Monitores ambulatoriais elétricos são dispositivos que podem registrar a atividade elétrica em seu coração por longos períodos de tempo. Você pode levar esses monitores para casa com você e usá-los por dias, semanas ou até anos. Eles são uma ferramenta inestimável quando se trata de diagnosticar problemas que acontecem de forma imprevisível e fora de um ambiente médico.

O que são monitores elétricos ambulatoriais?

Monitores ambulatoriais são dispositivos que registram a atividade elétrica em seu coração. Estes são usados para detectar problemas de ritmo cardíaco durante um longo período de tempo, e você pode levá-los para casa com você. Eles são uma ferramenta inestimável quando se trata de diagnosticar problemas que acontecem de forma imprevisível e fora de um ambiente médico.

Quais condições são mais propensas a precisar de um teste de monitor ambulatorial?

Monitores ambulatoriais auxiliam no diagnóstico de arritmias, que são ritmos cardíacos irregulares. Enquanto um eletrocardiograma detecta facilmente algumas arritmias em um hospital ou clínica, um monitor ambulatorial lança uma rede mais ampla e coleta mais dados. Isso pode ajudar a detectar arritmias que você não sente, que podem acontecer de forma imprevisível ou que duram apenas um curto período.

Tipos comuns de arritmias incluem:

  • Bradiarritmias. Estes são ritmos cardíacos que são excepcionalmente lentos.
  • Taquiarritmias. São ritmos cardíacos anormalmente rápidos.
  • Arritmias supraventriculares. “Supra” significa sobre, e os ventrículos são as duas câmaras inferiores do seu coração. Isso significa que são arritmias que acontecem nas duas câmaras superiores do coração, o átrio esquerdo e o átrio direito (o termo plural é “átrios”).
  • Arritmias ventriculares. São ritmos irregulares que acontecem nas duas câmaras inferiores do coração.

Quem realiza esse procedimento?

Esses testes envolvem uma série de profissionais médicos, incluindo técnicos, enfermeiros, médicos e muito mais. A pessoa que analisa os dados para fazer um diagnóstico quase sempre será um médico especialista, como um cardiologista ou eletrofisiologista.

Como funcionam os monitores ambulatoriais?

Todos os monitores ambulatoriais dependem do fato de que seu coração tem seu próprio sistema elétrico. Esse sistema controla todo o ciclo dos batimentos cardíacos, usando pulsos elétricos para fazer com que as quatro câmaras do coração atuem em uma ordem específica. Isso garante que seu coração bombeie em uma sequência organizada e eficiente.

A atividade elétrica do seu coração é forte o suficiente para que seja fácil de detectar por dispositivos que são conectados ou implantados logo abaixo da sua pele. Quando é feito com uma leitura ao vivo ou impressa da atividade elétrica, é chamado de eletrocardiograma (ECG ou ECG).

Quando partes do coração não estão funcionando corretamente, a atividade elétrica nessas áreas muda. É assim que um profissional de saúde treinado pode ler os dados do ECG e dizer o desempenho das diferentes partes do seu coração. Um eletrocardiograma é feito em um ambiente hospitalar ou clínico e geralmente leva apenas alguns minutos.

Os monitores ambulatoriais usam um método semelhante, mas o fazem por dias, semanas ou até anos. Dependendo do monitor usado, eles podem rastrear a atividade do seu coração enquanto você está dormindo, trabalhando ou fazendo a maior parte de sua rotina diária.

Quais são os diferentes tipos de monitores ambulatoriais?

A maioria dos monitores ambulatoriais são dispositivos externos que você pode levar com você. Eles leem a atividade do seu coração através de sensores chamados eletrodos que são fixados à sua pele usando um adesivo especial. A maioria desses monitores tem aproximadamente o tamanho e o peso de um telefone celular (e alguns usam telefones celulares que foram especialmente modificados apenas para esse tipo de uso).

