Um exame de sangue de dióxido de carbono (CO2) ajuda os profissionais de saúde a determinar se o corpo está equilibrando eletrólitos corretamente. Resultados fora da faixa normal de 20 a 29 milimoles por litro (mmol/L) podem apontar para um problema mais sério com os rins ou pulmões.

O que é o exame de sangue de CO2?

Um exame de sangue de CO2 mede seu nível de bicarbonato, um indicador de quanto CO2 está no sangue. O CO2 é uma forma de resíduo natural que seu corpo produz. O sangue transporta CO2 para os pulmões, onde o expira. Muito pouco ou muito CO2 no sangue pode ser um sinal de um problema de saúde mais grave.

Para que serve um exame de sangue de CO2?

Um exame de sangue de CO2 é frequentemente feito como parte de um painel de eletrólitos (um tipo de exame de sangue). O seu médico pode solicitar uma análise ao sangue de CO2 se tiver sintomas, incluindo:

  • Vómitos excessivos ou diarreia.
  • Fadiga.
  • Dificuldade para respirar.
  • Fraqueza.

Testar os níveis de dióxido de carbono no sangue ajuda os profissionais de saúde a ver se o seu corpo está equilibrando os eletrólitos corretamente. Certas condições de saúde podem causar desequilíbrios eletrolíticos, incluindo pressão alta, doenças renais e doenças pulmonares.

Quem realiza o exame de sangue de CO2?

Um profissional de saúde chamado flebotomista ou técnico de flebotomia geralmente realiza a coleta de sangue para o exame de sangue de CO2. Um técnico de laboratório médico executa a amostra de sangue através de uma máquina que determina os resultados.

Como me preparo para um exame de sangue de CO2?

Antes da colheita de sangue, pergunte ao seu médico se você deve parar de tomar quaisquer medicamentos, vitaminas ou suplementos. Às vezes, certos medicamentos podem afetar os resultados de um exame de sangue. Sempre pergunte ao seu médico antes de parar qualquer medicação.

Você não precisa parar de comer ou beber (rápido) antes de um exame de sangue de CO2. Mas você pode estar fazendo outros exames de sangue em combinação com um exame de sangue de CO2 que pode exigir jejum. Pergunte ao seu médico com antecedência se você deve jejuar antes do teste.

Como é o procedimento de exame de sangue de CO2?

Para um exame de sangue de CO2, o flebotomista retira sangue de uma veia. O sangue é retirado do topo da mão ou do interior do cotovelo. Você pode sentir uma picada afiada quando a agulha entra na veia. A coleta de sangue geralmente leva cerca de um minuto.

O que acontece após o exame de sangue de CO2?

Depois de coletar uma amostra de sangue, o flebotomista remove a agulha da veia. Eles aplicarão uma leve pressão no local da coleta de sangue e, em seguida, cobri-lo com um curativo.

Quando saberei os resultados do meu exame de sangue de CO2?

Geralmente leva alguns dias para que os resultados do exame de sangue de CO2 voltem. Pergunte ao seu médico quanto tempo você pode esperar antes de obter seus resultados.

O que significam os resultados do exame de sangue de CO2?

Os resultados do seu exame de sangue de CO2 voltam com um número junto com mmol/L. Esta é uma medida de milimoles de dióxido de carbono por litro de sangue.

Os resultados da análise ao sangue de CO2 dizem-lhe se a quantidade de dióxido de carbono no sangue está dentro do intervalo típico. Um número maior ou menor do que o intervalo típico pode indicar um problema com seus rins ou pulmões.

Se o seu número for muito alto ou baixo, seu provedor provavelmente solicitará mais exames para confirmar um diagnóstico. Na maioria dos casos, um exame de sangue de CO2 sozinho não pode diagnosticar uma condição.

Qual é um bom nível de dióxido de carbono no sangue?

Um nível padrão de dióxido de carbono no sangue é de 20 a 29 mmol/L. Às vezes, esse intervalo varia um pouco dependendo do laboratório que analisa o exame de sangue. Seu médico irá conversar com você sobre seus resultados e quaisquer próximos passos em seu cuidado.

Qual o significado de alto CO2 no sangue?

Quando o sangue tem muito CO2, significa que o corpo não está a removê-lo adequadamente (hipercapnia). Níveis de CO2 mais altos do que o normal no sangue podem apontar para um problema de saúde, como:

  • Alcalose respiratória ou metabólica.
  • síndrome de Cushing.
  • Distúrbios hormonais.
  • Doenças renais.
  • Doenças pulmonares, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Como você reduz os níveis de dióxido de carbono no sangue?

Se você tem uma condição como DPOC, a oxigenoterapia às vezes pode equilibrar os níveis de dióxido de carbono no sangue. A reabilitação pulmonar e certos medicamentos também podem ajudar. Se os seus níveis de CO2 estiverem mais elevados do que o normal, fale com o seu médico sobre o melhor tratamento para si.

Qual o significado de baixo CO2 no sangue?

Quando o seu sangue tem CO2 mais baixo do que o normal, significa que o corpo está removendo muito CO2. Baixos níveis de CO2 no sangue às vezes é um sinal de um problema de saúde, como:

  • doença de Addison.
  • Cetoacidose, uma condição que pode afetar pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2.
  • Doenças renais.
  • Acidose metabólica, muito ácido no sangue.
  • Choque.

Como aumentar os níveis de dióxido de carbono no sangue?

Alguns estudos mostram que o tratamento com bicarbonato de sódio ou citrato de sódio pílulas pode ajudar a melhorar a acidose metabólica. Comer mais frutas e vegetais (e menos carnes, ovos, queijos e grãos de cereais) também pode ajudar. Converse com seu médico sobre as maneiras mais seguras de equilibrar os níveis de CO2 no sangue.

Procure um especialista

Se sentir fadiga, dificuldade em respirar, fraqueza ou vómitos e diarreia excessivos, o seu médico pode solicitar uma análise ao sangue de CO2. Esta rápida coleta de sangue ajuda seu médico a ver se o corpo está equilibrando eletrólitos corretamente. Converse com seu médico sobre quaisquer dúvidas ou preocupações que você possa ter.