Um hemograma completo (CBC) é um exame de sangue que mede quantidades e tamanhos de seus glóbulos vermelhos, hemoglobina, glóbulos brancos e plaquetas. Um provedor pode usá-lo para monitorar e diagnosticar condições médicas e verificar a saúde do seu sistema imunológico. Infecções, medicamentos, anemia e câncer podem causar resultados anormais.

O que é um hemograma completo?

Um hemograma completo (CBC) é um exame de sangue que os profissionais usam para monitorar ou diagnosticar condições de saúde. Ele pode dar ao seu provedor informações sobre como medicamentos ou condições médicas estão afetando seu corpo, e sobre a saúde do seu sistema imunológico. Ele pode detectar cânceres de sangue, anemia, infecções e outras condições.

Para um exame de sangue de hemograma, um profissional de saúde coleta uma amostra de seu sangue e a envia para um laboratório. O laboratório mede a quantidade de glóbulos vermelhos, hemoglobina (a proteína que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos), glóbulos brancos e plaquetas. Eles também medem o tamanho de suas células sanguíneas. Juntamente com um hemograma, seu médico pode solicitar um esfregaço de sangue periférico, que lhes dá mais informações sobre como suas células sanguíneas parecem sob um microscópio.

O que é um hemograma completo com diferencial?

Um hemograma completo com diferencial significa que o laboratório também conta cada tipo diferente de glóbulo branco e células sanguíneas imaturas (ainda não totalmente desenvolvidas). Isso dá ao seu provedor mais informações sobre o que está acontecendo com diferentes células do sistema imunológico.

Quando você precisa de um exame de sangue hemograma?

Seu provedor pode solicitar um teste de hemograma:

  • Como parte de um exame de saúde de rotina.
  • Para investigar sintomas inexplicáveis, como febre, perda de peso involuntária, sudorese noturna, hematomas, sangramento ou fadiga.
  • Para monitorar uma condição de saúde em andamento, como câncer ou doença renal crônica (DRC).
  • Para monitorar o quão bem o tratamento está funcionando ou como um medicamento está afetando seu corpo. Por exemplo, certos tratamentos podem diminuir a contagem de glóbulos brancos e enfraquecer o sistema imunológico.
  • Para monitorar sua saúde enquanto você está grávida.

O que faz um exame de sangue hemograma?

Um teste de hemograma completo pode dizer ao seu provedor se você tem:

  • Anemia (baixos níveis de glóbulos vermelhos ou hemoglobina).
  • Eritrocitose (altas concentrações de glóbulos vermelhos).
  • Leucocitose (contagem branca elevada).
  • Leucopenia (baixo hemograma).
  • Trombocitose (contagem plaquetária elevada).
  • Trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas).

Estes podem ser sinais de muitas condições de saúde, incluindo infecções, câncer, condições sanguíneas e efeitos colaterais de medicamentos. Mas seu médico pode usar os resultados de seu hemograma, juntamente com seus sintomas, para restringir ou diagnosticar a causa.

Como funciona um exame de hemograma?

Durante um teste de hemograma, um computador especial conta e analisa o tamanho dos glóbulos vermelhos (eritrócitos), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (trombócitos). Se o seu provedor encomendar um hemograma completo com diferencial, ele também conta os diferentes tipos de glóbulos brancos e células imaturas em sua amostra. Se houver algo obscuro sobre seus resultados, um patologista analisará sua amostra sob um microscópio para verificar os resultados do computador.

Contagem de glóbulos vermelhos

Em um hemograma completo para glóbulos vermelhos, seus provedores olham para:

  • Hemograma (RBC). Este é o número de glóbulos vermelhos em uma certa quantidade de sangue, geralmente um microlitro (mcL). Para referência, uma gota de sangue é de cerca de 40 mcL a 50 mcL.
  • Hemoglobina (Hb). Esta é a quantidade de hemoglobina no sangue.
  • Hematócrito (Hct). Esta é a percentagem do seu sangue composto de glóbulos vermelhos.

