A dor anal é mais comum do que você imagina, embora as pessoas nem sempre gostem de falar sobre isso. A maioria das causas são temporárias e não graves, mas algumas podem precisar de tratamento para melhorar.

O que é Dor Anal?

A dor anal é a dor localizada dentro ou ao redor do ânus (bumbum) ou reto. Seu ânus é os últimos 3 a 4 centímetros do intestino grosso. Seu reto é o segmento de 6 polegadas que vem logo antes do ânus. Juntamente com a pele circundante, eles compõem sua região perianal. Essa região pode ser muito sensível.

A dor anal é uma condição comum com muitas causas possíveis. A maioria não é grave, mas alguns podem precisar de tratamento. É importante reconhecer a dor anal e perceber se ela piora ou não melhora. Não tenha vergonha de consultar um profissional de saúde sobre dor anal ou procurar tratamento se precisar.

Quais são as possíveis causas da dor anal?

Algumas das causas mais comuns de dor anal incluem:

  • Hemorroidas, vasos sanguíneos inchados dentro do ânus ou reto.
  • Infecções, incluindo infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e infecções fúngicas.
  • Abscesso perianal causado por uma glândula anal infectada.
  • Fissuras anais, pequenas rupturas no forro anal.
  • Trauma, de esforço para passar cocôs duros ou de penetração anal.

Algumas das causas menos comuns de dor anal incluem:

  • Fístula anal, um túnel que se desenvolve quando um abscesso anal corrói através de sua pele.
  • Doença inflamatória intestinal (DII) no reto, como colite ulcerosa ou doença de Crohn.
  • Úlceras retais, devido à DII ou síndrome da úlcera retal solitária.
  • Síndrome do elevador do ânus ou proctalgia fugaz, condições que causam espasmos musculares anais.
  • Câncer no ânus ou no reto.
  • Prurido anal, uma condição da pele que pode causar coceira intensa.

Como é a dor anal?

Um profissional de saúde diagnosticando sua dor anal pode pedir-lhe para descrever a dor ou perguntar se você tem outros sintomas junto com ela. Isso pode oferecer pistas sobre as possíveis causas de sua dor anal. Por exemplo:

Dor anal aguda

A dor anal que parece aguda ou cortante pode sugerir uma ferida aberta, como uma úlcera ou fissura. Algumas pessoas descrevem os espasmos musculares na síndrome do elevador do ânus como uma dor em pontada. Uma hemorroida trombosada também pode causar dor intensa e localizada. Esta é uma hemorroida que desenvolveu um coágulo de sangue dentro dele.

Dor anal com pressão

Você pode sentir pressão junto com dor dentro do ânus se você tiver algo inchado dentro. Pode ser uma hemorroida, um abscesso ou, raramente, um tumor. Se você tem constipação, você pode sentir dor de estresse e tensão, juntamente com a pressão de cocô endurecido e impactado preso dentro do seu reto ou canal anal.

Dor anal com coceira

A coceira anal indica uma condição da pele dentro do ânus. Alguns deles também podem causar dor anal. Hemorroidas podem causar ambos, e assim pode uma infecção por levedura anal (uma forma de candidíase). Verrugas anais são outra causa possível. As verrugas anais são um sintoma do papilomavírus humano (HPV), uma IST comum.

Dor anal após cocô

Se você notar dor anal, particularmente após o cocô, pode ser porque o cocô irrita sua condição. Uma fissura anal é uma causa comum de dor após o cocô porque o cocô estica a fissura (rasgo). O cocô também pode irritar as hemorroidas e fazer com que elas sangrem ou prolapsem – cutucar o ânus.

Dor anal durante a menstruação

A dor anal durante a menstruação é comum. As cólicas menstruais podem afetar os músculos perianais, bem como os músculos do útero. Uma substância química chamada prostaglandina faz com que esses músculos se contraiam, às vezes bruscamente. Mais raramente, a endometriose pode afetar o reto, causando dor menstrual e sangramento.

Dor anal durante a gravidez

Constipação e hemorroidas são desconfortos comuns na gravidez. À medida que a gravidez progride, o peso do feto em crescimento pode pressionar os nervos perianais. Você pode sentir essa pressão e dor mais ao sentar. E à medida que a gravidez progride, você pode estar sentada mais do que o normal.

O que devo fazer se tiver dor anal?

Em muitos casos, você pode tratar a dor anal em casa. Muitas vezes desaparece em poucos dias. Em outros casos, não melhora ou piora. Nunca é uma má ideia verificar com um médico sobre a dor anal, especialmente se for grave, duradoura ou vier com outros sintomas preocupantes, como sangramento retal.

Quais medicamentos ou terapias posso usar para tratar a dor anal em casa?

Para alívio imediato da dor anal, você pode tentar:

  • Analgésicos isentos de prescrição (OTC), como paracetamol ou AINEs.
  • Aplicar um creme medicamentoso, como hidrocortisona ou lidocaína.
  • Mergulhe seu ânus em um banho de assento por 20 minutos, várias vezes ao dia.
  • Tomar um laxante sem receita para melhorar a constipação.

Como os profissionais de saúde tratam a dor anal?

Um profissional de saúde fará perguntas sobre seus sintomas e examinará seu ânus, se necessário, para diagnosticar a causa de sua dor anal. O tratamento vai depender da causa. Em muitos casos, eles aconselham os mesmos tratamentos caseiros listados acima. Mas algumas condições mais complicadas podem exigir:

  • Antibióticos, antivirais ou antifúngicos para tratar uma infecção.
  • Prescrição de medicamentos para dor (analgésicos).
  • Medicamentos direcionados para tratar a inflamação retal relacionada à DII.
  • Cirurgia para reparar uma fístula, remover uma hemorroida trombosada ou liberar tensão muscular.

Quando devo consultar um médico sobre minha dor anal?

Você sempre pode consultar um médico sobre dor anal se você não tem certeza do que está causando ou como tratá-lo. Se você já tentou tratá-lo em casa e não funcionou, entre em contato com um profissional de saúde antes que piore. Consulte um provedor imediatamente se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas alarmantes:

  • Dor que é forte o suficiente para interferir em suas atividades diárias ou acordá-lo à noite.
  • Dor que não é aliviada por medicamentos isentos de prescrição ou que piora.
  • Dor acompanhada de sangramento intenso ou contínuo.
  • Dor que impede o cocô ou prisão de ventre que não é aliviada por laxantes.

Procure um especialista

A dor anal pode ser desconfortável de mais de uma maneira. Além do seu desconforto físico, você pode se sentir relutante em abordar seu sintoma com um profissional de saúde. Mas não deixe que o constrangimento o impeça de obter os cuidados de que precisa. Lembre-se, a dor anal não é incomum, e a ajuda está lá fora.