Um teste de gasometria arterial (gasometria arterial) mede os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue, bem como o equilíbrio do pH do sangue. A amostra é retirada de uma artéria, não de uma veia, e os profissionais de saúde normalmente a solicitam em determinadas situações de emergência.

O que é um exame de Gasometria Arterial?

Um teste de gasometria arterial (ABG) é um exame de sangue que requer uma amostra de uma artéria em seu corpo para medir os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue. O teste também verifica o equilíbrio de ácidos e bases, conhecido como equilíbrio de pH, no sangue.

Seu corpo normalmente regula fortemente a quantidade de oxigênio e dióxido de carbono no sangue, porque baixos níveis de oxigênio no sangue (hipoxemia) pode levar a muitas condições graves e danos aos sistemas de órgãos individuais, especialmente seu cérebro e coração.

Os testes de gasometria arterial podem ajudar os profissionais de saúde a interpretar condições que afetam seu sistema respiratório, sistema circulatório e processos metabólicos (como seu corpo transforma os alimentos que você come em energia), especialmente em situações de emergência.

Há também um exame conhecido como “análise de gases sanguíneos”, que usa uma amostra de sangue de qualquer lugar do sistema circulatório (artéria, veia ou capilar). Um teste de gasometria arterial (gasometria arterial) só testa uma amostra de sangue de uma artéria do seu corpo.

Outros nomes comuns para um teste de gasometria arterial incluem:

  • Gasometria.
  • Gasometria arterial.
  • ABG.
  • Gasometria.

O que é medido em um exame de gasometria arterial?

Um exame de gasometria arterial geralmente inclui as seguintes medidas:

  • Teor de oxigénio (O2CT): Mede a quantidade de oxigénio no sangue.
  • Hemoglobina: mede a quantidade de hemoglobina, proteína responsável por levar oxigênio para as células, no sangue.
  • Saturação de oxigênio (O2Sat): mede a quantidade de hemoglobina no sangue que está transportando oxigênio. A hemoglobina é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio dos pulmões para o resto do corpo.
  • Pressão parcial de oxigênio (PaO2): Mede a pressão de oxigênio dissolvido no sangue. Ele ajuda a mostrar como o oxigênio se move bem de seus pulmões para sua corrente sanguínea.
  • Pressão parcial de dióxido de carbono (PaCO2): Mede a quantidade de dióxido de carbono no sangue e quão bem o dióxido de carbono pode sair do seu corpo.
  • pH: Mede o equilíbrio de ácidos e bases no sangue, conhecido como nível de pH sanguíneo. O pH do sangue é geralmente entre 7,35 e 7,45. Se for menor do que isso, seu sangue é considerado muito ácido. Se for maior do que esse intervalo, seu sangue é considerado muito básico (alcalino).
  • Bicarbonato (HCO3): Este é calculado usando os valores medidos de pH e PaCO2 para determinar a quantidade do composto básico feito de dióxido de carbono (CO2).

Quando é realizada a gasometria arterial?

Os profissionais de saúde frequentemente solicitam testes de gasometria arterial (gasometria arterial) para os seguintes ambientes ou áreas da medicina:

  • Medicina de emergência: A medicina de emergência é a área da medicina que se preocupa com o cuidado de doenças ou lesões que requerem atenção médica imediata.
  • Anestesiologia: A anestesiologia é a área da medicina que se preocupa com o cuidado das pessoas antes, durante e após a cirurgia. Engloba anestesia, medicina intensiva, medicina de emergência crítica e medicina da dor.
  • Pneumologia: A pneumologia é a área da medicina que lida com doenças que envolvem o sistema respiratório.

Os profissionais de saúde avaliam várias condições usando uma gasometria arterial, incluindo:

  • Síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA): Esta é uma lesão pulmonar com risco de vida que causa níveis perigosamente baixos de oxigênio no sangue. É causada por sepse, COVID-19 e outras condições.
  • Sepse grave: A sepse é uma emergência médica causada pela resposta do corpo a uma infecção e pode ser fatal. A sepse é a consequência da inflamação generalizada em seu corpo.
  • Choque séptico: O choque séptico é uma condição com risco de vida que acontece quando a pressão arterial cai para um nível perigosamente baixo após uma infecção.
  • Choque hipovolêmico: O choque hipovolêmico é uma condição de emergência em que a perda de sangue grave ou outra perda de líquido torna o coração incapaz de bombear sangue suficiente para o corpo.
  • Cetoacidose relacionada ao diabetes (CAD): Esta é uma complicação grave e com risco de vida que afeta pessoas com diabetes (principalmente diabetes tipo 1) e aqueles que têm diabetes tipo 1 não diagnosticado. Faz com que o seu sangue se torne ácido.
  • Acidose tubular renal (ATR): Esta condição acontece quando os rins não removem ácidos do sangue para a urina como deveriam, fazendo com que o sangue se torne ácido.
  • Insuficiência respiratória aguda: Isso acontece quando o líquido se acumula nos sacos de ar nos pulmões, dificultando que os pulmões liberem oxigênio no sangue.
  • Insuficiência cardíaca aguda: Este é um enfraquecimento súbito do seu coração que limita a sua função. Requer tratamento de emergência para ajudar a controlar e aliviar os sintomas.
  • Parada cardíaca: Isso acontece quando seu coração de repente para de bater. Pode acontecer com indivíduos que podem ou não ter doença cardíaca e requer atenção médica imediata.
  • Ataque de asma: Este é um agravamento súbito dos sintomas de asma causado pelo aperto dos músculos ao redor das vias aéreas.
  • Erros inatos do metabolismo: São condições genéticas (herdadas) raras em que o corpo não consegue transformar adequadamente alimentos em energia. Essas condições geralmente são causadas por problemas ou falta de proteínas específicas (enzimas) que ajudam a quebrar partes dos alimentos.

Seu médico também pode realizar um exame de gasometria arterial se você tiver alguma das seguintes condições pulmonares para se certificar de que seu tratamento está funcionando corretamente:

  • Asma.
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
  • Fibrose cística.
  • Cardiopatias.

Quem realiza o exame de gasometria arterial?

Um profissional de saúde chamado terapeuta respiratório geralmente realiza coletas de sangue para testes de gasometria arterial de uma artéria em seu pulso, braço ou virilha. O terapeuta respiratório então processa a amostra ou a envia para um laboratório muito rapidamente, onde os cientistas de laboratório médico processam a amostra.

O que acontece antes de um exame de gasometria arterial?

Um terapeuta respiratório pode realizar um teste de circulação sanguínea chamado teste de Allen antes de colher uma amostra para um teste de gasometria arterial do seu pulso. Um teste de Allen envolve segurar a mão no alto com um punho cerrado. O terapeuta respiratório aplicará pressão nas artérias do pulso por vários segundos. Este teste simples certifica-se de que ambas as artérias do seu pulso estão abertas e funcionando corretamente.

Se você estiver em oxigenoterapia suplementar, o terapeuta respiratório pode desligar o oxigênio por cerca de 20 minutos antes da coleta de sangue. Isso é chamado de teste de ar ambiente. Se você não conseguir respirar sem oxigênio suplementar, eles não farão esse teste.

O que devo esperar durante um exame de gasometria arterial?

A maioria dos exames de sangue coleta uma amostra de sangue de uma de suas veias. Para um teste de gasometria arterial, um terapeuta respiratório irá colher uma amostra de sangue de uma de suas artérias. Isso ocorre porque há níveis mais altos de oxigênio no sangue de uma artéria do que no sangue de uma veia.

Um terapeuta respiratório geralmente retira a amostra de uma artéria dentro do pulso conhecida como artéria radial. Às vezes, eles podem tirar uma amostra de uma artéria em seu braço (artéria braquial) ou virilha (artéria femoral).

Se um recém-nascido precisar de um exame de gasometria arterial, um profissional pode coletar a amostra do calcanhar ou do cordão umbilical do bebê.
Infelizmente, obter uma amostra de sangue de uma artéria é geralmente mais doloroso do que obter uma amostra de uma veia. Isso ocorre porque as artérias são mais profundas em seu corpo do que as veias e são cercadas por nervos. Você pode se sentir tonto, tonto ou enjoado enquanto um provedor retira sangue de sua artéria.

Uma coleta de sangue de teste de gasometria arterial inclui as seguintes etapas:

  • Você se sentará em uma cadeira ou deitará em uma cama médica, e um terapeuta respiratório procurará uma artéria, geralmente em seu pulso interno. Eles podem usar imagens de ultrassom para ajudar a encontrar uma artéria.
  • Depois de localizar uma artéria, eles limparão e desinfetarão a área.
  • Eles então inserirão uma pequena agulha em sua artéria para coletar uma amostra de sangue. Você pode sentir uma dor aguda quando a agulha entra em sua artéria.
  • Depois de inserir a agulha, uma pequena quantidade de sangue será coletada em uma seringa.
  • Uma vez que eles tenham sangue suficiente para testar, eles removerão a agulha e segurarão uma bola de algodão ou gaze no local para parar o sangramento. Eles podem aplicar pressão por cinco a 10 minutos ou mais se você estiver tomando medicação para afinar o sangue.
  • Eles colocarão um curativo sobre o local e você estará pronto.

