Um teste de nível de paracetamol mede a quantidade de paracetamol (Tylenol®) no sangue. Os provedores fazem este teste se suspeitarem de uma overdose deste analgésico comum sem receita e redutor de febre. Os resultados deste exame de sangue ajudam seu médico a diagnosticar uma overdose e planejar e monitorar tratamentos.

O que é um teste de nível de paracetamol?

Um teste de nível de paracetamol é um exame de sangue. Mede a quantidade de paracetamol no sangue. Os profissionais de saúde realizam esse teste em bebês, crianças e adultos. Ele ajuda seu provedor a diagnosticar envenenamento por paracetamol.

O paracetamol é um medicamento de alívio da dor muito comum sem receita. É uma droga segura quando você toma a dose adequada e evitar tomá-lo por muito tempo. Altas doses de paracetamol podem levar a danos no fígado e morte. Uma overdose de paracetamol é uma emergência. Se você acha que você ou seu filho tomou muito paracetamol, procure ajuda médica imediatamente.

O seu fornecedor (ou o fornecedor do seu filho) pode recomendar uma análise ao sangue do nível de paracetamol se suspeitar de uma sobredosagem. Uma overdose de paracetamol pode acontecer acidentalmente ou de propósito. Um teste de nível de paracetamol dá ao seu provedor informações importantes sobre sua saúde. Também os ajuda a planejar o tratamento.

O que é paracetamol?

O nome comercial do paracetamol é Tylenol®. Fora dos Estados Unidos, a maioria das pessoas chamam paracetamol. Este medicamento vem em forma de líquido, mastigável, cápsula ou pílula. Alivia a dor e reduz a febre.

Seu fígado processa paracetamol (e outros medicamentos) filtrando toxinas. Se você tomar muito paracetamol ou você tomar a droga por muito tempo, seu fígado não é capaz de filtrar as toxinas corretamente. As toxinas se acumulam, causando doença hepática com risco de vida e danos ao fígado.

Muitos medicamentos comuns de venda livre (OTC) e prescrição – especialmente medicamentos para resfriado e tosse – incluem paracetamol. É por isso que é tão importante ler os rótulos para evitar tomar muito acidentalmente.

Qual é a dose correta de paracetamol?

Geralmente, os adultos não devem tomar mais de 4.000 miligramas (mg) de paracetamol em 24 horas. Você não deve tomar paracetamol por mais de 10 dias sem falar com seu provedor.

A dose correta para crianças e adolescentes depende de vários fatores. Estes incluem a idade da criança, peso e se o medicamento vem em uma forma líquida ou sólida. Pergunte ao médico do seu filho sobre a dose adequada para o seu filho. Lembre-se de que a dose mudará à medida que o seu filho crescer.

Quando é realizado um teste de nível de paracetamol?

Seu provedor pode recomendar um teste de nível de paracetamol se você ou seu filho tem sintomas de uma overdose de paracetamol. Os sintomas de uma overdose podem aparecer cerca de duas horas depois de tomar a medicação. Mas você pode não ter nenhum sintoma por até 24 horas. Os sinais de toxicidade do paracetamol em crianças e adolescentes são os mesmos que em adultos. Eles incluem:

  • Dor abdominal ou cólicas.
  • Diarreia, náuseas e vômitos e perda de apetite.
  • Dificuldade para respirar e falta de ar (dispneia).
  • Sudorese excessiva (hiperidrose).
  • Fadiga ou sonolência.
  • Irritabilidade, confusão ou delírio.
  • Perda de consciência (desmaio).
  • Dor no abdômen direito sob as costelas.
  • Alterações na urina, incluindo urina escura, sangue na urina (hematúria) ou diminuição da quantidade de urina.
  • Alterações na visão, como visão embaçada.
  • Pele ou olhos amarelos, que são sinais de icterícia.

Como funciona um teste de nível de paracetamol?

O seu médico remove parte do seu sangue através de uma veia no braço. Um laboratório examina o sangue e verifica os níveis de paracetamol. Seu provedor irá informá-lo quando os resultados estiverem prontos.

