Uma hérnia umbilical é uma protuberância de tecido no umbigo ou perto dele. As hérnias umbilicais em crianças geralmente desaparecem aos 4 ou 5 anos de idade. Em adultos, hérnias umbilicais não tratadas podem levar a complicações. Se o seu médico tem preocupações sobre uma hérnia umbilical, eles podem recomendar a cirurgia para colocar o tecido de volta no lugar.
O que é uma Hérnia Umbilical?
Uma hérnia umbilical é uma protuberância incomum que você pode ver ou sentir frequentemente sobre o umbigo (umbigo). Desenvolve-se quando parte do intestino delgado, juntamente com gordura ou líquido, forma um saco. O saco empurra através de uma abertura ou fraqueza no músculo da parede abdominal.
As hérnias umbilicais são mais comuns em recém-nascidos, bebês e crianças pequenas. Mas os adultos também podem obtê-los.
Quais são os tipos de hérnia umbilical?
Pode ser útil pensar nas hérnias em termos de risco. Geralmente, a maioria das hérnias que afetam recém-nascidos, bebês e crianças são inofensivas. As hérnias umbilicais em adultos nem sempre são graves, mas apresentam maiores riscos de complicações que geralmente requerem cirurgia.
- Redutível: Se uma hérnia é redutível, um profissional de saúde pode usar as mãos para apenas empurrar o tecido herniado de volta ao lugar. Muitas vezes não necessitam de tratamento imediato. A maioria das hérnias pediátricas é reduzível.
- Encarcerado: Uma hérnia encarcerada é mais grave do que uma hérnia redutível. Acontece quando seus intestinos ficam presos nos músculos abdominais protuberantes, causando dor e sensibilidade. Seu provedor precisará agir imediatamente para examinar o tecido e evitar danos aos intestinos.
- Estrangulada: Uma hérnia estrangulada acontece quando o suprimento de sangue para o intestino é cortado, causando a morte do tecido. É uma emergência médica que requer ação rápida para salvar o máximo de tecido possível e evitar complicações, como infecção.
Quão comuns são as hérnias umbilicais?
Ocorrem em 1 em cada 6 crianças (até 20%) e afetam igualmente ambos os sexos. São mais comuns em bebês nascidos prematuros ou com baixo peso ao nascer. As hérnias umbilicais são mais comuns em bebês negros, mas os pesquisadores não sabem ao certo o motivo.
Em adultos, afetam cerca de 2% da população em geral. Ainda assim, são o segundo tipo mais comum de hérnia, depois das hérnias inguinais (virilha). As hérnias umbilicais são três vezes mais comuns em mulheres e pessoas designadas como mulheres ao nascer (AFAB) do que em homens e pessoas designadas como masculinas ao nascer (AMAB).
Os sintomas e causas
Quais são os sintomas de uma hérnia umbilical?
Os sintomas da hérnia umbilical são semelhantes em adultos e crianças. O sinal mais comum é uma protuberância visível no umbigo ou perto dele que é suave ao toque. Em algumas pessoas, é sempre visível. Outras vezes, você só consegue ver a protuberância quando há pressão no abdômen.
Por exemplo, você pode não notar a protuberância até levantar algo pesado. Em recém-nascidos e bebês, às vezes a protuberância não aparece até que eles estejam chorando.
Geralmente são indolores em crianças. Adultos com hérnias umbilicais são mais propensos a sentir desconforto, dor maçante ou pressão.
Os sintomas que devem alertá-lo de um problema com sua hérnia que requer atendimento de emergência (como encarceramento ou estrangulamento) incluem:
- Dor aguda, súbita ou agravante no abdômen.
- Protuberância vermelha, escurecida, roxa e firme.
- Fezes sanguinolentas (cocô).
- Náuseas e vômitos.
O que causa uma hérnia umbilical?
As causas são diferentes em crianças e adultos.
Causas de hérnia umbilical em crianças
As hérnias umbilicais em crianças acontecem quando o orifício na parede abdominal que permite a passagem do cordão umbilical (anel umbilical) não fecha totalmente.
Durante a gravidez, o anel umbilical permite que o cordão umbilical passe da mãe (pai gestacional) para o feto em desenvolvimento. Essa conexão permite que a mãe compartilhe nutrientes que ajudam o feto a crescer e se desenvolver. Uma vez que o bebê nasce, o anel em sua parede abdominal começa a fechar. Geralmente é completamente fechado aos 4 ou 5 anos. Enquanto isso, as hérnias podem se formar através dessa abertura.
Causas de hérnia umbilical em adultos
Em adultos, as hérnias umbilicais acontecem quando a pressão no abdômen causa fraquezas nos músculos da parede abdominal. Partes do intestino delgado e tecido relacionado podem protuberância através do músculo enfraquecido.
Vários fatores podem aumentar seu risco, incluindo:
- Sexo. As pessoas têm maior probabilidade de serem diagnosticadas com hérnias umbilicais redutíveis. No entanto, as pessoas com AMAB são mais propensas a ter hérnias encarceradas que requerem cirurgia imediata.
- Obesidade. As hérnias umbilicais são mais comuns em adultos com IMC maior que 30.
- Gestações múltiplas. Pessoas que deram à luz várias vezes estão em maior risco de hérnias umbilicais.
- Acúmulo de líquido no abdômen (ascite). A ascite é comum entre pessoas com cirrose hepática, que correm maior risco de desenvolver hérnias umbilicais.
- Cirurgias abdominais prévias. Procedimentos no abdômen que enfraquecem a parede muscular podem aumentar o risco.
Quais são as complicações de uma hérnia umbilical?
