O Teste de Apley (menisco rompido no joelho) é uma maneira rápida e simples para o seu médico verificar se há um menisco rompido no joelho. Você provavelmente ainda precisará de outros exames, como uma ressonância magnética, para confirmar quaisquer achados do teste de Apley. Converse com seu médico sobre quais outros exames e tratamentos você precisará.
Teste de Apley (menisco rompido no joelho)?
O teste de Apley é uma série de movimentos do joelho e da perna que os profissionais de saúde usam para diagnosticar um menisco rompido. Você pode vê-lo referido como um teste de moagem Apley ou um teste de compressão Apley. Os provedores usam esses nomes de forma intercambiável para se referir ao mesmo teste.
O teste Apley é um exame físico em consultório, o que significa que seu provedor pode realizá-lo sem qualquer equipamento especial ou um compromisso separado. Você vai deitar de bruços e seu provedor vai torcer a perna para identificar qualquer dor ou outros sintomas que você sente durante os movimentos.
O teste de Apley geralmente faz parte de um exame preliminar quando você visita um profissional com dor no joelho ou após uma lesão. Você provavelmente também precisará de pelo menos um dos poucos exames de imagem para confirmar um menisco rompido ou qualquer outra lesão no joelho.
Teste de Apley para ombros
Há também um tipo de teste de Apley usado para diagnosticar problemas no ombro. Você pode vê-lo referido como o teste de arranhão de Apley. Embora os nomes sejam semelhantes, estes são dois testes diferentes e conjuntos de movimentos usados para diagnosticar diferentes problemas e condições. Você não precisará de um teste de arranhão de Apley se tiver uma lesão no joelho.
Teste de Apley vs teste de McMurray e teste da Tessália
O teste de Apley é semelhante a outros testes usados para diagnosticar danos dentro do joelho. O teste de Apley, o teste de McMurray e o teste da Tessália são diferentes formas de movimentos físicos que podem ajudar o seu médico a diagnosticar um menisco rompido ou dano dentro do joelho. A diferença entre eles é quais movimentos específicos eles usam.
Durante um teste de Apley, você ficará deitado de bruços enquanto seu provedor move o joelho.
Se você precisar de um teste de McMurray, você vai deitar de costas enquanto seu provedor dobra e move seu joelho.
Se você precisar de um teste da Tessália, você ficará em uma perna e torcerá o joelho.
Durante os três testes, o seu médico sentirá ou ouvirá sintomas de lesões no joelho. Certifique-se de dizer-lhes se você sentir alguma dor ou desconforto.
Quando eu precisaria de um teste Apley?
Um provedor pode realizar um teste de Apley se achar que você tem um menisco rompido. É uma das lesões mais comuns no joelho – especialmente entre os atletas.
O menisco é uma cunha emborrachada de cartilagem no joelho entre o fêmur (osso da coxa) e a tíbia (tíbia). É como um amortecedor que amortece os ossos e a articulação do joelho. Qualquer movimento brusco e intenso no joelho pode rasgar o menisco. As lesões esportivas são a causa mais comum, mas traumas como quedas e acidentes de carro também podem rasgar o menisco.
Os sintomas mais comuns de um menisco rompido incluem:
- Sentir ou ouvir um estalo no joelho.
- Instabilidade no joelho ou sensação de que pode ceder.
- Dor.
- Rigidez.
- Inchação.
- Ser incapaz de dobrar ou endireitar totalmente o joelho como você normalmente pode.
Você pode precisar de um teste de Apley quando visitar um provedor depois de machucar o joelho. Eles realizarão o teste como parte do seu exame físico, especialmente se você estiver com sintomas de um menisco rompido. O teste de Apley pode ajudar seu provedor a saber se você danificou seus ligamentos do joelho ou outro tecido conjuntivo durante sua lesão.
Pessoas que romperam o menisco têm um risco aumentado de desenvolver osteoartrite do joelho.
Quem realiza o teste de Apley?
Seu provedor realizará o teste Apley em seu escritório. Eles não precisam de nenhum equipamento ou instalações especiais para realizar o teste.
Como funciona o teste Apley?
O teste de Apley é uma série de movimentos para verificar seus sintomas e amplitude de movimento (até onde você pode mover a articulação do joelho). O teste é simples e inclui as seguintes etapas:
- Você vai deitar de bruços (prono).
- Seu provedor apoiará o joelho na parte de trás da coxa para segurar sua perna no lugar.
- Seu provedor dobrará seu joelho a 90 graus (perpendicular ao resto da perna).
- Eles vão puxar levemente para cima do seu joelho.
- Eles vão girar sua perna para longe do centro do seu corpo e, em seguida, de volta para o centro do seu corpo.
- Depois disso, seu provedor pode redefinir e fazer os mesmos movimentos, mas em vez de puxar para cima sua perna, eles pressionarão levemente para baixo. Eles podem se referir a isso como aplicação de compressão ou teste de compressão de Apley.
