Os cravos são uma condição de pele muito comum que afeta principalmente o rosto, pescoço, costas e peito. Há uma variedade de causas, incluindo muito óleo na pele e irritação do folículo piloso. Os cravos geralmente afetam adolescentes, mas podem ocorrer em qualquer idade.

O que são cravos?

Os cravos são um tipo de acne (acne vulgar). São inchaços abertos na pele que se enchem de excesso de oleosidade e pele morta. Eles parecem que a sujeira está no solavanco, mas um reflexo de luz irregular do folículo entupido realmente causa as manchas escuras.

Cravos não são espinhas. As espinhas são pequenas e dolorosas saliências descoloridas com um líquido espesso e branco-amarelo (pus) na ponta.

A quem os cravos afetam?

Os cravos geralmente afetam adolescentes e adultos jovens submetidos a alterações hormonais. No entanto, muitos adultos continuam a ter acne em seus 20s, 30s e além. Alguns até desenvolvem cravos pela primeira vez quando adultos.

Quão comum é essa condição?

Os cravos são muito comuns. Alguns pesquisadores sugerem que os cravos afetam quase todos durante suas vidas. Eles são mais comuns entre adolescentes, mas até 10% a 20% dos adultos também têm cravos.

Como os cravos afetam meu corpo?

Seu rosto (especialmente nariz e queixo, às vezes suas bochechas), pescoço, costas e peito são mais propensos a desenvolver cravos. No entanto, as glândulas oleosas (sebáceas) estão em todo o seu corpo. Eles liberam um lubrificante oleoso chamado sebo que ajuda a manter a pele e o cabelo hidratados e brilhantes. Como resultado, embora não seja comum, cravos às vezes aparecem em seu bumbum, coxas, orelhas e axilas.

Os cravos não afetam seriamente sua saúde física, mas podem afetá-lo psicossocialmente (como a sociedade e os grupos sociais afetam sua mente) e psicologicamente (sua autopercepção e comportamento). Os cravos podem causar ansiedade, depressão, transtornos de humor e pensamentos suicidas.

Quais são os sintomas dos cravos?

Os cravos são uma forma mais branda de acne. Inchaços escuros e abertos na pele são a principal característica dos cravos. Eles não machucam ou se sentem desconfortáveis como os cabeças brancas.

O que causa cravos?

As glândulas sebáceas estão localizadas em todo o corpo, e a maioria delas se conecta aos folículos pilosos. Cravos e cravos são comedões (singular comedo). Os cravos são comedões abertos, e os cravos são comedões fechados. Comedones ocorrem quando um folículo piloso/glândula sebácea torna-se inflamado. A inflamação pode ocorrer como resultado de:

  • Aumento da produção de sebo (material oleoso produzido pela glândula sebácea).
  • Formação anormal de queratina (a proteína que ajuda a fazer o cabelo, pele e unhas).
  • Aumento dos hormônios (andrógeno).
  • Um aumento da presença de bactérias na pele que causa acne.

Os cravos são contagiosos?

Os cravos não são contagiosos. Você não pode espalhar cravos para outra pessoa através do contato pele a pele.

Como são diagnosticados cravos?

Os cravos são fáceis de reconhecer, então você não precisa necessariamente de um profissional de saúde para diagnosticá-los. Se você tem cravos junto com outras formas graves de acne, consulte um dermatologista para tratamento. Dermatologistas são médicos especializados em condições que afetam sua pele, cabelo e unhas.

Como são tratados os cravos?

Medicamentos sem prescrição podem tratar cravos. Estes podem incluir:

  • Ácido salicílico: Este está disponível sem receita para cravos como um limpador ou loção. Ajuda a remover a camada superior da pele danificada. O ácido salicílico dissolve as células mortas da pele para evitar que os folículos pilosos entupam.
  • Ácido azelaico: Cevada, trigo, centeio e outros grãos diversos contêm naturalmente ácido azelaico. Mata micro-organismos na pele e reduz o inchaço.
  • Peróxido de benzoíla: Este está disponível como um produto de venda livre (como Clearasil®, Stridex® e PanOxyl®) como um gel leave-on ou lavagem. Tem como alvo as bactérias da superfície, o que muitas vezes agrava a acne. Concentrações mais baixas e formulações de lavagem são menos irritantes para a pele. Irritação (secura) é um efeito colateral comum.
  • Retinóides (derivados da vitamina A): Retinoides, como Retin-A®, Tazorac® e Differin® (que agora está disponível sem receita médica), quebram cravos e espinhas e ajudam a prevenir poros entupidos. Você pode notar uma mudança na cor da pele ou descamação. Usar retinóides a cada dois dias ou usá-los ao mesmo tempo como um hidratante pode reduzir esses efeitos colaterais.

