Um teste de AMH mede os níveis de hormônio anti-mulleriano, que corresponde à contagem de óvulos de uma pessoa. Seu médico também pode usar um teste de AMH para ajudar a diagnosticar uma massa ovariana. Embora esteja ligado à sua contagem de óvulos, não prevê a sua fertilidade. Um teste de AMH é um exame de sangue simples. Seu provedor discutirá seus resultados com você e quaisquer próximos passos.

O que é um teste AMH?

Um teste de AMH mede a quantidade de hormônio anti-mülleriano (AMH) no sangue. Tanto homens (pessoas designadas como homens ao nascer) quanto mulheres (pessoas designadas como mulheres ao nascer) produzem AMH, mas os profissionais de saúde frequentemente usam o teste em mulheres – principalmente para fornecer um retrato da saúde reprodutiva de uma mulher.

O que é hormônio anti-mülleriano (AMH)?

AMH desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos órgãos sexuais de um bebê enquanto no útero. Os níveis de AMH são mais elevados em bebês do sexo masculino, pois isso impede que eles desenvolvam órgãos reprodutivos femininos. Bebês do sexo feminino precisam apenas de uma pequena quantidade de AMH para seu desenvolvimento.

Nas mulheres, as células dentro dos folículos dos ovários produzem AMH. Os folículos são pequenos sacos cheios de líquido no ovário que contêm e liberam óvulos.

Os níveis de AMH correspondem ao número de óvulos que você tem ou à sua reserva ovariana:

  • Níveis mais altos de AMH significam mais óvulos e maior reserva ovariana.
  • Níveis mais baixos de AMH significam menos óvulos e menor reserva ovariana.

Quando os provedores fariam um teste de AMH?

Seu médico pode fazer um teste de AMH para determinar se uma massa ovariana é um tumor de células da granulosa. Os níveis de AMH também podem ser usados para verificar se:

  • O tratamento está funcionando.
  • O tumor voltou.

O que diz um teste AMH?

Um teste de AMH informa o número de óvulos restantes que você tem e se seus ovários podem estar envelhecendo muito rapidamente. Pode revelar que você tem uma janela mais curta para engravidar.

Um teste de AMH também pode revelar quão bem você responde a drogas injetáveis de fertilidade para estimular seus ovários a amadurecer vários óvulos em preparação para a fertilização in vitro (FIV).

O que um teste de AMH não pode dizer?

Embora o AMH esteja ligado à sua contagem de óvulos, ele não prevê sua fertilidade (com ou sem tratamentos), ou quando você passará pela menopausa.

Além disso, tenha em mente que, mesmo que seus níveis de AMH estejam na faixa típica, outros fatores podem influenciar sua capacidade de conceber, como:

  • Idade, condições médicas, tabagismo, etc.
  • Contagem e motilidade espermática.
  • Não ovular regularmente, trompas de Falópio bloqueadas, cicatrizes pélvicas, endometriose e anormalidades uterinas como miomas.

O que é um nível normal de AMH?

Os níveis de AMH variam dependendo da sua idade. Nas mulheres, os níveis de AMH começam a aumentar durante a adolescência e atingem o pico por volta dos 25 anos de idade. Depois disso, os níveis de AMH naturalmente diminuem.

Os provedores medem os níveis de AMH em nanogramas por mililitro (ng/mL). Os especialistas debatem como definir os níveis típicos de AMH, mas estes são intervalos gerais:

  • Média: Entre 1,0 ng/mL a 3,0 ng/mL.
  • Baixo: Abaixo de 1,0 ng/mL.
  • Severamente baixo: 0,4 ng/mL.

É importante notar que, como os laboratórios usam equipamentos diferentes, seus resultados podem variar ligeiramente de laboratório para laboratório.

O que é um bom nível de AMH para a sua idade?

Os níveis de AMH naturalmente diminuem com a idade, por isso é normal ver uma reserva ovariana mais baixa em seus 30, 40 e 50 anos.

Para números reais, considere estas estimativas, que estão no lado inferior do espectro para cada respectiva idade:

  • 25 anos: 3,0 ng/mL.
  • 30 anos: 2,5 ng/mL.
  • 35 anos: 1,5 ng/ mL.
  • 40 anos: 1 ng/mL.
  • 45 anos: 0,5 ng/mL.

Níveis mais altos de AMH nem sempre são uma coisa boa. O AMH pode estar alto em algumas pessoas com síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Os testes de AMH em casa funcionam?

Você pode facilmente comprar um teste AMH em lojas ou on-line. Os testes de AMH em casa geralmente exigem uma picada no dedo. Embora os testes caseiros sejam convenientes, é melhor consultar um especialista para ajudá-lo a interpretar os resultados. A fertilidade é uma questão complexa e requer uma avaliação abrangente e especializada.

Como funciona o teste AMH?

O teste AMH é um exame de sangue. Um profissional de saúde usa uma agulha fina para colher uma amostra de sangue de uma veia no braço. O processo leva apenas alguns minutos.

Preciso agendar um teste de AMH durante a menstruação?

Você pode fazer um teste de AMH em qualquer momento durante o seu ciclo menstrual. Ao contrário de outros hormônios reprodutivos, o AMH não flutua muito ao longo do mês.

Como me preparo para o teste AMH?

Você não precisa fazer nada para se preparar para um teste AMH.

Quando devo saber o resultado do teste?

Se a sua amostra de sangue for enviada para um laboratório, pode demorar alguns dias a receber os seus resultados. Se o seu médico solicitou este teste, ele agendará uma consulta de acompanhamento para discutir os resultados do seu teste AMH (e quaisquer resultados adicionais). Juntos, vocês vão chegar com o melhor plano de gravidez ou tratamento para você.

Procure um especialista

Há muita confusão sobre o que os resultados dos testes de AMH revelam sobre a fertilidade. O teste de AMH não pode prever a fertilidade. Se você está tentando engravidar ou quer saber mais sobre sua saúde reprodutiva, consulte um especialista para uma avaliação abrangente. E, como sempre, converse com seu profissional de saúde. Eles estão lá para ajudar.