O eczema do bebê é uma condição de pele comum que afeta os bebês. O eczema faz com que a pele do bebê fique seca, irregular e coçando. O tratamento está disponível para reduzir os sintomas e ajudar a pele do seu bebê a curar. O eczema é uma condição crônica que pode ir e vir ao longo da vida do seu filho.
O que é eczema do bebê?
O eczema do bebê é uma condição de pele comum que afeta bebês e crianças pequenas. O eczema faz com que as manchas da pele do bebê fiquem coçando, secas e esburacadas. O lugar mais comum onde os sintomas de eczema afetarão seu bebê é em seu rosto.
Quem o eczema do bebê afeta?
O eczema infantil afeta cerca de 15% a 20% dos bebês com menos de 2 anos nos Estados Unidos. A condição pode durar até a idade adulta.
Como o eczema do bebê afeta a pele do meu filho?
O eczema do bebê torna a pele do bebê seca, com coceira e sensível. Isso acontece porque a barreira protetora do bebê na camada mais externa da pele é fraca e não funciona como esperado. Seus sintomas podem durar algumas semanas cada vez que há um surto de sintomas.
O eczema do bebê é uma condição crônica, onde pode ir e vir inesperadamente. Algumas crianças crescem fora da condição quando atingem a idade adulta, mas ainda experimentarão sintomas de pele seca ou surtos leves ao longo da vida.
Os sintomas e causas
Os sintomas do eczema do bebê começam após a interação com um gatilho que irrita a pele.
Quais são os sintomas do eczema do bebê?
Os sintomas do eczema do bebê geralmente começam durante os primeiros seis meses. Os sintomas podem incluir:
- Pele seca.
- Coceira na pele.
- Erupção cutânea acidentada.
- Descoloração da pele; vermelho ou mais escuro do que o seu tom de pele natural (hiperpigmentação).
Onde os sintomas do eczema do bebê afetam meu filho?
O eczema do bebê pode afetar a pele em qualquer lugar do corpo do seu filho, mas a condição é mais comum em:
- Rosto.
- Escalpo.
- Pé.
- Braços e pernas.
O que causa o eczema do bebê?
Uma combinação de fatores genéticos e ambientais causa eczema no bebê. Esses fatores incluem:
- Irritantes e alérgenos da pele: Várias coisas no ambiente do seu bebê podem incomodar a pele do seu filho. Se o seu filho tem alergia, os sintomas de eczema podem surgir em sua pele. Irritantes ambientais comuns e alérgenos incluem tecidos, sabonetes e certos alimentos.
- Reação do sistema imunológico: O sistema imunológico do bebê se defende contra invasores estranhos, como bactérias e vírus, que podem deixar seu filho doente. Se o seu bebê tem eczema, seu sistema imunológico pode reagir exageradamente e confundir células saudáveis da pele e pequenos irritantes no ambiente do bebê como um invasor estranho. Como resultado, o sistema imunológico do bebê atacará as células da pele do bebê, o que pode causar sintomas de eczema.
- Genética: Durante a concepção, o óvulo e os espermatozoides se encontram para dar ao seu filho os blocos de construção de seu corpo, que são seus genes. Às vezes, ocorrem alterações no DNA do bebê (mutação genética), o que pode afetar como o corpo do bebê funciona e se desenvolve. Um diagnóstico de eczema pode causar uma falta de proteínas no corpo do bebê que são responsáveis por manter a barreira protetora da pele. Se a barreira protetora do seu filho na pele não estiver funcionando conforme o esperado, ele pode apresentar sintomas de eczema.
O que desencadeia o eczema do bebê?
A pele do seu bebê é única e pode reagir a diferentes gatilhos em seu ambiente que causam sintomas de eczema do bebê. Alguns dos gatilhos mais comuns incluem:
- Material de vestuário ou tecidos.
- Temperatura, ar seco ou sudorese.
- Sabões ou detergentes.
- Entrar em contato com um alérgeno (pelos de animais de estimação, poeira, certos alimentos e plantas).
O eczema do bebê é contagioso?
Não, o eczema do bebê não é contagioso. A condição não pode se espalhar de pessoa para pessoa.
Como é diagnosticado o eczema do bebê?
Seu médico irá diagnosticar eczema após um exame físico. O aparecimento da erupção cutânea na pele do bebê leva a um diagnóstico preciso de eczema. Seu médico pode oferecer exames adicionais para descobrir o que causou a formação de sintomas na pele do bebê. Os testes podem incluir:
- Um teste de alergia.
- Exames de sangue.
- Uma biópsia de pele.
Controlo da doença e tratamento
Como o eczema do bebê é tratado?
O tratamento varia para o eczema do bebê com base no que causou o surgimento dos sintomas do seu filho e na gravidade dos sintomas. O tratamento para o eczema do bebê pode incluir:
- Eliminar ou evitar gatilhos: Evite sabonetes, loções ou detergentes perfumados ou perfumados. Essas coisas podem causar eczema para flare. Seu médico pode testar a pele do bebê para identificar se ele é alérgico a certas coisas em seu ambiente que ele entra em contato regularmente. Se você é capaz de identificar o que causa os gatilhos de eczema do seu bebê, evitar essas causas ajuda a pele do seu bebê a curar e previne futuras crises de eczema.
- Usando corticosteroides tópicos: Estas são pomadas de força de prescrição que você esfrega na pele do seu bebê como uma loção. Os corticosteroides ajudam a reduzir a coceira e o inchaço. Para eczema leve, aplique pomada tópica de hidrocortisona OTC 1% duas vezes ao dia por não mais de duas semanas. Para eczema moderado a grave, seu médico pode recomendar pomadas esteroides de força de prescrição. Qualquer pomada esteroide não deve ser aplicada por mais de duas semanas, uma vez que pode levar à descoloração, afinando a pele.
