Um Exames de sangue é um dos testes mais comuns que os profissionais de saúde usam para monitorar sua saúde geral ou ajudar a diagnosticar condições médicas. Você pode fazer um exame de sangue como parte de um exame físico de rotina ou porque você tem certos sintomas.

O que são exames de sangue?

Exames de sangue são exames médicos comuns. Você pode fazer um exame de sangue como parte de um exame físico de rotina ou porque você tem certos sintomas.

Existem muitos exames de sangue diferentes. Alguns testes se concentram em suas células sanguíneas e plaquetas. Alguns avaliam substâncias no sangue, como eletrólitos, proteínas e hormônios. Outros medem certos minerais no sangue.

Independentemente do motivo pelo qual você está fazendo um exame de sangue, é importante lembrar que os exames de sangue ajudam os profissionais de saúde a diagnosticar problemas de saúde. Mas resultados de exames de sangue não são diagnósticos. Um resultado anormal do exame de sangue pode não significar que você tem uma condição médica grave.

Quando eu precisaria fazer um exame de sangue?

Seu sangue desempenha um grande papel em sua saúde geral e contém muitas informações sobre o que pode estar acontecendo em seu corpo. Essa é uma das razões pelas quais os exames de sangue são um exame médico comum. Um profissional de saúde pode fazer um exame de sangue porque:

  • É hora do seu físico regular. Durante um check-up, seu médico pode solicitar exames de sangue para verificar sua saúde geral. Eles podem solicitar um exame de sangue que avalia muitas partes do seu sangue, como um hemograma completo, painel metabólico básico (BMP) ou um painel metabólico abrangente.
  • Seu provedor recomenda testes de triagem. Os testes de triagem são feitos antes de você ter qualquer sintoma. Eles podem recomendar exames de rastreamento se você estiver em risco de desenvolver certas condições, como câncer. Por exemplo, se você está em risco de desenvolver doença arterial coronariana, seu médico pode solicitar vários exames de sangue para avaliar esse risco.
  • Você não se sente bem. Se você tiver sintomas específicos, seu médico pode solicitar exames de sangue para determinar o que os está causando. Por exemplo, se você tiver sintomas que podem ser sinais de que está grávida, seu médico fará um teste de gravidez. O exame de sangue procura um hormônio específico que seu corpo só produz quando você está grávida.
  • Você tem uma condição médica que acontece quando certos genes mudam (mutam). Dependendo da sua situação, as suas células sanguíneas e plaquetas podem mostrar informações sobre as alterações específicas. Entender quais genes mudaram pode ajudar seu médico a planejar seu tratamento.
  • Você está recebendo tratamento para uma condição médica. O seu médico pode utilizar análises regulares ao sangue para ver se o tratamento está a funcionar.
  • Você pode ter herdado certas mutações genéticas que causam condições médicas. Seu médico pode coletar amostras de sangue para análise genética para que você saiba se está em risco de desenvolver uma condição específica.

O que mostram os exames de sangue?

Em um sentido amplo, um exame de sangue mostra mudanças em seu corpo. Os resultados dos exames de sangue não mostram um quadro completo. Em vez disso, eles são uma espécie de instantâneo. Depois de ver esse instantâneo, seu provedor pode fazer outros exames de sangue para obter uma visão mais próxima. Aqui está um vislumbre do que seu médico pode ver com exames de sangue:

  • Os testes mostram se o seu sangue está funcionando como deveria. Por exemplo, os glóbulos vermelhos transportam oxigénio por todo o corpo. Um exame de sangue pode mostrar que você tem níveis baixos de glóbulos vermelhos (anemia). Se os profissionais de saúde olharem para suas células sob um microscópio, eles podem ver que seus glóbulos vermelhos são maiores do que o normal ou têm um formato diferente dos glóbulos vermelhos normais. Essas diferenças podem ser sinais de distúrbios sanguíneos ou cânceres sanguíneos.
  • Eles mostram se você tem níveis normais de enzimas e eletrólitos. As enzimas são proteínas que ajudam a acelerar as reações químicas que se acumulam e quebram substâncias em seu corpo. Os eletrólitos fazem várias coisas, como ajudar o corpo a regular as reações químicas e manter o equilíbrio entre os fluidos dentro e fora das células.

