Um teste de glicose no sangue mede o nível de glicose (açúcar) no sangue. O teste pode envolver uma picada no dedo ou uma coleta de sangue da veia. Os profissionais de saúde mais comumente usam testes de glicose no sangue para rastrear o diabetes tipo 2, que é uma condição comum.

O que é um teste de Glicose no Sangue (açúcar)?

Um teste de glicose no sangue é um exame de sangue que rastreia principalmente o diabetes, medindo o nível de glicose (açúcar) no sangue.

Existem dois tipos principais de testes de glicose no sangue:

  • Teste de glicemia capilar: um profissional de saúde coleta uma gota de sangue — geralmente de uma picada na ponta do dedo. Esses testes envolvem uma tira de teste e um medidor de glicose (glicosímetro), que mostram seu nível de açúcar no sangue em segundos.
  • Teste de glicemia venosa (plasma): Um flebotomista coleta uma amostra de sangue de uma veia (punção venosa). Esses testes de glicose geralmente fazem parte de um painel sanguíneo, como um painel metabólico básico. O provedor enviará as amostras para um laboratório. Lá, um cientista de laboratório médico irá preparar suas amostras e realizar o teste em máquinas conhecidas como analisadores.

Os testes de glicemia venosa são geralmente mais precisos do que os testes de glicemia capilar.

Os profissionais de saúde geralmente pedem testes de glicemia em jejum para rastrear o diabetes. Uma vez que a ingestão de alimentos afeta o açúcar no sangue, os testes de glicemia em jejum mostram uma imagem mais precisa do açúcar no sangue basal.

Há também testes de açúcar no sangue em casa (usando um glicosímetro) para pessoas que têm diabetes. Pessoas com diabetes tipo 1 especialmente precisam monitorar seu açúcar no sangue várias vezes ao dia para gerenciar efetivamente a condição. Os aparelhos de monitorização contínua da glicose (CGMs) são outra opção para isso.

O que é glicose no sangue (açúcar)?

A glicose (açúcar) vem principalmente dos carboidratos nos alimentos e bebidas que você consome. É a principal fonte de energia do seu corpo. Seu sangue transporta glicose para todas as células do seu corpo para usar para energia.

Vários processos corporais ajudam a manter a glicose no sangue em uma faixa saudável. A insulina, um hormônio que seu pâncreas produz, é o contribuinte mais significativo para manter o açúcar no sangue saudável.
Se você tem níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia), geralmente indica diabetes. O diabetes se desenvolve quando o pâncreas não produz insulina ou insulina suficiente ou seu corpo não está respondendo aos efeitos da insulina adequadamente.

Quando eu precisaria de um teste de glicemia?

Existem três razões principais pelas quais você pode precisar de um teste de glicose no sangue (açúcar):

  • Seu médico pode ter solicitado exames de sangue de rotina chamados de painel metabólico básico (BMP) ou painel metabólico abrangente (CMP), que incluem um exame de sangue de glicose.
  • Você pode estar tendo sintomas de açúcar no sangue alto ou açúcar no sangue baixo, o que pode indicar diabetes ou outra condição.
  • Se você tomar um medicamento a longo prazo que afeta seus níveis de açúcar no sangue, como corticosteroides, você pode precisar de exames de sangue de glicose de rotina para monitorar seus níveis.

O uso mais comum de um teste de glicose no sangue é para rastrear diabetes tipo 2 (DM2), que é uma condição comum. Certas pessoas estão em risco de desenvolver diabetes tipo 2. Se você tiver fatores de risco, seu provedor provavelmente recomendará exames regulares, independentemente da sua idade. A Associação Americana de Diabetes recomenda o rastreamento regular para qualquer pessoa com 35 anos ou mais.

O seu médico também irá solicitar um teste de glucose no sangue se tiver sintomas de açúcar elevado no sangue (hiperglicemia) ou baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia).
Os sintomas de diabetes e açúcar elevado no sangue incluem:

  • Sensação de muita sede (polidipsia).
  • Micção frequente (poliúria).
  • Fadiga.
  • Sentir muita fome (polifagia).
  • Perda de peso inexplicável.
  • Visão turva.
  • Cicatrização lenta de cortes ou feridas.

Se você ou seu filho tiverem esses sintomas, além de vômitos, respiração profunda e/ou confusão, vá ao pronto-socorro mais próximo o mais rápido possível. Você pode ter cetoacidose relacionada ao diabetes, que é uma condição com risco de vida.