Os monitores ambulatoriais externos incluem:

  • Monitores Holter. Este tipo de monitor é mais frequentemente usado para registrar a atividade cardíaca por 1-2 dias. No entanto, algumas variantes deste dispositivo podem gravar por 1-2 semanas.
  • Monitores de eventos. Esses dispositivos só registram a atividade do coração quando é mais provável que uma arritmia esteja acontecendo. Alguns dispositivos permitem ativá-los quando você sente sintomas. Outros “escutam” passivamente o seu ritmo cardíaco e começam automaticamente a gravar quando detectam uma arritmia. Esses dispositivos se enquadram em dois tipos:
    • Looping. Esses dispositivos têm um loop de memória de alguns minutos (a quantidade exata de tempo varia). O loop inclui uma quantidade definida de tempo no passado e no futuro. Quando não são ativados, os novos dados adicionados empurram os dados mais antigos para fora do loop. Se você ativá-lo, alguns minutos no passado serão salvos para revisão posterior, juntamente com alguns minutos depois de ativar o dispositivo.
    • Não-looping. Esses dispositivos só registram um período definido depois de ativados. Com alguns desses dispositivos, os eletrodos podem ser retirados. Então, quando sentir sintomas, você coloca os eletrodos e ativa o dispositivo para registrar seu ritmo cardíaco.
  • Monitores em tempo real. Esses dispositivos são muito semelhantes aos monitores de eventos, mas podem transmitir dados de atividade cardíaca para uma central de monitoramento para revisão imediata por um profissional de saúde. Monitores em tempo real podem coletar e enviar dados automaticamente quando detectam uma arritmia. Eles também podem coletar e enviar dados quando ativados por um usuário que sente sintomas. Esses dispositivos são especialmente úteis com arritmias graves, onde a orientação médica especializada é necessária rapidamente.
    • Certos tipos de monitores em tempo real destinam-se apenas ao uso durante check-ins através de uma chamada telefônica. Esse tipo de dispositivo permite que você ligue para uma central de monitoramento e transmita seus dados enquanto estiver no telefone. Você também pode verificar com o corpo clínico, durante o qual eles provavelmente farão perguntas relacionadas a sintomas, seus medicamentos ou atividades recentes.

Existem dois outros tipos de monitores ambulatoriais que funcionam de forma semelhante aos monitores acima, mas com diferenças importantes.

  • Gravadores de patch. Esses dispositivos grudam na sua pele como um adesivo, mas contêm todo o hardware necessário para detectar, gravar e salvar dados de atividade cardíaca. Você pode usá-los por até duas semanas. O tamanho desses dispositivos varia, mas, em geral, eles são pequenos o suficiente para que você possa usar um sob uma camiseta e não seria fácil de detectar.
  • Gravadores de loop implantáveis. Esses pequenos dispositivos podem ser inseridos sob sua pele e monitorar sua atividade cardíaca por períodos muito mais longos. Eles podem gravar automaticamente ou podem quando ativados pelo usuário. Os dados podem ser baixados deles sem fio em uma clínica ou consultório médico. Alguns desses monitores podem permanecer no local por até dois anos. Uma grande vantagem deste dispositivo é que você não precisa se preocupar em ativá-lo, e você não precisa se preocupar com problemas ao tomar banho, nadar, etc.

O que devo esperar antes do teste?

Um profissional de saúde, geralmente um especialista, explicará as opções de teste e recomendará um que provavelmente ajudará a diagnosticar seu problema. Eles também considerarão suas circunstâncias (como seu trabalho) e suas preferências ao escolher o tipo de monitor.

Como me preparo para o teste?

Antes do teste, você pode querer tomar banho porque, dependendo do teste, pode levar um ou dois dias antes de poder remover os eletrodos e tomar banho novamente. Quer opte ou não por tomar banho, deve certificar-se de que a pele do peito está limpa.

Você não deve usar quaisquer óleos, loções, cremes ou outros produtos de cuidados da pele na pele do peito, porque estes podem tornar difícil para os eletrodos para aderir à sua pele ou detectar a sua atividade cardíaca. Você também deve usar uma camisa que seja fácil de tirar e vestir, pois isso facilita a colocação dos eletrodos.

O que esperar no dia do início do período de monitoramento?

Um técnico ou outro profissional de saúde explicará como usar o dispositivo, incluindo como operá-lo. Dependendo do dispositivo, eles também irão instruí-lo a tirar e colocar os eletrodos você mesmo após o banho, natação, etc.

