A terapia de ablação é uma opção de tratamento minimamente invasiva que é usada para destruir tumores e outros tecidos anormais no corpo. Este procedimento pode usar líquidos frios congelantes ou líquidos muito quentes.
O que é Terapia de Ablação?
A terapia de ablação é um procedimento médico que utiliza temperaturas extremas, tanto altas (calor) quanto baixas (frio), para destruir tecidos ou tumores anormais. Este método é usado para tratar diversas condições e é considerado minimamente invasivo, pois não requer cirurgia aberta. A ablação visa remover ou destruir uma camada específica de tecido, em vez de remover um órgão inteiro ou uma parte significativa dele, como é feito na ressecção cirúrgica.
Como o tecido é removido durante a terapia de ablação?
O tecido pode ser destruído congelando-o com líquidos frios, ou aplicando líquidos quentes na área. Energia de radiofrequência ou correntes elétricas também podem ser aplicadas para destruir o tecido anormal.
Alguns dos métodos mais comumente usados na terapia de ablação incluem:
- Ablação por micro-ondas: Normalmente, uma sonda fina é inserida através de uma pequena incisão na pele. A colocação da sonda pode ser guiada por ultrassonografia, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) para localizar a área a ser tratada. A ponta da sonda libera micro-ondas para destruir o tecido.
- Ablação por radiofrequência de alta energia: Esta técnica é semelhante à ablação por micro-ondas, apenas ondas de radiofrequência são usadas.
- Ablação por balão térmico: Um balão é inserido na cavidade do corpo e preenchido com fluido aquecido a 190 graus Fahrenheit.
- Ablação a laser: Um laser pode ser usado para tratar descolorações ou lesões da pele.
- Crioablação: Uma sonda ou outro dispositivo é inserido usando uma agulha fina ou aplicado ao tecido e super-resfriado a menos 4 graus Fahrenheit com nitrogênio líquido ou argônio. O gás frio flui através da ponta da sonda, fazendo com que cristais de gelo se formem e destruam o tecido.
Por que a terapia de ablação é realizada?
Uma ablação pode ser realizada para tratar muitos tipos de condições médicas. Alguns dos procedimentos mais comuns incluem:
- Cateter ou ablação cardíaca: Uma ablação por radiofrequência ou crioablação às vezes é realizada para tratar uma arritmia cardíaca (batimento cardíaco irregular). O objetivo é restaurar o ritmo cardíaco normal, destruindo ou cicatrizando áreas do coração que causam os batimentos cardíacos irregulares.
- Ablação endometrial: Mulheres que experimentam sangramento menstrual pesado podem se beneficiar de uma ablação do endométrio (o revestimento do útero). O procedimento pode parar ou aliviar o sangramento anormal, mas é irreversível.
- Ablação para câncer: Tumores cancerígenos dos rins, fígado e outros órgãos podem ser tratados com crioablação ou outras técnicas de ablação.
Detalhes do procedimento
Como me preparo para a terapia de ablação?
Você não deve comer alimentos sólidos ou beber líquidos antes de se submeter ao procedimento. Seu médico lhe dirá por quanto tempo você deve evitar comer ou beber.
Continue a tomar os seus medicamentos como habitualmente, a menos que o seu médico lhe diga para parar de tomá-los. Os pacientes que tomam um anticoagulante, como Coumadin® ou varfarina, podem precisar parar de tomá-lo temporariamente. Discuta quaisquer preocupações sobre a sua medicação com o seu médico.
Você pode exigir exames de sangue ou outros testes de diagnóstico antes do procedimento.
Não use joias para o hospital ou clínica.
O que acontece durante o procedimento de terapia de ablação?
O procedimento pode ser realizado em um hospital ou ambulatório. Você pode ser sedado antes do início do procedimento. Uma área da pele pode ser raspada, se necessário, e desinfetada. Você pode receber um anestésico local para anestesiar a área onde a agulha ou cateter será inserido. Em alguns casos, um anestésico geral é administrado, e o paciente não fica acordado durante o procedimento. Uma punção com agulha ou pequena incisão é feita para que a sonda ou cateter possa ser inserido.