Quais são os exames de sangue mais comuns?

Existem muitos exames de sangue diferentes. Alguns exames — como exames completos de hemograma, painéis metabólicos básicos, painéis metabólicos completos e painéis de eletrólitos — verificam vários elementos diferentes no sangue ao mesmo tempo. Outros exames de sangue procuram elementos muito específicos em seu sangue.

O que mostra um exame de hemograma completo?

Este é o exame de sangue mais comum que inclui vários exames especializados. Exames de hemograma:

  • Conte e meça os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. Um teste de hemograma completo inclui um teste de hematócrito que mede a porcentagem de glóbulos vermelhos no sangue.
  • Meça seus níveis de hemoglobina.
  • Meça as variações no tamanho e volume dos glóbulos vermelhos com um exame de sangue RDW (RDW significa “largura de distribuição dos glóbulos vermelhos”).
  • Meça o tamanho médio dos seus glóbulos vermelhos com um teste de volume corpuscular médio (VCM).

O que mostra um painel metabólico básico?

Um painel metabólico básico (BMP) mede várias substâncias no sangue. Os profissionais de saúde usam BMPs para avaliar sua integridade geral e rastrear ou monitorar problemas de saúde. Uma BMP pode incluir:

  • Teste de glicemia: Rastreios para diabetes.
  • Exame de sangue de cálcio: Verifica se você tem níveis adequados de cálcio, um mineral que ajuda em muitas das funções do seu corpo.
  • Teste de nitrogênio ureico no sangue (BUN): mede a quantidade de ureia, um resíduo que passa pelos rins. Os testes de ureia mostram a quantidade de nitrogênio ureico nos rins.
  • Teste de creatina quinase (CK): Rastreia um resíduo que seus músculos produzem. Níveis elevados de CK podem ser um sinal de músculos lesionados ou danificados.
  • Níveis de sódio.
  • Exame de sangue de CO2: Mede a quantidade de bicarbonato no sangue. Este teste detecta dióxido de carbono.
  • Teste de potássio sérico: Mede os níveis de potássio. O potássio suporta a função cardíaca, nervosa e muscular e o metabolismo.
  • Exame de sangue de cloreto: Verifica o cloreto, um eletrólito que ajuda a manter os fluidos corporais e ácidos equilibrados.
  • Exame de sangue de globulina: Mede quanto desta proteína seu fígado produz.

O que mostra um painel metabólico abrangente?

Painéis metabólicos abrangentes (CMP) incluem todos os exames de sangue feitos como parte de um painel metabólico básico. Exames de sangue adicionais incluem:

  • Exame de sangue de albuminaA albumina é uma proteína presente no plasma sanguíneo. Este teste verifica a função renal e hepática.
  • Alanina transaminase (ALT): Os profissionais de saúde usam este teste para avaliar a saúde do fígado.
  • Fosfatase alcalina (FA): Níveis elevados desta enzima podem indicar doença hepática ou certos distúrbios ósseos.
  • Níveis de amônia: Os exames de sangue mostrarão a quantidade de amônia no sangue. Altos níveis de amônia podem ser um sinal de danos no fígado e nos rins.
  • Exame de sangue de bilirrubina: A bilirrubina é uma substância na bile do fígado. Muita bile no sangue pode ser um sinal de problemas no fígado.
  • Aspartato transferase: Às vezes chamado de AST, este teste mede a quantidade da enzima aspartato transferase no sangue. Os provedores usam este teste para avaliar a saúde do fígado.

O que mostra um painel de eletrólitos?

Os eletrólitos são minerais presentes no sangue. O desequilíbrio com eletrólitos pode ser um sinal de problemas com o coração, rins ou pulmões. Um painel de eletrólitos inclui todos os testes de eletrólitos em BMPs e CMPs. Os níveis adicionais de eletrólitos testados incluem magnésio e anion gap. O magnésio suporta o cérebro, o coração e os músculos. Os testes de anion gap verificam o equilíbrio ácido-base no sangue.

