O Escore de Apgar é uma avaliação rápida que seu bebê recebe imediatamente após o nascimento. Ele ajuda os profissionais de saúde do seu bebê a determinar se ele precisa de cuidados médicos imediatos. O teste de Apgar mede a aparência, pulso, careta, atividade e respiração do bebê. Qualquer escore igual ou superior a 7 é considerado um bom escore de Apgar.

O que é o Escore de Apgar?

O Escore de Apgarr do recém-nascido é uma maneira rápida de os profissionais de saúde do seu bebê avaliarem o bem-estar do bebê imediatamente após o nascimento. O índice de Apgar é um método padrão usado para determinar se o bebê precisa de cuidados médicos imediatos. Seu bebê pode precisar de ajuda para respirar, pode estar tendo problemas cardíacos ou pode ter outras necessidades médicas relacionadas à transição da vida no útero.

Os profissionais de saúde do seu bebê não usam o índice de Apgar para prever o desenvolvimento futuro, a inteligência ou a saúde futura do bebê. Os testes de Apgar não podem ser usados para determinar se o bebê terá problemas de saúde graves ou de longo prazo. O índice de Apgar simplesmente alerta os profissionais de saúde do seu bebê se ele precisar de um pouco de assistência extra imediatamente após o nascimento.

Quando é realizado o Escore de Apgar?

O Escore de Apgar é realizado um minuto após o nascimento do bebê e cinco minutos após o nascimento. A pontuação em um minuto avalia o quão bem seu recém-nascido tolerou o processo de nascimento. A pontuação em cinco minutos diz aos profissionais de saúde do seu bebê o quão bem seu bebê está fazendo a transição para a vida fora do seu útero. Raramente, o teste de Apgar também é realizado 10 minutos após o nascimento. Isso só é feito se o índice de Apgar for menor que 7 aos 10 minutos.

Quem realiza o exame de Apgar?

Assim que o bebê nascer, uma enfermeira do trabalho de parto definirá um cronômetro para um minuto e outro temporizador para cinco minutos. Após cada cronômetro disparar, um médico, parteira, enfermeiro ou outro profissional de saúde realizará os testes de Apgar.

Como funciona o exame de Apgar?

O Escore de Apgar do seu bebê é baseado em cinco fatores. O profissional de saúde do seu bebê dará 0, 1 ou 2 pontos com base em sua condição em cada categoria do teste de Apgar. Os pontos são somados para uma pontuação total possível de 10. Apgar significa Appearance, Pulse, Grimace, Activity e Respiration:

  • R — Aparência: O profissional de saúde do seu bebê analisará o tom ou a cor da pele do seu bebê. Os recém-nascidos só começam a circular sangue rico em oxigênio depois de nascerem e terem respirado pela primeira vez. O sangue rico em oxigênio é o que faz os bebês passarem de um tom azulado para uma cor mais rosa.
  • P — Pulso: O médico do seu bebê irá verificar o pulso do seu bebê. Esta é uma medida da frequência cardíaca do seu bebé e da sua capacidade de bombear sangue.
  • G — Careta: Careta é a reação do bebê à estimulação. Também é chamada de irritabilidade reflexa. O médico do seu bebê determinará a careta aspirando o nariz ou a boca do bebê.
  • R — Atividade: A atividade é uma medida do tônus ou movimento muscular do bebê. O profissional de saúde do seu bebê irá analisar a quantidade de movimento nos braços e pernas do seu bebê.
  • R — Respiração: A respiração é classificada pelo esforço respiratório do bebê. É determinado por quanto e quão alto seu bebê chora.

A avaliação do escore de Apgar é baseada na tabela de Apgar:

Apgar

O que acontece durante o teste de Apgar?

O profissional de saúde do seu bebê fará uma rápida avaliação dos cinco fatores do teste de Apgar, incluindo:

  • Examine a cor da pele e o tônus muscular do bebê.
  • Ouça o choro.
  • Use um estetoscópio para ouvir a frequência cardíaca do seu bebê.
  • Sucção do nariz ou da boca do bebê para testar seus reflexos.

