Um Teste de Estresse de Adenosina é uma boa opção para verificar o fluxo sanguíneo do seu coração quando você não pode participar de um teste de esforço de exercício. Ao aumentar o fluxo sanguíneo, uma injeção de adenosina faz com que seu coração aja como se estivesse se exercitando. Em seguida, seu provedor pode comparar isso com o fluxo sanguíneo do seu coração em repouso.

O que é um teste de Estresse de Adenosina?

Um teste de estresse de adenosina é um teste de diagnóstico que os profissionais de saúde usam para verificar o fluxo sanguíneo para o coração. O teste pode ajudar a determinar se seu coração está recebendo sangue suficiente enquanto você está ativo em comparação com enquanto você está descansando. Uma injeção de adenosina faz com que as artérias do coração ajam como durante o exercício.

Esse teste ajuda seu provedor a determinar se você tem:

  • Qualquer dano permanente ao seu músculo cardíaco.
  • Sangue suficiente – e oxigênio – movendo-se através de seu coração.
  • Doença arterial coronariana (DAC), que dificulta a chegada do sangue ao músculo cardíaco.

Quando é realizado um teste de estresse de adenosina?

Um profissional de saúde pode dar-lhe um teste de estresse de adenosina porque você:

  • Não pode fazer o exercício que um teste de esforço exige, como caminhar em uma esteira.
  • Não consegue aumentar sua frequência cardíaca o suficiente com exercícios.
  • Tome certos medicamentos, como betabloqueadores.
  • Ter um marca-passo ventricular.
  • Ter bloqueio de ramo esquerdo.

Como funciona um teste de estresse de adenosina?

Durante um teste de estresse de adenosina, um provedor lhe dará uma pequena quantidade de medicação de adenosina para fazer suas artérias coronárias abertas (dilatar) como eles fazem quando você se exercita. Isso faz com que mais sangue flua e simula o efeito do exercício para pessoas que não podem se exercitar em uma esteira.

Um provedor injetará uma pequena quantidade de contraste ou marcador radioativo, dependendo do tipo de exame de imagem, em sua veia enquanto você está descansando e novamente depois de receber a medicação adenosina. Usando um scanner de imagem especial, um provedor tirará fotos do contraste ou marcador à medida que ele passa de seus vasos sanguíneos através do músculo cardíaco.

Dependendo do exame solicitado, às vezes esse scanner é um scanner de ressonância magnética (MRI) ou um tipo especial de scanner de tomografia computadorizada (CT). Isso cria imagens de computador do seu coração para o seu provedor revisar.

Durante o teste, um provedor tirará imagens de:

  • Seu tamanho e função do coração.
  • O sangue flui através do coração quando está em repouso.
  • O sangue flui através do coração quando está sob estresse.

Como me preparar para um teste de estresse de adenosina?

Certifique-se de informar o seu médico sobre todas as condições médicas que você tem e todos os medicamentos que você toma. Isso inclui aqueles que você compra sem receita médica (incluindo suplementos de ervas). Você não deve receber adenosina se você tem certas condições, como asma grave ou certos ritmos cardíacos anormais não controlados.

Não tome teofilina para asma por dois dias antes do teste. Traga a medicação inaladora para asma para a sua consulta de teste.

Evite qualquer coisa que contenha cafeína por 24 horas antes do teste. Isso inclui café, chá, refrigerantes e chocolate. Você também deve evitar produtos descafeinados, pois eles incluem traços de cafeína. Não tome qualquer medicamento sem receita (OTC) que contém cafeína (como Excedrin®, Anacin®, pílulas de dieta ou NoDoz®) por 24 horas antes do teste.

O que devo fazer no dia do meu teste?

No dia do seu teste:

  • Não coma ou beba, exceto por pequenos goles de água para ajudá-lo a engolir seus medicamentos.
  • Não fume.
  • Traga uma lista de todos os medicamentos que você toma rotineiramente. A lista deve incluir todos os medicamentos sem receita, vitaminas e suplementos de ervas que você toma.
  • Traga sua medicação para diabetes com você para que você possa tomá-lo quando o teste estiver completo. Não pule uma refeição quando você tomar sua medicação para diabetes. Isso pode fazer com que seus níveis de açúcar no sangue caiam muito baixo.
  • Se tomar insulina, tome a quantidade recomendada pelo seu médico para gerir o seu nível de açúcar no sangue. Eles podem dizer-lhe para tomar apenas metade da sua dose matinal habitual e comer uma refeição ligeira quatro horas antes do teste.
  • Se você tomar pílulas para regular o açúcar no sangue, não tome sua medicação até que o teste esteja completo.
  • Se você possui um monitor de glicose, traga-o com você para verificar seus níveis de açúcar no sangue antes e depois do teste. Se você acha que seu açúcar no sangue está baixo, informe um provedor imediatamente. Planeje comer e tomar sua medicação de açúcar no sangue após o teste.
  • Tome apenas os medicamentos para o coração que seu médico aconselha no dia do teste. Se você tiver alguma dúvida sobre quais medicamentos estão bem para tomar naquele dia, pergunte ao seu médico antes do dia do seu teste.

O que devo esperar durante um teste de estresse de adenosina?