No caso de uma ablação por cateter, um cateter balão será inserido em um vaso sanguíneo, geralmente na área da virilha, antebraço ou pescoço. Em seguida, é enfiado através do vaso sanguíneo até chegar ao coração. Imagens podem ser usadas para que a ponta da sonda ou cateter possa ser visualizada enquanto está sendo colocada.
A duração do procedimento pode variar, dependendo do tipo de ablação ou da condição a ser tratada. A ablação por cateter geralmente leva de três a seis horas.
Riscos / Benefícios
Quais são os benefícios da terapia de ablação?
Os benefícios da terapia de ablação incluem um tempo de recuperação mais curto em comparação com a cirurgia aberta, menos sangramento e risco mínimo. Alguns procedimentos podem ser realizados sob anestesia local, durante a qual os pacientes permanecem acordados. Normalmente, a cirurgia aberta não é necessária, por isso os tempos de recuperação são mais curtos. Um paciente pode receber alta no mesmo dia, ou necessitar apenas de um curto período de internação. A terapia de ablação não danifica o tecido saudável circundante. Pode ser repetido se necessário.
A terapia de ablação pode ser usada juntamente com outros tipos de terapia, como quimioterapia ou terapia medicamentosa.
Quais são os riscos da terapia de ablação?
Osriscos da terapia de ablação variam dependendo do procedimento específico usado e da gravidade da condição subjacente. Geralmente, a terapia de ablação é bastante segura e o risco é mínimo. As complicações da ablação podem incluir:
- Sangramento do local da punção
- Infecções
- Cicatrizes
- Danos aos vasos sanguíneos
- Acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco
O que acontece após um procedimento de terapia de ablação?
Você pode ter que permanecer no hospital por várias horas ou durante a noite, dependendo do tipo de procedimento. A ablação por cateter geralmente requer pernoite.
Se você recebeu um anestésico local, você pode ser capaz de ir para casa dentro de algumas horas. Você pode se sentir enjoado ou enjoado se lhe foi dado um anestésico geral. É comum sentir fadiga ou cansaço por alguns dias após a ablação. O desconforto pode persistir de algumas horas a alguns dias.
O período de recuperação pode variar dependendo da condição subjacente e do tipo de procedimento de ablação.
Você pode ter que evitar atividades extenuantes por um tempo. Você deve providenciar alguém para levá-lo para casa se você tiver alta no mesmo dia. Pergunte ao seu médico sobre quanto tempo você deve esperar antes de retomar as atividades normais.
Mulheres que têm uma ablação endometrial podem apresentar sangramento vaginal ou corrimento depois, que pode persistir por até três ou quatro semanas.
Procure tratamento médico imediato se sentir febre alta, sangramento excessivo, vômitos, dor ou qualquer outro sintoma incomum ou angustiante.
Vou precisar repetir a terapia de ablação no futuro?
O procedimento de ablação pode precisar ser repetido se a condição se repetir mais tarde. Pode haver um período de espera de três a seis meses após uma ablação cardíaca ou por cateter para ver se o procedimento foi eficaz.
Qual é a perspectiva a longo prazo para os pacientes após a terapia de ablação?
Um procedimento de ablação pode nem sempre ser eficaz ou pode não ser a melhor opção para tratar uma condição específica. Você pode precisar continuar a tomar a medicação, mesmo se o procedimento for bem-sucedido. Se a terapia de ablação não for eficaz, você pode ter que se submeter a um tipo diferente de procedimento. Deve discutir todas as opções disponíveis com o seu médico.
Procure um especialista
Embora a terapia de ablação seja uma opção eficaz para muitos pacientes, nem todos são candidatos ideais. A elegibilidade depende da localização, tamanho e tipo de tecido ou tumor a ser tratado, além da saúde geral do paciente.
A terapia de ablação é uma ferramenta valiosa no arsenal médico, oferecendo uma alternativa eficaz e menos invasiva para o tratamento de várias condições médicas.