A culdocentese é um procedimento diagnóstico para remover o líquido anormal por trás da vagina no beco sem saída ou bolsa de Douglas. Não é tão amplamente utilizado como já foi, mas pode ajudar a diagnosticar infecções ou condições médicas.
O que é culdocentese?
A culdocentese é um procedimento médico que verifica se há líquido anormal atrás da vagina e sob o útero em uma área chamada de fundo de saco posterior. Seu médico insere uma agulha fina através de sua parede vaginal para obter uma amostra de fluido desta área para teste.
A ultrassonografia transvaginal substituiu em grande parte a culdocentese porque pode detectar líquido abdominal e pélvico. Os cirurgiões podem usar técnicas cirúrgicas minimamente invasivas ou guiadas por imagem em vez de culdocentese.
O que é o beco sem saída?
As mulheres ou pessoas designadas como fêmeas ao nascer (AFAB) têm dois becos sem saída — um anterior (na frente) e um posterior (atrás). Seu fundo de saco anterior fica entre a bexiga e o útero. Seu fundo de saco posterior fica entre o útero e o reto (atrás da vagina). O saco posterior também é conhecido como bolsa de Douglas. O líquido pode se acumular no saco posterior se você tiver certas condições médicas. A culdocentese é um procedimento diagnóstico para extrair líquido da bolsa de Douglas (ou beco sem saída posterior) para testá-lo em busca de problemas.
Quando é realizada a culdocentese?
Certas condições médicas e infecções fazem com que o líquido irregular preencha seu fundo de saco posterior. A maioria dos profissionais de saúde usa um ultrassom para detectar o fluido atrás do útero. Se suspeitarem que o líquido é anormal, podem realizar culdocentese para extrair o líquido para teste.
Algumas razões para a culdocentese são:
- Ruptura de uma gravidez ectópica.
- Doença inflamatória pélvica (DIP).
- Cistos ovarianos rotos.
- Endometriose.
- Miomas uterinos.
- Trauma na pelve.
- Dor na pelve ou abdômen inferior.
Detalhes do teste
Para que serve a culdocentese?
Seu médico pode realizar culdocentese quando eles precisam remover o líquido por trás de sua vagina e testá-lo para infecção.
Como me preparo para a culdocentese?
Você não precisa fazer muito para se preparar para a culdocentese. Seu provedor pode sugerir que você permaneça imóvel ou sentado por vários minutos antes do teste. Uma vez que você provavelmente receberá medicação anestésica para anestesiar sua vagina, você pode precisar de alguém para levá-lo para casa depois.
Como é realizada a culdocentese?
As etapas do procedimento normalmente envolvem:
- Seu médico realizará um exame pélvico e inserirá um instrumento cirúrgico para levantar o colo do útero. Isso não deve ser doloroso, mas pode ser desconfortável.
- Você entorpece uma área do colo do útero com uma anestesia local.
- Seu provedor insere uma agulha fina através da parede da vagina abaixo de onde termina o colo do útero. A agulha é acoplada a uma seringa que coleta líquido.
- Finalmente, o seu fornecedor remove uma amostra de líquido do seu fundo de saco posterior através da agulha.
A amostra de fluido é enviada para um laboratório para testes. Você pode ficar desconfortável ou sentir cólicas após a culdocentese, mas isso deve diminuir dentro de 24 a 48 horas.
O teste é doloroso?
Não, a culdocentese não deve ser dolorosa. Você receberá medicação que anestesia a área onde seu provedor insere a agulha. Podem ocorrer cólicas e desconforto leve.
Você pode precisar de alguém para levá-lo para casa se você recebeu medicamentos para relaxar.
Quais são os riscos da culdocentese?
Os riscos da culdocentese incluem:
- Punção do útero ou reto.
- Infeção.
- Perfuração de vasos sanguíneos, cistos ou tumores.
Como é diagnosticada a gravidez ectópica com culdocentese?
Esse procedimento já foi valioso no diagnóstico de gestações ectópicas rotas com hemoperitônio (sangramento) quando a ultrassonografia ainda não estava amplamente disponível. Durante esse tempo, as gestações ectópicas não foram detectadas até que se rompessem. No entanto, o ultrassom pode detectar uma gravidez ectópica antes que ela se rompa, o que reduz a necessidade de culdocentese.
O que significam os resultados da culdocentese?
Um resultado normal significa que seu fluido está claro. Sangue, cheio de pus ou grandes quantidades de líquido claro podem sugerir que há um problema.
Por exemplo, líquido amarelo cheio de pus indica uma infecção. O sangue que não coagula significa que uma gravidez ectópica se rompeu. Isso ocorre porque o sangue da área do fundo de saco não coagula.
O líquido pode precisar ser drenado ou tratado com antibióticos, dependendo dos resultados do teste.
Quando devo ligar para o meu médico?
Contacte o seu médico se tiver dor intensa no abdómen ou na pelve. Isso pode sugerir um problema. Se você teve culdocentese, chame seu médico se sentir sangramento intenso, dor ou sintomas gripais.
Qual a diferença entre culdocentese e colpocentese?
Colpocentese é um termo ultrapassado para culdocentese. São o mesmo procedimento.
Qual a diferença entre culdocentese e amniocentese?
A amniocentese é um procedimento em que o seu médico remove o líquido amniótico do seu útero durante a gravidez para testar a existência de infeção ou anomalias cromossómicas.
Procure um especialista
A culdocentese é um procedimento para remover líquido anormal da bolsa de Douglas ou do seu fundo de saco posterior. Esta área localizada atrás de sua vagina pode se encher de líquido irregular se você tiver certas condições ou infecções. O ultrassom substituiu a culdocentese na detecção de líquido na região pélvica, de modo que o uso da culdocentese diminuiu. Seu médico pode usar outras técnicas para remover o líquido anormal do seu fundo de saco posterior.