Quais exames de sangue os profissionais de saúde usam para ajudar a diagnosticar condições específicas?

Embora os vários testes de painel de sangue e eletrólitos forneçam muitas informações, existem exames de sangue específicos para doenças que ajudam os profissionais a diagnosticar e tratar condições específicas.

Alergias

Um exame de sangue de alergia verifica o seu sangue para níveis aumentados de anticorpos de imunoglobulina E (IgE). O teste pode ajudar a detectar alergias a alimentos, animais de estimação, pólen ou outras substâncias irritantes.

Doenças autoimunes

As doenças autoimunes acontecem quando o sistema imunológico ataca acidentalmente seu corpo em vez de protegê-lo de intrusos como vírus, parasitas e câncer. O seu médico pode solicitar as seguintes análises ao sangue:

  • Teste de anticorpos antinucleares: Os anticorpos antinucleares (FAN) são anticorpos que atacam erroneamente o sistema imunológico. Grandes quantidades de FAN no sangue podem ser um sinal de certas doenças autoimunes.
  • CE complemento exame de sangue: Os provedores podem usar este teste para diagnosticar e monitorar doenças autoimunes como artrite reumatoide ou lúpus.
  • Teste de proteína C reativa (PCR): Seu fígado produz e libera essa proteína. Níveis elevados de proteína C-reativa podem ser um sinal de condições inflamatórias, incluindo algumas doenças autoimunes.
  • Velocidade de hemossedimentação (VHS): os testes de VHS ajudam a detectar inflamação.
  • Esfregaço de sangue periférico (PBS): Esta é uma técnica que os profissionais de saúde usam para examinar seus glóbulos vermelhos e brancos e suas plaquetas sob um microscópio.

Cancro/doenças sanguíneas não cancerosas

Os profissionais de saúde podem usar vários testes diferentes para diagnosticar e tratar câncer, câncer de sangue e doenças sanguíneas não cancerosas.

Exames de sangue de câncer

Os exames de sangue para câncer se enquadram em quatro categorias básicas — hemograma completo, marcadores tumorais, teste de proteínas no sangue e testes de tumor circulante. Hemograma, marcadores tumorais e exames circulantes podem ajudar a detectar alguns tumores sólidos. Sangue no cocô (fezes) ou xixi (urina) também pode ser um sinal de câncer.

Hemograma completo (hemograma)

Um hemograma completo mede os níveis de glóbulos vermelhos e brancos e plaquetas. Níveis anormalmente altos ou baixos de células sanguíneas ou plaquetas podem ser um sinal de alguns tipos de câncer.

Marcadores tumorais

Os marcadores tumorais são substâncias produzidas por células cancerosas ou células normais do corpo em resposta ao câncer. Os exames de sangue marcadores tumorais incluem:

  • Alfafetoproteína (AFP) para câncer de fígado.
  • Exame de sangue CA-125 para câncer de ovário.
  • Calcitonina para câncer de tireoide.
  • Antígenos 15-3 e 27-29 para câncer de mama.
  • Antígeno carcinoembrionário (CEA) para uma variedade de cânceres.
  • Gonadotrofina coriônica humana (HCG) para câncer de testículo e câncer de ovário.
  • Antígeno prostático específico (PSA) para câncer de próstata.

Teste de tumor circulante

O teste do tumor circulante é um exame de sangue relativamente novo para o câncer. Este teste procura células cancerosas que se separaram de um tumor e entraram na corrente sanguínea. Atualmente, pode ajudar a monitorar certos tipos de câncer, como câncer de mama, próstata e colorretal. Os cientistas ainda estão desenvolvendo a tecnologia.

