Os Exames de Sangue para Câncer são uma das muitas ferramentas que os profissionais de saúde usam para diagnosticar e estadiar malignidades (crescimentos cancerígenos). Estes testes podem fornecer informações valiosas sobre a sua saúde geral, função do órgão e doença potencial. Mas você precisará de exames adicionais para obter uma compreensão completa do seu diagnóstico.

O Câncer aparece no Exame de Sangue?

Os exames de sangue são uma das muitas maneiras pelas quais os profissionais de saúde diagnosticam, estadiam e gerenciam o câncer. Mas, na maioria dos casos, você precisará de mais do que exames de sangue para um diagnóstico oficial.

O exame de sangue sozinho não consegue detectar a maioria dos tipos de câncer. Mas pode ajudar a detectar alguns cânceres sanguíneos como:

  • Linfoma de Hodgkin.
  • Linfoma não-Hodgkin.
  • Leucemia.
  • Mieloma múltiplo.

Tipos de exames de sangue para câncer

Os profissionais de saúde categorizam os exames de sangue contra o câncer em quatro tipos principais:

  1. Hemograma completo. Um hemograma completo pode detectar alguns cânceres do sangue ou do sistema imunológico, como leucemia e linfoma. Mas não consegue detectar cânceres de órgãos sólidos, como câncer de pulmão, mama ou cólon. Ele pode dizer ao seu médico como seu corpo responde ao tratamento e se o câncer se espalhou para a medula óssea.
  2. Exames de sangue marcadores tumorais. Esses testes identificam certos produtos químicos liberados na corrente sanguínea todos os dias. Altos níveis desses produtos químicos no sangue podem ser um sinal de câncer. O exame de sangue CA-125 é um teste de marcador tumoral comum comumente usado para planejar o tratamento e verificar a recorrência de certos tipos de câncer (como ovário e pâncreas). O teste de PSA (antígeno prostático específico) é um teste de marcador tumoral que verifica se há níveis elevados de PSA no sangue. O PSA é uma proteína que sua próstata produz. Níveis elevados podem indicar câncer de próstata.
  3. Testes de proteínas no sangue. Estes testes verificam se há níveis anormais de proteínas no sangue. Altos níveis de proteínas podem apontar para certos tipos de câncer (principalmente cânceres sanguíneos como leucemia, linfoma e mieloma múltiplo). Alguns testes, como um painel metabólico abrangente (CMP), incluem um teste de proteína total por padrão, que também pode fornecer essas informações.
  4. Testes de células tumorais circulantes (CTC). Este é um tipo de biópsia líquida que verifica o sangue para câncer. Ele detecta pequenos pedaços de tumores que se rompem e circulam na corrente sanguínea. Os provedores usam este exame de sangue de câncer para prever resultados em pessoas com câncer de mama, próstata ou cólon metastático. Um baixo nível de CTCs, ou CTCs indetectáveis, em seu sangue, indica um resultado favorável. O excesso de CTCs no sangue é um sinal de um resultado desfavorável ou pode indicar a necessidade de tratamento adicional.

Que outros exames precisarei para obter um diagnóstico?

Os exames de sangue geralmente não são suficientes para um diagnóstico de câncer. Você quase certamente precisará de testes adicionais, que podem incluir:

  • Biópsia. Isso envolve pegar uma pequena amostra de tecido (de um órgão ou medula óssea) e enviá-la a um laboratório para análise.
  • Exames de imagem. Estes podem incluir raios-X, tomografias computadorizadas, exames de ressonância magnética (ressonância magnética) ou PET (tomografia por emissão de pósitrons). Eles podem ajudar seu provedor a localizar e estadiar quaisquer tumores.
  • Exames especializados. Às vezes, outros exames especializados são necessários. Por exemplo, você precisará de uma mamografia para ajudar a diagnosticar o câncer de mama ou um exame de Papanicolau para detectar o câncer de colo de útero.

O câncer precoce aparece no exame de sangue?

A maioria dos cânceres não aparece no exame de sangue de rotina. Mas existem exames de sangue especializados que podem detectar cânceres em estágio inicial em algumas pessoas:

  • O teste de Galleri: Este tipo específico de exame de sangue pode detectar mais de 50 tipos diferentes de câncer. Ele usa o sequenciamento de DNA para encontrar padrões únicos, que podem dizer ao seu provedor se você tem câncer e onde ele começou.
  • Teste de plasma baseado em proteômica: Um estudo de pesquisa de 2024 descobriu que um novo exame de sangue pode ser promissor para a detecção precoce de 18 tipos diferentes de câncer. (Proteômica é o estudo das proteínas celulares e como elas funcionam.) Neste estudo com 440 indivíduos, o teste detectou 93% de cânceres em estágio I em homens e pessoas designadas como homens ao nascer (AMAB) e 84% de cânceres em estágio I em mulheres e pessoas designadas como mulheres ao nascer (AFAB). Os pesquisadores precisam realizar mais estudos, mas esse exame de sangue pode se tornar um padrão para o diagnóstico de câncer.