Seu provedor provavelmente realizará um teste de Apley em ambas as pernas, começando com sua perna não lesionada. Isso os ajudará a entender sua amplitude de movimento habitual antes de fazer o teste em sua perna lesionada.
Os movimentos do teste de Apley aplicam um leve estresse ao menisco. Eles são semelhantes ao tipo de tensão que é aplicada ao joelho enquanto você o usa normalmente.
Enquanto eles estão movendo sua perna e joelho, seu provedor perguntará se você está sentindo alguma dor ou se seu joelho parece que está grudando ou travando. Eles também ouvirão um estalo em seu joelho, ou sentirão seu joelho girando muito para um lado ou para o outro. Isso permite que eles verifiquem onde seu menisco pode estar rompido.
Como me preparo para um teste Apley?
Você não precisa fazer nada para se preparar para um teste Apley. Basta visitar o seu médico o mais rápido possível se você machucou o joelho ou notar novos sintomas.
O que devo esperar durante um teste Apley?
Tente relaxar durante o teste Apley – se você ficar tenso, isso pode afetar a capacidade do seu provedor de realizar o teste.
Como o teste de Apley é uma série de movimentos físicos, diga ao seu provedor tudo o que você está sentindo – especialmente se algum dos movimentos doer ou deixá-lo desconfortável.
Qualquer dor, desconforto ou outros sintomas que você sentir durante um teste de Apley ajudará seu médico a saber onde seu menisco está rompido, ou que outro tipo de lesão você pode ter.
O que devo esperar depois de um teste Apley?
Seu médico provavelmente recomendará alguns exames de imagem para diagnosticar uma lesão no joelho, mesmo depois de realizar um teste de Apley.
Estes testes irão tirar fotos do interior do seu joelho e confirmar qualquer dano dentro da sua articulação. Os exames de imagem mais comuns para diagnosticar um menisco rompido incluem:
- Ressonância magnética (RM).
- Ultrassom.
- Raios-X.
Seu médico lhe dirá quais exames de imagem você precisará e quais lesões eles estão procurando.
Você também pode precisar de uma artroscopia do joelho para diagnosticar ou reparar danos dentro do joelho. A artroscopia do joelho é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que permite ao cirurgião ver o interior da articulação do joelho com uma pequena câmera. A maioria das artroscopias de joelho são procedimentos ambulatoriais, o que significa que você pode ir para casa no mesmo dia.
O teste de Apley tem algum risco?
Não há riscos para o joelho durante a realização de um teste de Apley.
Você pode sentir um pouco de dor ou desconforto durante o teste, mas mesmo que seu menisco esteja rompido, você não deve sentir dor intensa.
Estudos descobriram que o teste de Apley não é perfeitamente preciso para diagnosticar um menisco rompido. No entanto, geralmente é apenas o primeiro passo que seu provedor dará para diagnosticar sua lesão. Os exames de imagem darão uma resposta mais conclusiva. São maneiras mais precisas de avaliar o menisco se o médico achar que ele pode estar rompido.
Que tipo de resultados terei e o que significam?
Os resultados do teste de Apley não são tão diretos quanto alguns outros testes que você pode ter tido antes. Em vez de dar um intervalo exato ou um número específico, um teste de Apley dá ao seu provedor uma melhor compreensão do que pode ser ferido em seu joelho.
É mais como perguntas verdadeiras ou falsas e menos como um problema de matemática que dá uma resposta exata. Seu médico classificará seu teste como positivo se encontrar algo que indique que seu menisco está rompido. Um resultado negativo significa que você não sentiu dor, desconforto ou outros sintomas durante o teste.
Um resultado negativo não significa necessariamente que você não precisará de outros testes. Seu menisco ainda pode estar rompido, ou pode haver outros danos dentro do joelho.
Quando devo ligar para o meu médico?
Visite seu médico se você estiver sentindo sintomas como dor ou inchaço que pioram após alguns dias.
Vá para o pronto-socorro imediatamente se notar qualquer um dos seguintes:
- Dor extrema.
- Inchaço que está piorando.
- Descoloração.
- Você não pode mover o joelho ou não pode movê-lo como você normalmente pode.
Procure um especialista
O teste de Apley é um teste rápido e fácil que seu médico pode usar para começar a diagnosticar um menisco rompido em seu joelho. Mesmo que você provavelmente ainda precise de pelo menos um exame de imagem como uma ressonância magnética, o teste de Apley é uma boa maneira de seu médico entender onde exatamente você está sentindo dor ou outros sintomas e onde em seu joelho o dano pode estar.
Informe ao seu médico se algum dos movimentos machucar ou deixar você desconfortável. O teste de Apley coloca uma leve tensão no menisco, mas você não deve sentir nenhuma dor intensa.