Você também pode ver índices, que descrevem o tamanho de seus glóbulos vermelhos e concentrações de hemoglobina. Estes incluem:

  • Volume corpuscular médio (VCM). Este é o tamanho médio dos seus glóbulos vermelhos.
  • Hemoglobina corpuscular média (HCM). Esta é a concentração média (peso) de hemoglobina em cada glóbulo vermelho.
  • Concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM). Esta é a concentração média (peso) de hemoglobina em uma determinada quantidade de sangue.
  • Largura de distribuição de células vermelhas (RDW). Este é o grau de diferença no tamanho dos glóbulos vermelhos. Em outras palavras, se o número for baixo, todas as células sanguíneas estão próximas do mesmo tamanho. Se estiver alto, há uma grande diferença entre seus maiores e menores glóbulos vermelhos.

Contagem de plaquetas

Os resultados da sua contagem de plaquetas em um hemograma completo incluem:

  • Contagem de plaquetas. O número total de plaquetas na sua amostra de sangue.
  • Volume plaquetário médio (VPM). MPV é o seu tamanho médio de plaquetas.

Contagem de leucócitos e diferenciais

Seu provedor pode solicitar um hemograma completo apenas com contagens totais de glóbulos brancos ou com um diferencial. Um diferencial conta cada tipo diferente de glóbulo branco e glóbulos vermelhos imaturos. Estes podem ser mostrados como um número absoluto de células (escrito como “abs”) ou uma porcentagem (%) de todos os seus glóbulos brancos.

Você pode ver no seu relatório do CBC:

  • Contagem de leucócitos. Esta é uma contagem do seu total de glóbulos brancos (de todos os tipos).
  • Neutrófilos. Estes são os primeiros socorristas dos glóbulos brancos. Eles combatem infecções bacterianas e fúngicas.
  • Monócitos. Monócitos são glóbulos brancos que limpam restos celulares durante uma infecção. Eles também ajudam a alertar outros glóbulos brancos para intrusos nocivos em seu corpo, como bactérias e vírus.
  • Linfócitos. Os linfócitos são um tipo de glóbulo branco que combate infecções virais e ajuda o sistema imunológico a se lembrar de infecções anteriores. Isso prepara seu corpo para que ele possa combater melhor o mesmo tipo de infecção no futuro.
  • Eosinófilos. Estes glóbulos brancos combatem infecções parasitárias e causam reações alérgicas.
  • Basófilos. Os basófilos são um tipo de glóbulo branco que libera histamina durante as reações alérgicas e heparina, que impede a coagulação do sangue.
  • Granulócitos imaturos. Granulócitos imaturos são neutrófilos, eosinófilos ou basófilos que ainda não se desenvolveram completamente.
  • Hemácias nucleadas (nRBC). Os eritroblastos são glóbulos vermelhos imaturos. Eles podem ser listados como o número total (nRBC absoluto) ou uma porcentagem (o número de glóbulos vermelhos por 100 glóbulos brancos).

Como me preparo para um exame de hemograma?

Você não precisa jejuar ou seguir instruções especiais para se preparar para um hemograma. Você pode comer, beber e tomar seus medicamentos como faria normalmente. Mas se o seu médico está colhendo amostras para outros exames de sangue ao mesmo tempo, você pode ter instruções especiais para esses testes.

O que posso esperar durante um teste de hemograma?

Para obter uma amostra de sangue, o seu médico limpa o braço e insere uma agulha. A agulha pode picar ou beliscar um pouco. Em bebês, os profissionais geralmente inserem a agulha no calcanhar do bebê.
Através da agulha, o seu médico remove uma amostra do seu sangue e recolhe-a num tubo. Às vezes, seu provedor toma mais de um tubo de sangue.
Depois de retirar sangue, o seu médico remove a agulha e coloca uma atadura no braço. Seu provedor envia o sangue para um laboratório para testes.

O que posso esperar depois de um teste de hemograma?

Após uma coleta de sangue para um exame de hemograma, você terá um pouco de gaze e um curativo no braço, preso com fita adesiva. Seu braço pode ficar um pouco dolorido por algumas horas. Você pode desenvolver um pequeno hematoma onde seu provedor inseriu a agulha.

Existem riscos ou efeitos colaterais em um exame de hemograma?

