipo de alergia) devem evitar alguns tipos de situações para que não seja desencadeado em si uma série de manifestações de alergia. Essa conduta faz parte do tratamento de alérgicos e, aos que são acometidos de tosse alérgica, as indicações não são diferentes.

Malefícios do Acesso de Tosse

Um acesso de tosse pode deixar de ser apenas incomodo para se tornar uma tortura e pesadelo. Tosse com coceiras na garganta e ouvido, com leve expectoração e acompanhada de espirros, pode ser uma sequência agoniante para os portadores de alergia.

Além de todos os sintomas e acompanhantes comentados acima, o alérgico e sua tosse precisam de atenção especial quando da ingestão de alimentos que sejam à base de muito corantes e conservantes, pois estes também podem desencadear uma tosse alérgica muito agressiva.

Dentre todos os fatores, há também aquele que se soma para aumentar a frequência desta tosse, geralmente quando a tosse alérgica chega, é necessário manter a calma, pois stress, nervosismo e agitação, são comportamentos que podem levar a acesos de tosse mais fortes que pode ser um risco, pois pode-se perder a qualidade da respiração levando a uma complicação maior como o sufocamento.

O tratamento da tosse alérgica pode vir por alguns calmantes naturais como chá de gengibre e de limão e balas de mel, porém é necessário que haja uma consulta médica para que o mesmo receite medicamentos para uma eventual crise e acessos de tosse. 

Lembrando sempre que beber muita água, fazer inalações com hortelã, usar frequentemente própolis e mel e evitar situações de exposição ao alergênico, pode livrar você de momentos difíceis com sua tosse e também preveni-lo de uma complicação maior futura.