O que é um Escore de Apgar normal?

O índice de Apgar do seu bebê varia de 0 a 10. Quanto maior o índice de Apgar do seu bebê, melhor ele está se saindo após o nascimento. A maioria dos recém-nascidos obteve escore 7, 8 ou 9 no teste de Apgar. Um escore igual ou superior a 7 é considerado um bom índice de Apgar. Pouquíssimos recém-nascidos marcam um 10 perfeito porque demora um pouco para que suas mãos e pés se aqueçam e fiquem rosas. Cerca de 90% dos lactentes apresentam Apgar de 7 a 10.

O que acontece se o Escore de Apgar for baixo?

Qualquer pontuação inferior a 7 no teste de Apgar é um sinal de que seu bebê pode precisar de atendimento médico. Quanto menor a pontuação, mais ajuda seu bebê precisa para se ajustar à vida fora do útero. A maioria dos baixos escores de Apgar é causada por:

  • Gravidez de alto risco.
  • Nascimentos prematuros.
  • Trabalho de parto e/ou parto difícil.
  • Cesariana.
  • Líquido nas vias aéreas do bebê.

Se o seu bebê tem um índice de Apgar baixo, isso não significa que ele terá problemas de saúde graves ou de longo prazo. Na verdade, o índice de Apgar não serve para prever a saúde futura do bebê. No entanto, imediatamente após o nascimento, seu bebê pode precisar:

  • Sucção: Seu bebê pode precisar de ajuda para limpar suas vias aéreas para ajudá-lo a respirar.
  • Oxigênio: Seu bebê pode precisar de oxigênio. Uma máscara pode ser colocada sobre o rosto do bebê para dar-lhe oxigênio. Se o seu bebé não estiver a respirar sozinho dentro de alguns minutos, o seu médico pode colocar um tubo na traqueia do seu bebé.
  • Estimulação física: O profissional de saúde do seu bebê pode estimular e secar seu bebê para que seu coração bata em um ritmo regular.
  • Outras intervenções: Eles podem dar ao bebê fluidos e medicamentos através de um vaso sanguíneo em seu cordão umbilical para fortalecer seus batimentos cardíacos também.

Com esses tratamentos, a maioria dos baixos escores de Apgar no primeiro minuto estará próxima do normal no teste de Apgar no quinto minuto. Se o índice de Apgar do seu bebê ainda estiver baixo após esses tratamentos, ele será levado a uma unidade especial de recém-nascidos (neonatal) para atendimento médico mais intensivo.

Quando saberei o resultado do Exame de Apgar?

O profissional de saúde do seu bebê realizará os testes de Apgar um minuto após o nascimento do bebê e cinco minutos após o nascimento. Eles serão capazes de determinar os escores de Apgar do seu bebê nesses momentos. Se o profissional de saúde do seu bebê tiver alguma preocupação com o índice de Apgar do seu bebê, ele informará o que está acontecendo e quais cuidados eles estão dando ao seu bebê.

Quem inventou o Escore de Apgar?

A Dra. Virginia Apgar desenvolveu o índice de Apgar em 1952. Ela criou o sistema de pontuação como um método padrão para avaliar rapidamente a saúde de um recém-nascido imediatamente após o nascimento. O sistema de pontuação do Dr. Apgar tornou-se o primeiro método clínico a reconhecer as necessidades de saúde dos recém-nascidos. Seu trabalho também ajudou a estimular o desenvolvimento de cuidados intensivos neonatais especializados. Em 1963, a sigla APGAR foi cunhada a partir do nome do Dr. Apgar.

Procure um especialista

Depois que seu bebê nascer, os profissionais de saúde do bebê vão querer avaliar sua condição de saúde. O índice de Apgar é um método simples e rápido para ajudá-los a determinar o estado de saúde do seu bebê. Mas não coloque muito foco no índice de Apgar do seu bebê. Muitos recém-nascidos com baixos escores de Apgar só precisam de um pouco mais de tempo para se adaptar à vida fora do útero. A maioria dos bebês passa a ter uma vida normal e saudável.