Se seus cravos não desaparecerem com medicamentos sem receita médica, seu médico pode recomendar:

  • Retinóides de força de prescrição: Os retinóides de força de prescrição são mais fortes do que os retinóides sem prescrição.
  • Antibióticos orais: Os antibióticos orais reduzem as bactérias que causam cravos.
  • Microdermoabrasão: Um dermatologista usa um instrumento especializado para “lixar” sua pele. Remover as camadas superiores da pele liberta os entupimentos que causam cravos.
  • Peelings químicos: Os peelings químicos usam uma solução química suave para remover camadas da pele e reduzir cravos.
  • Ressurgimento de pele a laser: O recapeamento de pele a laser direciona feixes de luz pulsantes curtos e concentrados para seus cravos. Os feixes de luz reduzem a quantidade de óleo que suas glândulas sebáceas produzem.

Existem remédios caseiros para cravos?

Existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a tratar cravos:

  • Óleo de melaleuca: O óleo de melaleuca pode prevenir ou parar o crescimento de bactérias. Aplique uma pequena quantidade de óleo de melaleuca em um aplicador de algodão e esfregue-o em seus cravos.
  • Esfoliantes com açúcar ou sal: Os esfoliantes de açúcar e sal riscam (esfoliam) as células mortas na superfície da pele. Molhe o rosto, aplique uma esfoliação com sal ou açúcar nas áreas afetadas e massageie a pele em pequenos movimentos circulares por até 30 segundos. Lave o rosto com água quando terminar.
  • Chá verde: Folhas de chá verde molhadas podem ajudar a reduzir a produção de óleo em sua pele. O chá verde também é um antioxidante. Misture folhas secas de chá verde com água e massageie as folhas molhadas em sua pele em pequenos movimentos circulares por até 30 segundos. Lave o rosto com água quando terminar.

Os cravos vão embora por conta própria?

Os cravos às vezes podem desaparecer por conta própria – depende de quão profundos são os cravos em sua pele. Se um cravo estiver perto da superfície da sua pele, é mais provável que ele desapareça por conta própria. No entanto, alguns cravos podem estar profundamente embutidos em sua pele. Cravos profundos e embutidos são menos propensos a desaparecer por conta própria. Se você tem cravos embutidos, um dermatologista ou esteticista médico pode removê-los.

Tudo bem espremer cravos?

Pode ser muito tentador – e satisfatório – espremer ou estourar cravos. No entanto, espremer cravos pode criar vários problemas:

  • Você não pode remover todo o cravo. Você pode até empurrar o cravo ainda mais para dentro de sua pele, o que pode causar irritação dolorosa.
  • Você pode introduzir bactérias ou mais óleo na abertura do cravo. Seus cravos podem ficar maiores ou até mesmo se espalhar.
  • Inflamação ou cicatrização. Sua pele é sensível, e suas unhas são muito mais fortes do que sua pele. Quando você usa suas unhas para aplicar muita pressão em sua pele para remover um cravo, você pode irritar ou danificar seriamente sua pele.

Como você se livra de cravos profundos?

Os cravos profundos devem ser removidos por um profissional médico – geralmente um dermatologista ou esteticista médico. Eles usam uma pequena ferramenta com laços metálicos rígidos nas extremidades (cravo ou extrator de comedo) para aplicar pressão uniforme em seus cravos. Eles podem remover com segurança todo o cravo e reduzir o risco de que ele retorne.

Como prevenir cravos?

Prevenir cravos é difícil, se não impossível, durante as alterações hormonais normais. Mas algumas coisas podem ajudar:

  • Lave o rosto diariamente com água morna e um limpador facial suave.
  • Use rotineiramente hidratante.
  • Você não precisa parar de usar maquiagem, mas tente usar produtos “não comedogênicos” e remover a maquiagem no final de cada dia.
  • Mantenha as mãos longe do rosto.

O que posso esperar se eu tiver cravos?

Os cravos geralmente desaparecem no início da idade adulta, embora algumas pessoas continuem a experimentá-los ao longo de suas vidas. Seu profissional de saúde, médico esteticista ou dermatologista pode ajudá-lo a gerenciar seus cravos.

Quando devo consultar meu médico sobre meus cravos?

Consulte o seu médico assim que notar cravos para iniciar o tratamento imediatamente.

Que perguntas devo fazer ao meu médico?

  • Qual a gravidade dos meus cravos?
  • Preciso consultar um médico esteticista ou dermatologista?
  • Quais medicamentos isentos de prescrição você recomenda?
  • Preciso de tratamento mais sério?

Procure um especialista

Os cravos são uma condição de pele comum que afeta a maioria das pessoas, especialmente adolescentes. Por afetar principalmente adolescentes, muitas pessoas atribuem cravos como parte da transição da infância para a vida adulta e não procuram um profissional de saúde sobre eles. No entanto, apesar de serem comuns, eles podem ter um efeito severo em sua saúde mental. Se notar sintomas de ansiedade ou depressão devido à presença de cravos, fale com o seu médico.