O hemograma completo é um exame seguro e comum. Há um pequeno risco de infecção no local da coleta de sangue, especialmente se você tiver um sistema imunológico enfraquecido. Raramente, algumas pessoas se sentem um pouco desmaiadas ou tontas após uma coleta de sangue.

Qual é a faixa normal de contagem de hemograma?

Os intervalos normais para os valores do seu hemograma completo podem variar um pouco, mas, em geral, eles incluem:

Os intervalos normais para um exame de sangue hemograma completo podem variar com base em:

  • O laboratório que realiza o teste.
  • Seu status hormonal. Algumas referências têm intervalos de referência masculinos e femininos, baseados em níveis típicos de hormônios por sexo. Isso será diferente se você estiver tomando hormônios. Por exemplo, um homem transgênero que toma testosterona usaria o intervalo de referência masculino.
  • Sua idade. Adultos e crianças têm diferentes faixas de normalidade.
  • Se você está grávida ou tem outras condições de saúde.
  • As unidades de medida que o laboratório usa. Por exemplo, alguns intervalos podem parecer muito diferentes dependendo se os resultados são relatados em células por microlitro (abreviado mcL, uL ou μL) ou células por microlitro multiplicado por 1.000 (abreviado k/mcL, k/uL ou k/μL). As medições em células por microlitro parecerão muito maiores.

Certifique-se sempre de verificar o intervalo de referência (o intervalo de números considerado normal) fornecido em seus resultados e compare seus números apenas com a referência. Pergunte ao seu provedor se você tiver alguma dúvida.

Quando devo saber o resultado de um exame de hemograma?

Os resultados geralmente ficam prontos em poucos dias. Às vezes, leva apenas 24 horas para obter resultados. Seu provedor entrará em contato com você para explicar os resultados e discutir os próximos passos.

O que significam resultados anormais de hemograma?

Muitas condições de saúde podem causar contagens sanguíneas altas ou baixas. Alguns deles são graves e outros são comuns e facilmente tratáveis. Por exemplo:

  • Contagem elevada de glóbulos vermelhos: As causas incluem doenças cardíacas e pulmonares, policitemia vera e apneia do sono.
  • Contagens baixas de glóbulos vermelhos (anemia): As causas incluem deficiências nutricionais (como deficiência de B12 ou deficiência de ferro), perda de sangue/sangramento, baixa função renal e distúrbios do sangue e da medula óssea.
  • Alta contagem de plaquetas: As causas incluem infecções e problemas no sistema imunológico.
  • Baixa contagem de plaquetas: As causas incluem trombocitopenia imunológica, certos tipos de câncer e síndrome hemolítico-urêmica.
  • Contagens sanguíneas brancas elevadas: As causas incluem infecções, condições alérgicas, condições autoimunes, linfoma e leucemia.
  • Contagens sanguíneas brancas baixas: As causas incluem doenças autoimunes, medicamentos, distúrbios da medula óssea e infecções.

Se os resultados forem anormais, quais são os próximos passos?

Se seus resultados estiverem fora do intervalo de referência, fale com seu provedor sobre o que eles podem significar. Eles podem solicitar exames de acompanhamento ou iniciar um plano de tratamento. Ou você pode não precisar de tratamento, apenas monitoramento.

Quando devo chamar meu médico?

Entre em contato com seu provedor se tiver alguma dúvida sobre o teste ou os resultados.

O hemograma completo mostra função renal?

Um hemograma completo não mostra diretamente o funcionamento dos rins. Mas alguns números, como linfócitos e VCM, juntamente com outros testes, podem ajudar seu provedor a obter uma imagem melhor de como seus rins estão funcionando.

Procure um especialista

Um hemograma completo é um exame de sangue comum que os profissionais usam para saber mais sobre sua saúde. Você pode ter um como parte de um exame de rotina ou para ajudar seu médico a entender os sintomas que você está tendo. Embora esperar pelos resultados de um teste possa fazer você se sentir ansioso, pode ser útil lembrar que os resultados de um hemograma completo dão ao seu médico pistas importantes sobre o que está acontecendo dentro do seu corpo. Essas pistas podem ajudá-lo a obter o diagnóstico e o tratamento corretos para ajudá-lo a se sentir melhor.