Os Teste de Alfafetoproteína (AFP) são exames de sangue que todas as Mulheres Grávidas devem fazer. Eles medem os níveis de AFP, uma proteína que se desenvolve no fígado do feto. Níveis irregulares de AFP podem apontar para problemas como distúrbios genéticos ou defeitos do tubo neural. Se você tiver um resultado de teste atípico de AFP, precisará de testes de acompanhamento.
O que é um Teste de Alfafetoproteína?
O teste de alfafetoproteína (AFP) é um exame de sangue para Mulheres Grávidas. Os profissionais de saúde usam o teste AFP para verificar os riscos de defeitos congênitos ou condições genéticas do feto.
O teste AFP mede os níveis de alfafetoproteína. Alfa-fetoproteína é uma proteína que se desenvolve no fígado de um feto. Níveis irregulares de AFP em Mulheres Grávidas podem ser um sinal de uma doença genética ou defeito congênito (deficiência congênita).
O que é o teste do marcador tumoral AFP?
Mais comumente, os profissionais de saúde usam testes AFP em uma pessoa grávida. Mas, em alguns casos, seu médico pode solicitar um teste de marcador tumoral AFP quando você não está grávida. O teste de marcador tumoral tem finalidades diferentes do teste AFP para Mulheres Grávidas.
Os recém-nascidos normalmente têm altos níveis de AFP que caem para faixas baixas até 1 ano de idade. Em um adulto, a AFP alta pode apontar para:
- Cirrose.
- Hepatite A, hepatite B ou hepatite C.
- Câncer de fígado.
- Câncer de ovário ou testículo.
- Hepatite tóxica ou hepatite autoimune.
Os profissionais de saúde também podem usar testes de marcadores tumorais AFP para planejar o tratamento do câncer. Por exemplo, se você tem altos níveis de AFP e câncer de fígado, atacar as células cancerosas com medicamentos específicos (terapia-alvo) pode ser um tratamento eficaz.
É importante entender que os testes de marcadores tumorais de AFP são simplesmente ferramentas para medir os níveis de AFP. Eles podem ajudar a diagnosticar câncer ou outras condições. Mas um resultado de teste irregular não significa necessariamente que há um problema. Normalmente, seu provedor solicitará testes de acompanhamento para saber mais.
Quando é realizado o teste AFP na gravidez?
As Mulheres Grávidas normalmente fazem o teste AFP entre 16 e 22 semanas de gravidez.
Todas as Mulheres Grávidas devem fazer o teste AFP, mas o seu médico pode recomendá-lo especialmente se:
- Tem mais de 35 anos.
- Ter história familiar de defeitos congênitos.
- Tem diabetes.
O que o teste da AFP verifica?
O teste pode detectar:
- Doenças genéticas, como síndrome de Down ou síndrome de Turner.
- Datas de vencimento incorretas.
- Múltiplos, como gêmeos ou trigêmeos.
- Defeitos do tubo neural, como espinha bífida ou anencefalia.
Detalhes do teste AFP
Como funciona um teste AFP?
Um teste AFP é um exame de sangue. Durante as análises ao sangue, o seu profissional de saúde:
- Coloque uma pequena agulha em uma das veias do braço.
- Coleta um tubo (frasco) de sangue.
- Retira a agulha e aplica algodão e um curativo na área.
Os testes de AFP geralmente levam menos de cinco minutos. Eles são rápidos e indolores para a maioria das pessoas.
Se você tem medo de agulhas (tripanofobia) ou ansiedade para obter coletas de sangue, informe o profissional de saúde que está tomando seu sangue. Pode ajudar a praticar exercícios de respiração, desviar o olhar da agulha ou trazer um amigo para apoio.
Como me preparo para um teste AFP?
Não há preparação especial para um exame de sangue AFP. Geralmente, manter-se hidratado bebendo muita água pode ajudar a coleta de sangue a ir mais rápido e suavemente. A hidratação evita que as veias apertem (contraiam) e diminui a chance de alterações na pressão arterial.
Quais são os riscos de um teste AFP?
Todos os exames de sangue podem causar alguma dor, hematomas ou vermelhidão perto de onde a agulha foi inserida. Geralmente, esses sintomas são leves e desaparecem dentro de um dia.
O que devo saber sobre os resultados de um Teste de Alfafetoproteína?
Se os resultados do seu teste AFP forem anormais, o seu médico solicitará mais exames para confirmar o diagnóstico. Níveis de AFP mais altos do que o habitual podem apontar para defeitos do tubo neural. Níveis de AFP mais baixos do que o normal podem indicar que o feto tem um distúrbio genético, como a síndrome de Down.
É importante entender que níveis irregulares de AFP não significam automaticamente que o feto tem uma condição genética ou um defeito do tubo neural. Níveis irregulares de AFP também podem significar:
- Você está tendo múltiplos, como gêmeos.
- Sua data de vencimento foi calculada incorretamente.
Um teste AFP é o único teste de que preciso?
Se seus níveis de AFP estiverem fora da faixa normal, seu provedor provavelmente solicitará mais testes para diagnosticar ou descartar condições.
Durante a gravidez, você terá outros testes pré-natais que verificam se há distúrbios genéticos junto com o teste AFP. Por exemplo, você geralmente tem um teste de tela tripla ao mesmo tempo que um teste AFP. A tela tripla analisa seus níveis de hormônios específicos. Os testes de tripla triagem também verificam se há distúrbios genéticos, como a síndrome de Down.
Se os resultados do seu teste mostrarem que o feto pode ter uma condição genética, o seu médico pode recomendar a amostragem de vilosidades coriônicas (CVS). O CVS é um teste genético que avalia células da placenta. Ele pode detectar distúrbios genéticos, tais como:
- Fibrose cística.
- Síndrome de Down.
- Doença falciforme.
- doença de Tay-Sachs.
O que mais devo perguntar ao meu médico?
Você também pode perguntar ao seu profissional de saúde:
- Quando devo agendar um teste AFP?
- O que significam os meus níveis de AFP?
- Que outros exames preciso para verificar se há doenças genéticas?
- Que outros exames preciso para verificar se há defeitos do tubo neural?
Qual a precisão do teste AFP?
Os testes AFP são boas ferramentas para detectar doenças genéticas ou defeitos do tubo neural. Até 9 em cada 10 fetos com defeitos do tubo neural foram diagnosticados porque o teste AFP detectou anormalidades. Mas os testes da AFP não são perfeitos.
A cada 1.000 gestantes que fazem o teste da AFP, até 50 obtêm resultados anormais. Desses 50, apenas cerca de 1 em cada 16 tem um bebê com uma condição genética ou defeito do tubo neural.
Procure um especialista
Os testes de Alfafetoproteína são exames de sangue para verificar a AFP entre 16 e 22 semanas de gravidez. Níveis irregulares de AFP podem indicar a presença de um distúrbio genético ou defeito do tubo neural no feto. É importante entender que os testes de AFP são ferramentas de triagem, não de diagnóstico. Níveis atípicos de AFP não significam automaticamente que o feto tem um transtorno. Se você tiver resultados de teste AFP irregulares, seu provedor provavelmente solicitará mais testes para diagnosticar ou descartar condições genéticas ou defeitos do tubo neural.