- Aplicar hidratante na pele do bebê: Manter a pele do bebê hidratada pode reduzir os sintomas, acalmar a pele, remover o desconforto e prevenir crises. Escolha hidratantes projetados para bebês e produtos que não contenham fragrâncias. O melhor momento para aplicar hidratantes na pele do bebê é após o banho e algumas vezes ao longo do dia, quando a pele dele parece seca.
Quem trata o eczema do bebê?
O pediatra do seu bebê pode diagnosticar e tratar o eczema. Se o seu bebê tem sintomas recorrentes ou graves, seu pediatra pode recomendar a visita de um dermatologista que é um especialista em cuidados com a pele.
Em quanto tempo após o tratamento meu bebê se sentirá melhor?
Após o início do tratamento, os sintomas do bebê podem diminuir após alguns dias. Pode levar várias semanas até que a pele do bebê cicatrize completamente.
O eczema do bebê desaparece por conta própria?
O eczema do bebê precisa de tratamento para desaparecer completamente. O melhor tratamento é usar hidratante diariamente ou várias vezes ao dia para manter a pele do bebê hidratada.
A maioria dos casos de eczema do bebê desaparece quando eles começam a escola, por volta dos 4 ou 5 anos. Às vezes, o eczema pode desaparecer ou reduzir em gravidade à medida que seu filho chega à adolescência ou quando eles se transformam em adultos. À medida que seu filho cresce, ele pode ter pele sensível ou surtos de sintomas de eczema ao longo da vida.
Como posso prevenir o eczema do bebê?
Uma vez que vários fatores podem causar eczema em seu bebê, não há como prevenir completamente a condição. Você pode ajudar seu bebê a reduzir o risco de desenvolver um surto de sintomas ao:
- Evitando gatilhos, irritantes e alérgenos.
- Usar hidratante na pele do seu bebê diariamente.
- Dar banhos ao seu bebê com água morna, não quente, que tem entre cinco a 10 minutos de duração.
- Escolhendo hidratantes ou pomadas sem fragrância, pensadas para bebês.
O que posso esperar se meu bebê tiver eczema no bebê?
O eczema faz com que a pele do bebê fique seca e coçando. Seu bebê pode tentar coçar a pele para aliviar a coceira. Embora possa ser difícil evitar que seu bebê coce a pele, coçar pode torná-lo mais propenso a contrair uma infecção. Uma infecção ocorre quando uma bactéria ou um vírus entra no corpo do seu filho. Isso pode piorar os sintomas do seu filho. Visite o provedor do seu filho se os sintomas piorarem ou se ele tiver uma infecção.
Para evitar efeitos colaterais como uma infecção na pele do bebê, mantenha a pele do bebê hidratada com cremes, pomadas ou loções projetadas para a pele do bebê. Reidratar a pele do bebê pode reduzir os sintomas e prevenir a coceira.
Existe cura para o eczema do bebê?
Não, não há uma cura para o eczema do bebê. O tratamento está disponível para ajudar a pele do seu bebê a curar e fazer com que seus sintomas desapareçam. Alguns casos de eczema do bebê desaparecem no momento em que seu filho cresce em um adulto, mas eles podem experimentar sensibilidade da pele ou sintomas mínimos de eczema ao longo da vida.
Quando devo consultar o profissional de saúde do meu bebê?
Visite o seu médico se a pele do seu bebé mostrar sinais de uma infecção. Bebês diagnosticados com eczema correm um alto risco de desenvolver uma infecção porque a barreira protetora de sua pele não funciona como deveria. Coçar também pode quebrar a pele do bebê, expondo seu corpo a bactérias ou vírus que podem entrar em seu corpo. Os sinais de uma infecção incluem:
- Bolhas ou feridas cheias de líquido.
- Uma crosta amarela se forma ao redor de sua erupção cutânea eczema.
- Inchaço e um tom vermelho escuro a roxo para sua erupção cutânea.
- Dor ou sensibilidade ao toque.
- Febre ou calafrios.
Que perguntas devo fazer ao meu médico?
- Quando devo aplicar hidratante na pele do meu bebê?
- Devo aplicar um creme de corticosteroide na pele do meu bebê antes de aplicar um hidratante?
- Meu bebê tem alguma alergia?
- O que desencadeou os sintomas do meu bebê?
Qual a diferença entre eczema do bebê e acne?
Os sintomas de eczema do bebê e acne podem parecer semelhantes, mas há diferenças entre as duas condições. A acne do bebê faz com que espinhas se formem na pele do bebê, especificamente vindas das glândulas de óleo em seus folículos pilosos. O eczema causa manchas secas e com coceira na pele que formam uma erupção cutânea. O eczema também pode causar inchaços na pele do bebê. Esses solavancos não são preenchidos com fluido. Algumas espinhas de acne são cheias de líquido. A acne do bebê pode resolver por conta própria, mas o eczema do bebê precisa de tratamento para reidratar a pele do bebê.
Procure um especialista
O eczema do bebê geralmente afeta o rosto do seu filho e pode ser preocupante ver uma erupção cutânea se formar repentinamente nas bochechas do bebê. Evitar irritantes e gatilhos e manter a pele do bebê hidratada e hidratada ajuda a melhorar o tempo de cicatrização da pele e prevenir futuras crises. Enquanto seu bebê não é capaz de vocalizar que ele está coçando, você pode ficar um passo à frente de sua condição agendando horários ao longo do dia para colocar hidratante em sua pele para evitar que ele coce sua erupção cutânea eczema. Você também pode considerar colocar luvas nas mãos do bebê para que ele não possa coçar a pele, o que pode piorar os sintomas.