Os coágulos sanguíneos são massas semissólidas ou semelhantes a gel que se formam nas artérias e veias. Os coágulos sanguíneos ajudam a controlar o sangramento, mas também podem causar sérios problemas médicos, incluindo trombose venosa profunda, embolia pulmonar e ataque cardíaco.

O que é Coágulos Sanguíneos?

Um coágulo sanguíneo é uma massa semissólida de células sanguíneas e outras substâncias que se formam em seus vasos sanguíneos. Coágulos sanguíneos protegê-lo de sangrar muito se você estiver ferido ou tiver cirurgia. No entanto, você pode desenvolver coágulos sanguíneos por outras razões, como ter certas condições médicas. Quando isso acontece, os coágulos sanguíneos podem causar sintomas e podem ser fatais.

O que fazem os coágulos sanguíneos?

Os coágulos sanguíneos são a primeira linha de defesa se algo danificar seus delicados vasos sanguíneos. Se você se cortar de barbear, coágulos de sangue são o motivo pelo qual o sangramento geralmente pára após alguns segundos ou minutos.

Você pode desenvolver um coágulo sanguíneo por outras razões, como ficar imóvel por um longo tempo ou ter condições médicas que aumentam o risco de coágulo sanguíneo. Quando isso acontece, seu sangue não flui como deveria.

Do que são feitos os coágulos sanguíneos?

Os coágulos sanguíneos são feitos de plaquetas e fibrina. As plaquetas são pequenos fragmentos incolores de células que a medula óssea produz. A fibrina é uma proteína do sangue. É pegajoso e pode parecer cordas longas. As plaquetas e a fibrina trabalham juntas para selar as áreas lesionadas dos vasos sanguíneos.

Como são os coágulos sanguíneos?

Um coágulo de sangue pode parecer um aglomerado de geleia avermelhada mantida no lugar com rede. Um olhar mais atento a um coágulo sanguíneo pode mostrar células que se parecem com placas minúsculas. São plaquetas. A rede é fibrina. A cor vermelha dos coágulos sanguíneos vem dos glóbulos vermelhos que ficam presos na fibrina à medida que passam pela área lesionada.

Onde estão localizados os coágulos sanguíneos?

Você pode ter um coágulo de sangue em qualquer lugar do seu corpo. Coágulos sanguíneos que acontecem em suas veias podem se desenvolver em seus braços e pernas. Trata-se da trombose venosa profunda (TVP). Coágulos sanguíneos que se desenvolvem nas artérias podem aparecer nos pulmões. Isso é embolia pulmonar. Coágulos sanguíneos que bloqueiam o fluxo sanguíneo para o cérebro podem causar um acidente vascular cerebral. Coágulos sanguíneos no coração podem causar um ataque cardíaco.

Quando eu notaria um coágulo de sangue?

Em geral, você notaria sintomas de coágulos sanguíneos de coágulos se formando em suas veias e artérias. Dor nas pernas, pernas inchadas e mudança na cor da pele podem ser sintomas de TVP. Dor no peito ou falta de ar podem ser sintomas de coágulos sanguíneos nos pulmões ou no coração.

Quais condições ou distúrbios envolvem coágulos sanguíneos?

Problemas de coágulos sanguíneos estão associados a muitos tipos diferentes de condições. Você pode desenvolver um coágulo de sangue porque você se cortou e seu corpo está trabalhando para parar seu sangramento. Existem condições que se concentram em coágulos sanguíneos, como distúrbios hemorrágicos ou problemas de coagulação do sangue. Você também pode desenvolver condições que aumentam o risco de desenvolver coágulos sanguíneos.

Distúrbios hemorrágicos

Se você tem um distúrbio hemorrágico, isso significa que seu sangue não coagula como deveria e você corre o risco de sangrar incontrolavelmente se estiver ferido. Os distúrbios hemorrágicos incluem:

  • Doença de von Willebrand: A maioria das pessoas que têm a doença de von Willebrand herdou um gene mutado de um de seus pais biológicos. Mas a doença de von Willebrand também é uma complicação do câncer, doenças autoimunes e doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos.
  • Trombocitopenia: Você pode desenvolver trombocitopenia se tiver baixas contagens de plaquetas.
  • Hemofilia hereditária: Esta condição acontece porque seu corpo não produz proteínas de coagulação suficientes para ajudar o sangue a formar coágulos.

Distúrbios de coagulação do sangue

Um distúrbio de coagulação do sangue (estado de hipercoagulabilidade) é uma condição que faz com que seu corpo faça mais coágulos sanguíneos do que o normal. As pessoas podem herdar distúrbios que aumentam o risco de coágulos sanguíneos ou desenvolver distúrbios durante a vida. Distúrbios comuns de coagulação do sangue incluem:

  • Fator V Leiden: Este distúrbio hereditário é o distúrbio de coagulação sanguínea mais comum. Aumenta ligeiramente o risco de trombose venosa profunda (TVP) ou embolia pulmonar.
  • Mutação do gene da protrombina: Como o fator V de Leiden, esta condição hereditária aumenta ligeiramente o risco de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar.
  • Síndrome antifosfolípide: Esta doença autoimune aumenta o risco de coágulos sanguíneos.

Que outros fatores aumentam o risco de coágulos sanguíneos?

Muitos fatores podem aumentar o risco de coágulos sanguíneos. Por exemplo, pessoas com doença grave por coronavírus 2019 (COVID-19) têm um risco aumentado. Outros fatores incluem:

  • Idade. Pessoas com 65 anos ou mais têm risco aumentado de coágulos sanguíneos.
  • Gravidez.
  • Ter obesidade.
  • Ter câncer.
  • Tomar pílulas anticoncepcionais ou fazer terapia hormonal.
  • Tabagismo.
  • Não poder se locomover.

Posso prevenir coágulos sanguíneos?

Se você nasce com uma forma hereditária (genética) de distúrbio de coagulação do sangue, você não pode fazer nada para prevenir a condição ou coágulos sanguíneos que acontecem por causa da condição. Mas você pode reduzir o risco de desenvolver coágulos sanguíneos por:

  • Consultar um profissional de saúde para um exame físico anual.
  • Participar em rastreios oncológicos regulares.
  • Ficar em um peso saudável para você.
  • Não fumar.
  • Manter-se hidratado.
  • Considerando alternativas não estrogênicas para controle de natalidade ou terapia hormonal.
  • Manter-se ativo.

Procure um especialista

Os coágulos sanguíneos ajudam a controlar o sangramento, seja por um corte de papel, uma lesão grave ou até mesmo após uma cirurgia. Por outro lado, os coágulos sanguíneos também podem ser fatais se impedirem que o sangue flua pelo seu corpo. Coágulos sanguíneos acontecem por muitas razões, algumas das quais você pode não ser capaz de evitar. Por exemplo, você pode ter uma condição hereditária (genética) que aumenta o risco de desenvolver coágulos sanguíneos. Se essa é a sua situação, você provavelmente está gerenciando sua condição com medicação e outras etapas. Se você está preocupado em desenvolver coágulos sanguíneos, fale com um profissional de saúde. Eles avaliarão sua saúde geral e recomendarão maneiras de reduzir o risco de desenvolvê-los.