Os resultados desses testes devem ser interpretados com cautela, e as implicações para testes e tratamentos adicionais devem ser discutidas com um profissional de saúde qualificado.

Muitos cânceres em estágio inicial são infamemente difíceis de diagnosticar. Mas exames de rotina contra o câncer podem ajudar a detectar certos tipos de câncer antes de desenvolver sintomas. Pergunte ao seu médico sobre exames apropriados para a idade para ajudar a manter sua saúde sob controle.

Detalhes do teste

Como funcionam os exames de sangue contra o câncer?

Em combinação com outros exames, o exame de sangue pode dar ao seu provedor informações importantes sobre:

  • Produtos químicos e proteínas no sangue que podem indicar câncer.
  • Níveis de células sanguíneas que são muito altos ou muito baixos, talvez por causa do câncer.
  • Estágio do câncer.
  • Eficácia do(s) tratamento(s).
  • Se o câncer voltou (recidiva).

Como me preparar para um exame de sangue contra o câncer?

O seu médico dar-lhe-á instruções específicas sobre como se preparar para a sua análise ao sangue. Essas diretrizes podem diferir dependendo do tipo de teste que você precisa.

Em alguns casos, você pode ter que jejuar por oito a 12 horas antes do teste. Isso significa que você não deve comer ou beber nada além de água. Você também pode precisar evitar certos medicamentos de antemão.

O que devo esperar durante o exame de sangue contra o câncer?

A recolha de uma amostra do seu sangue deve demorar apenas alguns minutos. O seu médico irá:

  1. Enrole uma faixa apertada (torniquete) ao redor do braço.
  2. Limpe uma área da pele, geralmente na parte interna da área do cotovelo ou na mão.
  3. Insira uma agulha nessa área, o que pode causar uma sensação de ardência ou beliscão.
  4. Retire o torniquete.
  5. Conecte um tubo à agulha e encha o tubo com sangue.
  6. Retire a faixa e a agulha.
  7. Coloque pressão sobre a ferida de punção para ajudar a parar qualquer sangramento.
  8. Coloque um curativo na pele.

O que posso esperar após o exame de sangue?

Após um exame de sangue de câncer, você deve manter o curativo por algumas horas. Você também pode precisar evitar exercícios por algumas horas depois, se aconselhado pelo seu profissional de saúde. (Elevar a frequência cardíaca pode causar aumento do sangramento.)

Quais são os riscos ou efeitos colaterais de um exame de sangue para câncer?

Os exames de sangue são seguros e envolvem muito pouco risco. Você pode ter um pequeno hematoma onde a agulha entrou em sua pele. Raramente, a veia pode inchar. Nesses casos, aplicar uma compressa morna (como um pano quente ou almofada de aquecimento) pode ajudar.

Quando saberei os resultados do meu teste?

Você provavelmente obterá seus resultados em um ou dois dias. Mas, dependendo do tipo de teste, pode levar vários dias.
Seu médico irá informá-lo quando esperar seus resultados e discuti-los com você em uma consulta.

Se meus resultados forem anormais, quais são os próximos passos?

Se o seu exame de sangue indicar que você pode ter câncer, seu médico irá encaminhá-lo para um oncologista (um especialista em câncer). O oncologista pode realizar exames adicionais para confirmar o diagnóstico e recomendar um plano de tratamento adequado.

O tratamento do câncer quase sempre requer uma equipe multidisciplinar de profissionais. Seu oncologista trabalhará com vários especialistas diferentes para obter o tratamento que você precisa.

Um painel lipídico pode detectar Câncer?

Não, os profissionais de saúde não usam painéis lipídicos para verificar se há câncer. Um painel lipídico é um teste que mede colesterol e triglicérides no sangue. Ele ajuda os provedores a verificar o risco de doenças cardiovasculares, como derrame e ataque cardíaco.

Se meus exames de sangue estiverem normais, posso ter câncer?

Sim, é possível ter câncer mesmo quando você recebe resultados normais de exames de sangue. Isso ocorre porque o exame de sangue sozinho não consegue detectar a maioria dos tipos de câncer. Certos tipos de câncer no sangue — como leucemia, linfoma e mieloma múltiplo — são exceções a essa regra.

Procure um especialista

Esperar para descobrir se você tem câncer pode parecer que você está congelado no tempo. É difícil fazer suas atividades do dia a dia quando você não sabe o que o amanhã trará. Seu médico fará vários testes para confirmar um diagnóstico – e verificar seu sangue para câncer é apenas um método. Eles lhe dirão o que cada teste faz e o que seus resultados significam.