Um exame de aneurisma de aorta abdominal (AAA) é um exame de ultrassom indolor que verifica sinais de um aneurisma na barriga. Os profissionais de saúde recomendam para pessoas em risco de desenvolver um AAA.
O que é um rastreamento de Aneurisma de Aorta Abdominal?
O rastreamento do aneurisma de aorta abdominal é um exame de imagem rápido e indolor que verifica sinais de um aneurisma de aorta abdominal (AAA).
Um AAA é uma protuberância na parte da aorta que viaja através da barriga (aorta abdominal). AAAs podem ficar maiores lenta e silenciosamente ao longo de muitos anos. A maioria das pessoas não tem sinais ou sintomas de alerta até que o aneurisma estoure (rupturas). A ruptura do aneurisma é uma emergência médica que causa hemorragia interna e geralmente é fatal.
Os rastreios AAA ajudam a encontrar os aneurismas precocemente, antes da sua ruptura. Isso dá ao seu médico a chance de tratar o aneurisma antes que ele se rompa para que você tenha a melhor chance de sobrevivência.
Nem todo mundo precisa de uma triagem AAA. Os profissionais de saúde recomendam este teste para as pessoas com maior risco de AAA.
Quem deve ser rastreado para um aneurisma da aorta abdominal?
Você deve fazer uma triagem AAA se:
- São homens ao nascer (AMAB), com pelo menos 65 anos de idade e têm qualquer história de uso de tabaco (definido como fumar pelo menos 100 cigarros em sua vida).
- Tem pelo menos 65 anos de idade e qualquer um dos seus pais biológicos, irmãos ou filhos teve um AAA (independentemente do seu sexo atribuído no nascimento).
Seu médico também pode recomendar uma triagem se:
- São do sexo feminino ao nascer (AFAB), têm pelo menos 65 anos de idade e têm qualquer história de uso de tabaco.
- Tem menos de 65 anos e tem múltiplos fatores de risco para um AAA ou história familiar da condição (independentemente do seu sexo atribuído no nascimento).
Converse com seu médico sobre se uma triagem AAA é apropriada para você.
Como é feito o rastreamento do aneurisma de aorta abdominal?
Os profissionais de saúde usam um ultrassom abdominal para rastrear um AAA. Este método de teste é indolor e não invasivo. Ele usa ondas sonoras de alta frequência para tirar fotos do interior do seu corpo. Neste caso, o teste capta imagens do interior da barriga, incluindo a aorta abdominal.
Como me preparo?
Você não precisa fazer nada para se preparar para uma triagem AAA. Você pode querer conversar com seu provedor sobre por que você precisa do teste e quando você receberá os resultados.
O que acontece durante o teste?
Um técnico de ultrassom irá:
- Você já se deitou em uma mesa de exames e se sente confortável. Pode ser necessário levantar a camisa para que o técnico possa acessar sua barriga.
- Aplique um gel claro e fresco sobre a pele da barriga. Este gel ajuda as ondas de ultrassom a entrar em seu corpo.
- Mova uma pequena varinha de mão (transdutor) sobre o gel para tirar fotos da aorta.
- Limpe o gel e diga que o teste está feito.
O teste normalmente leva de 10 a 15 minutos.
Quais são os riscos desse teste?
Uma triagem de AAA é segura sem riscos conhecidos.
O que significam os resultados?
Seu médico discutirá os resultados do teste com você. Sua triagem pode mostrar:
- Sem aneurisma. Isso significa que não há alargamento anormal da aorta. É o resultado de triagem mais comum. Você provavelmente não precisará de nenhum monitoramento adicional para AAA.
- Aneurisma. Isso significa que há uma protuberância na aorta abdominal que é pelo menos 50% do diâmetro normal. Para a maioria das pessoas, isso significa um diâmetro de pelo menos 3 centímetros. Os AAAs variam em tamanho de pequeno a grande. Um aneurisma grande tem pelo menos 5,5 centímetros de largura (em homens e pessoas designadas como homem ao nascer) ou pelo menos 5,0 centímetros de largura (em mulheres e pessoas designadas como mulheres ao nascer). O seu médico irá dizer-lhe o tamanho do seu aneurisma e o que isso significa para o seu plano de tratamento.
Se os resultados forem anormais, quais são os próximos passos?
Se a triagem mostrar que você tem um AAA, não entre em pânico. Seu provedor lhe dirá os próximos passos e o que você pode esperar. Aneurismas pequenos geralmente não requerem cirurgia. Em vez disso, seu provedor recomendará a vigilância. Isso significa que você consulta seu médico em intervalos regulares (geralmente a cada seis a 12 meses) para exames de imagem. Seu provedor vai ficar de olho no aneurisma e ver se ele fica maior. Em algumas pessoas, o aneurisma cresce lentamente ou permanece do mesmo tamanho. Em outros, pode crescer mais rapidamente. É por isso que os exames de imagem regulares são tão importantes.
Seu médico pode recomendar a cirurgia se o aneurisma for grande em sua triagem inicial ou se ficar maior com o tempo. Muitas pessoas são candidatas ao reparo endovascular de aneurisma (EVAR). Este procedimento minimamente invasivo dá-lhe uma recuperação mais rápida do que a cirurgia aberta. De qualquer forma, seu provedor lhe dirá os benefícios e riscos da cirurgia e o que você pode esperar daqui para frente.
Se o rastreio revelar um AAA, deve informar os seus familiares biológicos próximos. Eles podem ser candidatos a triagens e devem conversar com seus provedores para saber mais.
Quando devo ligar para o meu médico?
Ligue para o seu provedor se:
- Quer saber mais sobre os exames AAA.
- Quer falar sobre o seu risco para um AAA e como reduzi-lo.
- Tem dúvidas sobre os resultados da triagem de AAA ou seu plano de tratamento.
- Ter um familiar diagnosticado com AAA.
Procure um especialista
Os rastreios AAA podem salvar vidas. Mas, às vezes, saber que você tem um aneurisma pode fazer com que você se preocupe com o futuro. Na maioria dos casos, pequenos aneurismas têm uma chance muito baixa de ruptura e não causarão nenhum perigo imediato. Seu provedor irá monitorar de perto o aneurisma em busca de sinais de crescimento. Eles irão informá-lo se você precisa de tratamento.
Enquanto isso, tente não se preocupar. Em vez disso, concentre-se em reduzir seus fatores de risco de doenças cardiovasculares. Isso envolve fazer mudanças de estilo de vida saudável e tomar medicamentos prescritos pelo seu médico. Não hesite em entrar em contato com seu provedor sempre que tiver dúvidas ou preocupações sobre sua condição.