O que devo esperar durante um teste de nível de paracetamol?

Você não precisa fazer nada para se preparar para um exame de sangue nível de paracetamol. Os profissionais geralmente fazem esse teste cerca de duas a quatro horas depois que você tomou a medicação. Mas eles podem fazer o teste a qualquer momento se suspeitarem de toxicidade do paracetamol.

Seu provedor limpará seu braço e inserirá uma agulha. A agulha vai beliscar ou picar quando entra na pele, mas geralmente não dói. Seu provedor coleta parte do seu sangue em um tubo.

O que devo esperar após um teste de nível de paracetamol?

Seu provedor colocará um curativo ou gaze onde a agulha estava em seu braço. Esta área pode ficar dolorida por um tempo, e você pode ter um pequeno hematoma.

Seu provedor pode dar-lhe vários testes de nível de paracetamol ao longo de um dia ou dois. Realizar uma série de testes com cerca de quatro a seis horas de intervalo ajuda a monitorar a quantidade de medicação no sangue. É assim que eles sabem se os tratamentos estão funcionando.

Quais são os benefícios de um teste de nível de paracetamol?

Este teste requer apenas uma pequena quantidade de sangue e geralmente é indolor. Ele dá ao seu provedor informações importantes sobre sua saúde. Também os ajuda a prevenir complicações de uma overdose de paracetamol. Os resultados do teste também permitem que seu provedor planeje tratamentos e monitore o quão bem eles estão funcionando.

Quais são os riscos de um teste de nível de paracetamol?

Os exames de sangue são comuns e seguros. Seu provedor toma apenas uma pequena quantidade de sangue, e seu corpo naturalmente o reabastece. Após um exame de sangue, algumas pessoas sentem que vão desmaiar, ou podem ter alguma tontura.

Quando devo saber os resultados do meu teste de nível de paracetamol?

Os resultados deste teste geralmente ficam prontos dentro de algumas horas. Dependendo dos seus sintomas e da gravidade da toxicidade, os seus resultados podem estar prontos mais cedo. Pergunte ao seu provedor quanto tempo levará para obter resultados.

O que significam os resultados do teste de nível de paracetamol?

Seu provedor explicará seus resultados e recomendará exames ou tratamentos de acompanhamento. Normalmente, o risco de danos no fígado é baixo se você tiver menos de 150 microgramas por mililitro (mcg/mL) de paracetamol no sangue quatro horas depois de tomar a medicação.

O risco de danos no fígado aumenta se você tiver mais de 200 mcg/mL de paracetamol no sangue quatro horas depois de tomar os medicamentos. Você também tem um risco maior de danos ao fígado se você tiver 50 mcg/mL 12 horas depois de tomar a última dose. Altos níveis de paracetamol podem exigir tratamentos. Um exemplo é a acetilcisteína, um medicamento que previne danos ao fígado.

Estes níveis tóxicos de paracetamol são baseados em uma única overdose deste medicamento. Seus resultados podem ser diferentes se você tem tomado paracetamol consistentemente durante longos períodos de tempo. Para monitorizar a sua função hepática, o seu médico pode recomendar análises ao sangue para verificar como o seu fígado está a funcionar.

Quando devo ligar para o meu médico sobre os resultados do meu nível de paracetamol?

Ligue para o seu provedor se tiver alguma dúvida sobre os resultados. Tenha em mente que seu provedor pode recomendar vários exames de sangue nível de paracetamol cerca de quatro a seis horas de intervalo.

Procure um especialista

Se você acha que você ou seu filho tomou muito paracetamol, procure ajuda médica imediatamente. Uma overdose de paracetamol pode ser fatal. Se o seu médico suspeitar de uma overdose, eles usarão um teste de nível de paracetamol para determinar a quantidade de medicação no sangue. Este teste também os ajuda a planejar e monitorar seu tratamento. Para evitar uma sobredosagem, siga sempre as instruções de dosagem cuidadosamente. Evite o uso a longo prazo de Tylenol® ou outros medicamentos contendo paracetamol. E, leia os rótulos de outros medicamentos que você está tomando, pois eles também podem conter paracetamol.