Outros exames de sangue

Os profissionais de saúde podem usar os mesmos testes para diagnosticar câncer de sangue ou doenças sanguíneas não cancerosas:

  • Teste do dímero D: Os profissionais de saúde usam este teste para diagnosticar distúrbios de coagulação do sangue.
  • Teste de fibrinogênio: O fibrinogênio é uma proteína que ajuda na coagulação do sangue.
  • Cadeia leve livre Kappa ou Lambda: Este teste detecta altos níveis de proteína no plasma sanguíneo. Os profissionais de saúde podem usar este teste para diagnosticar amiloidose, que é uma doença do sangue não cancerosa, ou para diagnosticar cânceres sanguíneos, como mieloma múltiplo.
  • Teste de tempo de protrombina (TTP): Os profissionais de saúde podem usar este teste para diagnosticar distúrbios de coagulação do sangue.
  • Contagem de reticulócitos: Este teste verifica se a sua medula óssea está produzindo glóbulos vermelhos saudáveis suficientes.

Alguns exames de sangue não envolvem o fornecimento de amostras de sangue, como:

  • Exame de sangue oculto nas fezes (FOBT): FOBTs rastreiam o câncer colorretal procurando sangue em seu cocô (fezes).
  • Urinálise: Os profissionais de saúde podem usar este teste para detectar células sanguíneas em seu xixi (urina).

Doenças do sistema endócrino

Seu sistema endócrino é feito de órgãos chamados glândulas. As glândulas produzem hormônios. Os profissionais de saúde podem usar exames de sangue para diagnosticar condições que afetam partes do seu sistema endócrino. Exames de sangue comuns incluem:

  • Teste de glicose no sangue: Este teste mede o seu nível de glicose no sangue. É usado para diagnosticar diabetes. Outro exame de sangue para diabetes é o A1C, que mede a glicemia ao longo do tempo.
  • Teste de hormônio estimulante da tireoide (TSH): Existem vários exames de sangue para diagnosticar distúrbios da tireoide.
  • Exames de sangue do pâncreas: Seu pâncreas produz enzimas. Esses testes verificam os níveis de lipase e amilase.

Cardiopatia

Alguns exames de sangue avaliam o risco de desenvolver doenças cardíacas:

  • Exames de sangue cardíacos: Seu médico pode solicitar esses testes se você estiver em risco de ter um ataque cardíaco ou desenvolver doença cardíaca.
  • Gasometria arterial (gasometria arterial): Este teste mede os níveis de oxigênio e dióxido de carbono, entre outras coisas. Os profissionais de saúde podem fazer este teste para diagnosticar insuficiência cardíaca aguda e parada cardíaca.

Exames de sangue especializados

Seu médico pode recomendar exames de sangue especializados, incluindo:

  • Níveis de amônia: Os exames de sangue mostrarão a quantidade de amônia no sangue. Altos níveis de amônia podem ser um sinal de danos no fígado e nos rins.
  • Teor de álcool no sangue (BAC): Este teste mede a quantidade de álcool em seu sistema.
  • Ferritina: Você pode fazer um teste de ferritina se seus exames de hemograma completo mostrarem que você não tem ferro suficiente.

Quando devo fazer um exame de sangue?

Isso depende da sua situação e da sua saúde em geral. A maioria dos profissionais de saúde recomenda exames físicos anuais que podem incluir um exame de hemograma completo. Em geral, os provedores recomendam testes com base no que sabem sobre você. Por exemplo, eles podem recomendar testes regulares de glicose no sangue se você tem sobrepeso (um Índice de Massa Corporal ou IMC acima de 25) ou obesidade (um IMC maior que 30).

O que devo fazer para me preparar para o exame de sangue?

Isso depende do tipo de teste que você está tendo. Por exemplo, alguns exames de sangue exigem que você jejue por várias horas antes do teste. Você pode ser solicitado a não beber nenhum líquido, além de alguns goles de água. A maioria dos exames de sangue não requer jejum, mas é uma boa ideia perguntar ao seu médico o que evitar antes do exame de sangue. Outras etapas podem incluir:

  • Se você não precisa jejuar antes do exame de sangue e é capaz de beber água, tente beber o máximo que puder antes do teste. Estar bem hidratado pode facilitar a obtenção de sangue pelos profissionais de saúde.
  • Use hidratante nos braços. Pode tornar mais fácil para o seu médico inserir a agulha e obter sangue.
  • Aumente a sua pressão arterial imediatamente antes do seu exame de sangue, fazendo algum exercício suave enquanto espera para ser chamado para o seu teste.