Eles também informarão situações ou dispositivos específicos que você precisará evitar para evitar que interfiram no monitor. Isso geralmente inclui certos tipos de eletrônicos ou dispositivos que contêm ímãs. Eles podem fornecer uma lista de dispositivos a serem evitados ou você pode solicitar um.

No caso de monitores que usam eletrodos, eles usarão álcool para limpar a pele onde colocarão os eletrodos. Eles também raspam ou removem qualquer pelo que você possa ter nessa área, garantindo que o eletrodo possa ficar preso e obter um sinal claro.

O que esperar durante o período de monitoramento?

Os exames de monitoria ambulatorial são extremamente seguros e indolores. Em geral, tudo o que você precisa fazer é usar o monitor conforme as instruções. Seus profissionais de saúde, incluindo técnicos e enfermeiros, lhe dirão qualquer outra coisa que você precise saber para o período de monitoramento.

O que esperar após o término do período de monitoramento?

Quando o teste terminar, você poderá remover os eletrodos (se o dispositivo usá-los) e devolver o dispositivo. Você pode ter alguma irritação persistente da pele do adesivo usado com os eletrodos com monitores externos. Isso geralmente desaparece em poucos dias. Seu provedor pode ser capaz de dar-lhe orientação sobre como tratar a irritação para ajudá-lo a esclarecer mais facilmente.

Há riscos com esses dispositivos?

Em geral, o efeito colateral mais comum com a maioria dos monitores ambulatoriais externos é a irritação da pele. A irritação geralmente é causada pelo adesivo usado para colar os eletrodos na pele. Se você tem pele sensível ou alergia (confirmada ou suspeita) a adesivos, você deve mencioná-lo antes de ser aplicado em sua pele.

Com os gravadores de loop implantáveis, existem algumas complicações colaterais ou — a maioria delas menores — que podem acontecer:

  • Irritação ou dor. Isso geralmente acontece ao redor de onde o dispositivo é implantado. Na maioria desses casos, ele vai melhorar ou desaparecer por conta própria.
  • Infecção. Em casos raros, a área onde o dispositivo foi implantado pode ficar infectada. Isso geralmente é tratado com antibióticos, mas o dispositivo pode precisar ser movido em alguns casos.
  • Reação alérgica. Outra complicação rara é a alergia a um material utilizado no gravador implantável. Se você tem essa alergia, o dispositivo pode precisar ser removido e outro tipo de monitor usado.
  • Sinal ruim. Gravadores de loop implantáveis às vezes podem ter problemas para captar a atividade elétrica em certas partes do coração. Quando isso acontece, geralmente é necessário mover o dispositivo para um local onde o sinal seja mais claro.

Resultados e Seguimento

Que tipo de resultados terei e o que significam os resultados?

Depois de devolver o monitor, os técnicos e outra equipe médica baixarão os dados e os incluirão em seu prontuário médico para revisão médica. Uma vez que o médico revisa os dados, eles podem ser capazes de fazer um diagnóstico. Depois disso, você deve esperar um telefonema ou outro tipo de contato, dependendo de suas preferências pessoais e dos procedimentos do escritório do provedor. Durante esse contato, o provedor explicará o que os resultados mostraram e os próximos passos necessários. Em alguns casos, eles podem agendar uma consulta de acompanhamento ou um encaminhamento para outro especialista, se necessário.

Quando devo ligar para o meu provedor?

Seu provedor e sua equipe podem lhe dar orientações sobre quando entrar em contato com seu escritório. Eles também podem lhe dar um número especial 24 horas para ligar se você tiver quaisquer problemas com o dispositivo de monitoramento em si.

Se você tiver um gravador de loop implantável colocado, você deve ligar para o escritório do seu provedor se você tiver algum dos seguintes sintomas de infecção:

  • Febre ou calafrios.
  • A área ao redor da incisão é quente ou quente ao toque.
  • Inchaço ou vermelhidão ao redor da incisão.
  • Drenagem ou sangramento da incisão.

Quando devo saber o resultado do teste?

O tempo de espera pelos resultados varia de acordo com o tipo de monitor utilizado, o tempo de acompanhamento e os horários da clínica e dos profissionais. Você pode perguntar a eles que tipo de tempo de resposta você pode esperar para seus resultados.

Procure um especialista