A enteroscopia com balão é um procedimento não cirúrgico. É realizado usando um tubo longo e fino com um balão e uma câmera na ponta para avaliar o intestino delgado. Instrumentos minúsculos podem fazer uma biópsia, remover pólipos e, às vezes, parar de sangrar. Você pode precisar desse procedimento se outros testes mostrarem sinais de doença e seu médico precisar de um olhar mais atento.

O que é Enteroscopia com Balão?

A enteroscopia com balão, também conhecida como enteroscopia assistida por balão ou endoscopia profunda, é um procedimento realizado para avaliar e tratar problemas no intestino delgado. É uma das únicas técnicas não cirúrgicas para examinar toda a extensão do seu trato gastrointestinal (GI).

Como funciona a endoscopia profunda?

A enteroscopia por balão usa um tubo longo e fino (enteroscópio) com um ou dois balões, uma câmera de alta resolução e instrumentos minúsculos na ponta. Seu gastroenterologista chega ao intestino delgado passando o enteroscópio pelo esôfago ou pelo ânus. O(s) balão(s) infla(m) e desinflam, criando uma passagem segura para que o enteroscópio avance além do alcance de um telescópio sem balão.

Por que essa técnica é necessária?

Seu intestino delgado tem aproximadamente 20 metros de comprimento. É a seção mais longa do seu sistema digestivo. É estreito, com muitas dobras e vincos. Os instrumentos não cirúrgicos tradicionais (endoscópios) não são longos ou flexíveis o suficiente para atingir todo o comprimento. Os enteroscópios têm mais que o dobro do tempo dos instrumentos tradicionais.

Por que posso precisar de uma enteroscopia com balão?

A razão mais comum é identificar e tratar a fonte do sangramento intestinal.

Outras razões pelas quais você pode precisar de endoscopia profunda incluem diagnóstico e manejo de:

  • Pólipos do intestino delgado, tumores ou outras lesões de massa.
  • Doença de Crohn do intestino delgado.
  • Obstrução parcial do intestino delgado, como estenose (um estreitamento anormal dos intestinos).
  • Anatomia intestinal anormal que impede que você tenha uma cápsula do intestino delgado, endoscopia ou outros testes de diagnóstico.
  • Corpos estranhos retidos.

Quem faz enteroscopia com balão?

Um médico especializado em doenças gastrointestinais (gastroenterologista) realiza este procedimento.

Como me preparar para uma enteroscopia com balão?

Preparar-se para este procedimento requer esvaziar o intestino delgado. O método certo para você depende de onde a enteroscopia começará:

  • O intestino delgado superior (através do esôfago) requer uma dieta líquida clara começando após o meio-dia do dia anterior ao procedimento até duas horas antes do procedimento.
  • O intestino delgado inferior (através do ânus) requer jejum antes do procedimento. Também envolve um preparo intestinal completo, como para uma colonoscopia. Você consome uma combinação de laxantes e uma bebida eletrolítica para desencadear diarreia de limpeza intestinal a partir do dia anterior ao procedimento.

A preparação também pode incluir a interrupção de certos medicamentos como anticoagulantes, medicamentos para diabetes ou suplementos de ferro. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que utiliza. Eles informarão quais são seguros para parar de tomar.

O que acontece durante a enteroscopia com balão?

Você recebe medicação para ajudá-lo a relaxar ou anestesia geral para colocá-lo no sono e bloquear temporariamente a sensação. Depois de passar o enteroscópio através do esôfago ou ânus, o gastroenterologista infla e esvazia repetidamente o(s) balão(s). Cada vez que o balão infla e esvazia, o escopo avança uma curta distância. Acessar toda a extensão do intestino delgado pode levar até duas horas.

Que tipos de exames e tratamentos posso receber durante a endoscopia profunda?

Uma enteroscopia com balão pode incluir:

  • Examinar o intestino delgado em busca de sinais de doença que podem incluir inchaço anormal.
  • Identificar a origem e tratar o sangramento interno.
  • Realização de rastreamento de câncer em pessoas com histórico familiar de câncer de intestino delgado hereditário.
  • Remoção de pólipos, outros crescimentos anormais ou corpos estranhos.
  • Fazer uma biópsia de tecido anormal para que os profissionais de saúde possam examiná-lo sob um microscópio.
  • Alargar uma área estreitada em seus intestinos (estenose) e mantê-la aberta implantando um dispositivo de malha oca (stent).

Quais os riscos e benefícios da enteroscopia com balão simples ou duplo?

O benefício mais significativo desta técnica é evitar cirurgias abdominais. Você também evita os riscos que vêm com grandes cirurgias e a recuperação é mais rápida.

Como acontece com qualquer procedimento médico, enteroscopia com balão único ou duplo traz certos riscos, incluindo:

  • Gases dolorosos e desconforto abdominal durante a recuperação.
  • Pancreatite.
  • Riscos da anestesia, que incluem náuseas e vômitos, baixa temperatura corporal e dores de cabeça.
  • Rasgo no revestimento do intestino delgado (perfuração intestinal).
  • Dor de garganta após enteroscopia oral com balão.

Em quanto tempo receberei meus resultados?

Você pode receber resultados logo após acordar. Se o seu médico fez uma biópsia ou removeu um pólipo, os resultados geralmente estão disponíveis dentro de uma semana.

Como é a recuperação da endoscopia profunda?

A enteroscopia com balão é um procedimento ambulatorial, então você pode ir para casa após o término da anestesia. Mesmo que você se sinta alerta, não é seguro para você dirigir no dia do seu procedimento. Você deve providenciar uma carona para casa acompanhado por um adulto responsável.

Ao chegar em casa, é importante descansar. Se você teve que fazer a preparação intestinal, você deve consumir muita água e comer refeições nutritivas. A maioria das pessoas retoma as atividades regulares no dia seguinte ao procedimento.

Qual a diferença entre enteroscopia com balão único e enteroscopia com balão duplo?

Tanto a enteroscopia com balão único quanto a enteroscopia com balão duplo são maneiras seguras e eficazes para o seu médico visualizar seu intestino. Ambos os procedimentos usam um enteroscópio fino dentro de um overtube. A principal diferença entre os dois está em como o escopo chega ao seu intestino. Na enteroscopia com balão único, o enteroscópio possui apenas um balão e uma ponta flexível que ancora o aparelho à medida que ele avança pelo intestino. Em vez de uma ponta flexível, na enteroscopia com balão duplo, um balão atua como âncora, enquanto o outro ajuda o escopo a avançar.

O enteroscopia de balão duplo normalmente pode avançar mais profundamente no intestino delgado do que o enteroscopia de balão único, permitindo um exame mais frequente de todo o intestino delgado.

Procure um especialista

A enteroscopia com balão, ou enteroscopia assistida por balão, é um procedimento para avaliar e tratar a doença do intestino delgado. O procedimento ajuda a diagnosticar e tratar uma série de condições, incluindo sangramento intestinal e pólipos. A endoscopia profunda é mais suave em seu corpo do que a cirurgia. Você experimentará menos desconforto durante a recuperação e um retorno mais rápido às atividades diárias.