Durante um teste de estresse de adenosina, um provedor irá:

  1. Coloque dois IVs no braço antes de iniciar a varredura.
  2. Coloque eletrodos (pequenos adesivos) no peito para monitorar o coração usando um eletrocardiograma (ECG).
  3. Coloque um manguito de pressão arterial no braço para monitorar sua pressão arterial.
  4. Monitore sua frequência cardíaca, eletrocardiograma e pressão arterial durante todo o teste.
  5. Peça para você ficar muito parado dentro do scanner. Isso pode durar cerca de 45 minutos.
  6. Peça-lhe para prender a respiração por curtos períodos de tempo enquanto o scanner tira fotos do seu coração.
  7. Converse com você sobre os possíveis efeitos colaterais da medicação antes de recebê-lo através do IV.

Quanto tempo dura o teste de estresse de adenosina?

A varredura pode levar cerca de 45 minutos. Você pode passar até duas horas em sua consulta.

O que devo esperar depois?

Após o seu teste de estresse de adenosina, os profissionais de saúde irão observá-lo para quaisquer efeitos colaterais. Você pode ir para casa depois de alguns minutos se você se sentir bem.

Quais são os efeitos colaterais de um teste de estresse de adenosina?

A adenosina só entra em seu corpo por cerca de cinco minutos. Dentro de 10 segundos, apenas metade do medicamento ainda está em seu sistema. É por isso que os efeitos secundários desaparecem segundos após o fim da perfusão (na maioria das pessoas).

Cerca de 80% das pessoas têm efeitos colaterais menores de um teste de estresse de adenosina. Os mais comuns são:

  • Flushing.
  • Dor no peito.
  • Falta de ar.

Às vezes, as pessoas podem ter efeitos colaterais como:

  • Bloqueio cardíaco.
  • Broncoespasmo.

Se você tiver efeitos colaterais do seu teste de estresse de adenosina, um provedor pode dar-lhe cafeína para tratá-los. Algumas pessoas podem precisar de aminofilina.

Que tipo de resultados você obtém e o que os resultados significam?

O profissional de saúde que revisar seu teste irá colocá-lo em uma categoria de baixo risco, risco intermediário ou alto risco. Eles estão analisando o risco de ter um ataque cardíaco por falta de oxigênio ou para ver se os sintomas que você está tendo podem ser devido ao fluxo sanguíneo ruim para o coração.

Um provedor pode dizer-lhe se algumas áreas em seu coração não estão recebendo fluxo sanguíneo suficiente. Isso significa que eles não estão recebendo oxigênio suficiente. Eles vão querer investigar mais essas áreas.

Se o seu fluxo sanguíneo parece bom e você é de baixo risco, você só pode precisar de medicação como betabloqueadores ou bloqueadores dos canais de cálcio. Anticoagulantes e estatinas também podem ajudar com riscos cardiovasculares.

Quando devo saber os resultados de um teste de estresse de adenosina?

Deve levar apenas alguns dias para que um provedor analise os resultados do teste. Seu provedor terá acesso aos resultados e entrará em contato para falar sobre eles.

Se os resultados forem anormais, quais são os próximos passos?

Seu provedor pode querer fazer mais testes para analisar as áreas onde o sangue não está passando. A angiografia coronária pode ajudá-los a ver a origem do problema. Se você tiver um bloqueio em sua artéria coronária, você pode precisar de um stent em sua artéria ou uma cirurgia de revascularização miocárdica (CRM).

Quando devo ligar para o meu provedor?

Entre em contato com seu provedor se:

  • Você não tem certeza sobre seus próximos passos após um teste de estresse de adenosina.
  • Você não ouve nada sobre os resultados do seu teste há uma semana.

Por que a adenosina é usada para testes de estresse?

A adenosina faz com que suas artérias coronárias abram mais, como fariam se você estivesse se exercitando. Isso envia mais sangue para o músculo cardíaco. O medicamento pode aumentar o fluxo sanguíneo para três a cinco vezes a quantidade de fluxo sanguíneo que você tem quando está em repouso.

Um teste de esforço de adenosina é seguro?

Sim, um teste de esforço de adenosina é geralmente seguro. Tem poucos efeitos colaterais e eles geralmente desaparecem rapidamente. Os pesquisadores provaram a segurança da adenosina para um teste de estresse avaliando 15.000 pessoas que a receberam.

O que a adenosina faz com sua frequência cardíaca?

A adenosina pode causar uma diminuição ou aumento da frequência cardíaca. Sua pressão arterial pode baixar um pouco, também.

Qual é a diferença entre Lexiscan e teste de estresse de adenosina®?

Tanto o Lexiscan (regadenosona) como a adenosina são medicamentos que abrem os vasos sanguíneos. Os profissionais de saúde usam regadenosona mais do que outros medicamentos para testes de estresse. Leva apenas 10 segundos para injetar uma dose de regadenosona. A adenosina leva cerca de cinco minutos.

Estudos têm mostrado que as pessoas toleram regadenoson melhor do que a adenosina e têm menos efeitos colaterais dele. Pessoas que recebem regadenosona tendem a ter menos rubor e dor no peito, mas são mais propensas a ter dor de cabeça ou convulsão.
Converse com seu médico sobre qual medicamento é melhor para você.

Procure um especialista

É normal ficar um pouco nervoso com um teste que está verificando o quão bem seu coração funciona. Seu coração é um órgão crucial. Mas você pode ter certeza de que, se o seu provedor encontrar algum problema com o seu coração, ele trabalhará com você para criar um plano para ajudá-lo. Não tenha medo de fazer perguntas sobre qualquer coisa que não esteja clara para você.