Os sintomas de baixo nível de açúcar no sangue incluem:

  • Tremores ou tremores.
  • Sudorese e calafrios.
  • Tontura ou tontura.
  • Frequência cardíaca mais rápida.
  • Fome intensa.
  • Ansiedade ou irritabilidade.

Você precisa consumir carboidratos (açúcar) para tratar a hipoglicemia, como um suco de banana ou maçã. A hipoglicemia grave pode ser fatal.

Quem faz o exame de glicemia?

Muitos profissionais de saúde, como enfermeiros, podem realizar um teste de glicemia capilar (picada no dedo). Esses testes envolvem um medidor de glicose e uma tira de teste, que mostram o resultado de açúcar no sangue em segundos.

Os flebotomistas geralmente realizam testes de glicemia venosa. Eles enviam as amostras para um laboratório para testes.

Como me preparar para um teste de glicemia?

Se o seu médico pediu um teste de glicemia em jejum, você precisará não comer ou beber nada, exceto água (jejum) por oito a 10 horas antes do teste.
Se o seu teste de glicose no sangue faz parte de um painel metabólico básico ou abrangente, você também pode precisar de jejum por várias horas antes da coleta de sangue. Em qualquer caso, o seu médico irá informá-lo se você precisa seguir quaisquer instruções especiais.

O que posso esperar durante um teste de glicemia?

Você pode esperar o seguinte durante um teste de glicose venosa, ou coleta de sangue:

  • Você se sentará em uma cadeira, e um flebotomista verificará seus braços em busca de uma veia de fácil acesso. Isso geralmente é na parte interna do braço, do outro lado do cotovelo.
  • Depois de localizar uma veia, eles limparão e desinfetarão a área.
  • Eles então inserirão uma pequena agulha em sua veia para coletar uma amostra de sangue. Isso pode parecer um pequeno beliscão.
  • Depois de inserir a agulha, uma pequena quantidade de sangue será coletada em um tubo de ensaio.
  • Uma vez que eles tenham sangue suficiente para testar, eles removerão a agulha e segurarão uma bola de algodão ou gaze no local para parar o sangramento.
  • Finalmente, eles colocarão um curativo sobre o local e você estará pronto.

Você pode esperar o seguinte durante um teste de glicemia capilar (picada no dedo):

  • Um profissional de saúde irá perguntar-lhe qual o dedo que você gostaria que eles usassem.
  • Eles vão desinfetar a ponta do dedo com um cotonete de álcool e picá-lo com uma pequena agulha chamada lanceta, que geralmente está contida dentro de um pequeno dispositivo de plástico.
  • Eles vão apertar a ponta do dedo para formar uma gota de sangue.
  • Eles colocarão seu dedo/a gota de sangue contra uma tira de teste que é inserida em um glicosímetro.
  • Depois que eles tiverem sangue suficiente para o teste, eles lhe darão uma bola de algodão ou gaze para segurar contra a ponta do dedo para parar o sangramento.
  • O glicosímetro mostrará seu nível de glicose no sangue em segundos.

Quais são os riscos de um teste de glicemia?

Os exames de sangue são uma parte muito comum e essencial dos exames e exames médicos. Há muito pouco risco de fazer qualquer tipo de exame de sangue de glicose. Você pode ter uma leve sensibilidade ou um hematoma no local da coleta de sangue ou picada no dedo, mas isso geralmente se resolve rapidamente.

O que significam os resultados de um teste de glicemia?

Os relatórios de exames de sangue, incluindo relatórios de testes de glicose no sangue, geralmente fornecem as seguintes informações:

  • O nome do exame de sangue ou o que foi medido em seu sangue.
  • O número ou a medição do resultado do seu exame de sangue.
  • A faixa de medição normal para esse teste.
  • Informações que indicam se o seu resultado é normal ou anormal ou alto ou baixo.

O que é um nível normal de glicose em um exame de sangue?

Um nível de glicose no sangue em jejum saudável (normal) para alguém sem diabetes é de 70 a 99 mg/dL (3,9 a 5,5 mmol/L). Valores entre 50 e 70 mg/dL (2,8 a 3,9 mmol/L) para pessoas sem diabetes também podem ser “normais”.

O que significa um nível elevado de glicose no sangue?

Se o seu nível de glicemia de jejum é de 100 a 125 mg/dL (5,6 a 6,9 mmol/L), geralmente significa que você tem pré-diabetes. Pessoas com pré-diabetes têm até 50% de chance de desenvolver diabetes tipo 2 nos próximos cinco a 10 anos. Mas você pode tomar medidas para evitar que o diabetes tipo 2 se desenvolva.