O que devo esperar após o exame de gasometria arterial?

Pode sentir algumas nódoas negras e/ou dor no local da injeção da agulha. Seu médico pode recomendar que você evite levantar objetos pesados por 24 horas após a coleta de sangue.

Há riscos para um exame de gasometria arterial?

Há pouco risco associado à realização de um exame de gasometria arterial quando o fisioterapeuta respiratório realiza o procedimento corretamente. As artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro, então tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.

Os riscos associados a ter uma coleta de sangue arterial são raros, mas podem incluir:

  • Desmaio ou sensação de tontura.
  • Múltiplas punções para localizar sua artéria.
  • Hematoma (acúmulo de sangue sob a pele).
  • Sangramento excessivo.
  • Infecção (um pequeno risco sempre que sua pele é perfurada ou cortada).

Quando devo saber o resultado do meu exame de gasometria arterial?

Os testes de gasometria arterial (gasometria arterial) geralmente fornecem resultados muito rápidos. Terapeutas respiratórios e cientistas de laboratório geralmente usam analisadores automatizados de gases sanguíneos, que fornecem resultados dentro de 10 a 15 minutos.

O que significam os resultados de um exame de gasometria arterial?

Os relatórios de exames de sangue, incluindo relatórios de exames de gasometria arterial, geralmente fornecem as seguintes informações:

  • O nome do exame de sangue ou o que foi medido em seu sangue.
  • O número ou a medição do resultado do seu exame de sangue.
  • A faixa de medição normal para esse teste.
  • Informações que indicam se o seu resultado é normal ou anormal ou alto ou baixo.

Se os resultados do seu exame de gasometria arterial forem anormais, isso pode significar que:

  • Não estão recebendo oxigênio suficiente.
  • Não estão se livrando de dióxido de carbono suficiente.
  • Tem um desequilíbrio no pH do sangue (é muito ácido ou básico).

Um exame de gasometria arterial pode ajudar a diagnosticar certas condições. Se os seus resultados forem anormais, o seu médico pode solicitar exames adicionais, como outros exames de sangue e/ou exames de imagem, para confirmar ou descartar um diagnóstico.

Quais são os valores normais para um exame de gasometria arterial?

Os intervalos de valores normais podem variar ligeiramente de laboratório para laboratório. Quando você receber os resultados do exame de sangue de volta, haverá informações que indicam quais são os intervalos normais daquele laboratório para cada medição. Se você tiver alguma dúvida sobre seus resultados, não se esqueça de perguntar ao seu profissional de saúde.

Em geral, os valores normais ao nível do mar incluem:

  • pH: 7,35-7,45.
  • Pressão parcial de oxigênio (PaO2): 75 a 100 milímetros de mercúrio (mmHg).
  • Pressão parcial de dióxido de carbono (PaCO2): 35 a 45 mmHg.
  • Bicarbonato (HCO3): 22 a 26 miliequivalentes por litro (mEq/L).
  • Saturação de oxigênio (O2Sat ou SaO2): 95 a 100%.

Em altitudes de 3.000 pés (900 metros) e superiores, o nível normal de oxigênio é menor.

Quando devo ligar para o meu médico?

Se você tem uma condição pulmonar crônica, como DPOC ou asma, provavelmente precisará consultar seu médico regularmente e se submeter a exames de gasometria arterial para se certificar de que seu tratamento está funcionando. Se desenvolver sintomas preocupantes relacionados com a sua condição pulmonar, contacte o seu médico o mais rapidamente possível.

Procure um especialista

A gasometria arterial é uma ferramenta diagnóstica eficaz, especialmente em determinadas situações de emergência. Os profissionais de saúde também usam esse teste para monitorar certas condições de saúde. Se você precisa fazer um exame de gasometria arterial, saiba que é um processo um pouco diferente de uma coleta de sangue normal e pode doer um pouco mais. Se você tiver alguma dúvida sobre o processo ou o que esperar, não tenha medo de perguntar ao seu profissional de saúde. Eles estão lá para ajudá-lo.