Em adultos, especialmente, hérnias redutíveis podem ficar encarceradas. O intestino delgado pode ficar preso na hérnia, causando problemas como uma obstrução do intestino delgado (um bloqueio no intestino). Também pode evoluir para estrangulamento, o que faz com que o tecido morra.
É importante que você e seu médico monitorem sua hérnia e o tempo de tratamento para evitar complicações graves.
As complicações podem afetar crianças, mas isso é raro. Em crianças, as taxas de complicações para o encarceramento são tão baixas quanto 0,07% a 0,3%.
Diagnóstico e Exames
Como é diagnosticada uma hérnia umbilical?
Um exame físico geralmente é suficiente para diagnosticar uma hérnia umbilical. Seu médico pode pedir que você aperte ou tensione seus músculos abdominais para que seja mais fácil para eles verem e sentirem a protuberância.
Para verificar se há complicações (como encarceramento ou obstrução), eles podem usar imagens para ver dentro do abdômen. Procedimentos de imagem comuns incluem uma ultrassonografia abdominal e uma tomografia computadorizada (TC).
Controlo da doença e tratamento
Uma hérnia umbilical precisa de tratamento?
Em crianças, geralmente não, porque a maioria das hérnias umbilicais desaparece com o tempo. Mais de 90% das crianças com hérnias umbilicais cicatrizam aos 4 ou 5 anos de idade. Enquanto isso, seu provedor pode ser capaz de usar as mãos para empurrar a hérnia de volta ao lugar.
Mas você nunca deve tentar colocar a hérnia do seu filho de volta no lugar. Embora você possa estar tentando ajudar seu filho, você provavelmente irá machucá-lo.
Se o seu filho precisar de tratamento, a cirurgia pode ajudar. É mais provável que seu filho precise de cirurgia se sua hérnia for:
- Encarcerado ou estrangulado.
- Maior que 2 centímetros, cerca de três quartos de polegada.
- Ainda presentes aos 4 ou 5 anos de idade.
- Doloroso.
Em contraste, a maioria dos adultos eventualmente precisa de cirurgia. As hérnias umbilicais em adultos têm maior probabilidade de piorar e causar complicações.
Tratamentos específicos utilizados no tratamento das hérnias umbilicais
O único tratamento para uma hérnia umbilical é a cirurgia de reparo da hérnia. Durante o procedimento, um cirurgião faz incisões (cortes) que permitem acessar a hérnia e empurrar o tecido de volta ao lugar. Em seguida, eles fortalecem o músculo da parede abdominal para manter o tecido no lugar. Às vezes, eles usam um material chamado tela cirúrgica para fortalecer a barreira tecidual.
Prevenção
Como posso diminuir o risco de hérnia do cordão umbilical?
Não há nada que você possa fazer para evitar que seu filho tenha uma hérnia do cordão umbilical. A prevenção nem sempre é possível em adultos.
Quando adulto, você pode reduzir o risco de hérnia evitando atividades repetidas que criam pressão dentro do abdômen (como o levantamento pesado repetido). Além disso, tentar manter um peso que seja saudável para você pode reduzir o risco de desenvolver uma hérnia.
O que posso esperar se eu tiver essa condição?
As hérnias umbilicais têm excelente prognóstico. Em crianças, 90% das hérnias umbilicais se aproximam quando a criança tem 4 ou 5 anos de idade. Em adultos, a cirurgia pode corrigir sua hérnia. As chances de que ele volte (se repita) são baixas.
Será que uma hérnia umbilical vai voltar?
É possível que uma hérnia umbilical retorne após a cirurgia, mas é incomum. Estudos mostram que a taxa de recorrência em adultos submetidos à cirurgia reparadora umbilical envolvendo tela cirúrgica (material que ajuda a manter os músculos da parede abdominal unidos) é inferior a 3%. Em crianças operadas, a taxa de recorrência é de 2%.
Alguns fatores podem aumentar o risco de retorno de uma hérnia em adultos, incluindo obesidade e não controlar a ascite.
Trabalhe com seu médico para atingir uma meta de peso saudável para você e siga seu plano de tratamento para reduzir o acúmulo de líquidos no abdômen.
Quando devo procurar atendimento?
Consulte um profissional de saúde se notar uma protuberância no umbigo. Uma vez que seu médico diagnostica sua hérnia, eles podem aconselhá-lo sobre quando pode precisar de cirurgia e quando você pode monitorá-la. Se você ou seu filho tem uma hérnia, eles podem ajudá-lo a identificar sintomas que devem levá-lo a procurar atendimento, incluindo:
- Dor (sinais de dor em um bebê podem incluir irritabilidade, choro ou recusa de comer).
- Uma protuberância que está ficando maior.
- Náuseas e vômitos.
- Constipação.
- Fezes sangrentas.
- Uma protuberância que parece firme, está escurecendo ou mudando de cor.
Que perguntas devo fazer ao meu médico?
As perguntas a serem feitas incluem:
- Qual a gravidade da minha hérnia?
- Minha hérnia precisa de tratamento?
- Com que frequência vou precisar de consultas para monitorar minha hérnia?
- Devo ajustar meus níveis de atividade ou estilo de vida para evitar complicações?
- Que mudanças de estilo de vida devo fazer para reduzir o risco de agravamento ou retorno da minha hérnia?
Procure um especialista
A gravidade de uma hérnia umbilical tem tudo a ver com quem a tem. Em crianças, as hérnias umbilicais são comuns e geralmente não causam problemas. Em adultos, são considerados de maior risco. Mesmo que uma hérnia não esteja causando problemas agora, ela pode potencialmente causar problemas no futuro. Se o seu provedor está preocupado com complicações, a cirurgia de reparo de hérnia pode ajudar. Essa cirurgia coloca o tecido herniado de volta no lugar e o protege para que as chances de desenvolver outra protuberância sejam baixas.