Se o seu nível de glicemia de jejum for de 126 mg/dl (7,0 mmol/L) ou superior em mais de uma ocasião de teste, geralmente significa que você tem diabetes.
Em qualquer um desses casos, seu médico provavelmente solicitará um teste de hemoglobina glicada (A1c) antes de diagnosticá-lo com pré-diabetes ou diabetes. Um A1c mostra o seu açúcar médio no sangue ao longo de alguns meses.

Existem alguns tipos diferentes de diabetes. As formas mais comuns são:

  • Diabetes tipo 2 (DM2): A DM2 acontece quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou o corpo não usa bem a insulina (resistência à insulina), resultando em níveis elevados de glicose no sangue. Este é o tipo mais comum de diabetes.
  • Diabetes tipo 1 (DM1): A DM1 é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina do pâncreas por razões desconhecidas. Seu pâncreas não pode mais produzir insulina. No momento do diagnóstico, as pessoas com diabetes tipo 1 geralmente têm glicemia muito alta (200 mg/dL, ou 11,1 mmol/L, ou mais).
  • Diabetes gestacional: Essa condição pode se desenvolver em pessoas grávidas — geralmente aparecendo durante o meio da gravidez, entre 24 e 28 semanas. O açúcar elevado no sangue (diabetes) desaparece quando a gravidez termina. As pessoas grávidas fazem rastreios para diabetes gestacional com um teste de desafio à glicose e/ou teste de tolerância à glicose.

Outras causas de níveis elevados de glicose

Outras causas de níveis elevados de glicose incluem:

  • Problemas com as glândulas suprarrenais, como a síndrome de Cushing.
  • Problemas com o pâncreas, como pancreatite.
  • Hipertireoidismo.
  • Experimentando estresse significativo, como de cirurgia ou trauma.
  • Certos medicamentos, especialmente corticosteroides.

O que significa um nível baixo de glicose no sangue?

Um resultado de açúcar no sangue de 70 mg/dL ou inferior é geralmente considerado baixo.

Episódios de baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) são comuns em pessoas com diabetes tipo 1 e pessoas com diabetes tipo 2 que tomam certos medicamentos. Eles são muito menos comuns em pessoas que não têm diabetes.

Se você não tem diabetes, níveis baixos de glicose no sangue podem ser um sinal de:

  • Doença hepática.
  • Doença renal.
  • Hipotireoidismo.
  • Doença de Addison (insuficiência adrenal).
  • Transtorno por uso de álcool (AUD).
  • Insulinoma (um tumor raro).

Essas condições geralmente causam episódios frequentes de baixo nível de açúcar no sangue. Um único resultado de teste de baixo nível de açúcar no sangue geralmente não é motivo de preocupação em pessoas que não têm diabetes.

Devo me preocupar se eu tiver resultados de glicose no sangue alta ou baixa?

Se o resultado do seu exame de sangue de glicose revelar que você tem níveis altos ou baixos de glicose, isso não significa necessariamente que você tem uma condição médica. Outros fatores, como certos medicamentos e não jejum, podem afetar seus níveis. Também pode ter havido um erro na coleta, transporte ou processamento do teste.

Os profissionais de saúde dependem de mais de um único teste de glicose no sangue para diagnosticar diabetes ou outra condição. Em qualquer caso, seu provedor interpretará cuidadosamente seus resultados e os discutirá com você.

Quando devo saber o resultado de um teste de glicemia?

Na maioria dos casos, você deve ter seus resultados de teste de glicose no sangue venoso dentro de 1 ou 2 dias.
Os testes de glicemia capilar mostram os resultados em segundos através do glicosímetro.

Quando devo chamar meu médico?

Se tiver sintomas preocupantes de baixo nível de açúcar no sangue ou açúcar elevado no sangue, contacte o seu médico o mais rapidamente possível.

Procure um especialista

Ver um resultado de teste anormal pode ser estressante. Saiba que ter um nível de glicose alto ou baixo não significa necessariamente que você tem uma condição médica e precisa de tratamento. Aproximadamente 1 em cada 20 pessoas saudáveis terá resultados fora da faixa normal. Seu médico irá informá-lo se você precisa se submeter a mais testes para determinar a causa do nível anormal. Não tenha medo de fazer perguntas ao seu provedor. Eles estão disponíveis para ajudá-lo.