O que acontece durante os exames de sangue?

Os flebotomistas — profissionais de saúde com formação especial em colheita de sangue — fazem análises ao sangue. Durante o processo de exame de sangue:

  • Você vai se sentar em uma cadeira com um apoio de braço onde você pode esticar o braço na sua frente.
  • Se você estiver usando uma camisa de manga comprida, você vai arregaçar a manga além do cotovelo.
  • O flebotomista irá limpar um líquido antisséptico na dobra do braço (do outro lado do cotovelo) e colocar um elástico ao redor do braço (acima do cotovelo).
  • Eles podem pedir que você faça um punho para incentivar o fluxo sanguíneo.
  • Eles vão inserir uma agulha no seu braço. Isso normalmente acontece muito rapidamente. Você pode sentir a agulha entrar em sua pele. Isso é chamado de punção venosa.
  • O sangue flui para um tubo que é selado e enviado para um laboratório para análise. O flebotomista pode precisar de recolher várias amostras do seu sangue, dependendo das análises ao sangue que o seu médico pediu.
  • Uma vez que o flebotomista tenha obtido sangue suficiente, ele removerá a faixa elástica que está presa ao redor do braço e removerá a agulha.
  • Em seguida, eles colocarão um curativo na área onde a agulha entrou em sua pele.

Existem diferentes maneiras de fazer exames de sangue?

Todos os exames de sangue envolvem a obtenção de amostras de sangue. A punção venosa (de uma veia) é o procedimento mais comum. Outros procedimentos são:

  • Punção do dedo: Seu provedor pica um de seus dedos com uma agulha para coletar uma pequena quantidade de sangue. A amostra de sangue é salva em uma tira especial de papel que é enviada a um laboratório para análise.
  • Palito de calcanhar: Todos os bebês nascidos nos EUA fazem exames de sangue picando o calcanhar com uma agulha para obter uma amostra de sangue.
  • Gasometria arterial: Neste teste, os profissionais retiram sangue de uma de suas artérias em vez de uma veia.

Quanto sangue é colhido durante os exames de sangue?

Isso depende do tipo de exame de sangue. Em média, um exame de hemograma completo pode levar até 30 mililitros (mL) de sangue. Pode parecer muito sangue, especialmente se você estiver observando seu fluxo sanguíneo em vários tubos de amostra. Mas não é – o adulto médio tem de 4.500 a 5.700 mililitros de sangue em seu corpo.

Exames de sangue doem?

Eles podem, dependendo do tipo de exame de sangue que você tem. É importante lembrar que os flebotomistas recebem treinamento sobre como obter amostras de sangue rapidamente e sem causar dor.

Dito isso, testes que tiram sangue de uma artéria tendem a doer mais do que testes que tiram sangue de uma veia. E com a punção venosa, tirar sangue de uma veia pode doer um pouco se o flebotomista tiver problemas para inserir a agulha na veia. Informe o seu flebotomista se tiver algum desconforto. Eles tentarão diferentes maneiras de obter amostras de seu sangue.

Estou sempre ansiosa para fazer exames de sangue. O que posso fazer para relaxar?

Muitas pessoas se sentem ansiosas com os exames de sangue. Algumas maneiras de lidar incluem:

  • Entender por que você está fazendo exames de sangue específicos.
  • Respire fundo enquanto a agulha entra em seu braço.
  • Desviar o olhar para não ver a agulha entrar no braço.
  • Encontrar uma maneira de distrair sua atenção, como contar silenciosamente até 10.

O que acontece depois do meu exame de sangue?

Seu provedor colocará um curativo no local onde a agulha entrou. Dependendo do exame de sangue, eles podem recomendar que você descanse por um minuto ou mais antes de se levantar e sair.

Quando saberei os resultados dos meus exames?

Isso depende do exame de sangue e das preferências do seu provedor. Seu provedor provavelmente explicará como você receberá os resultados. Alguns resultados de exames de sangue estão disponíveis dentro de algumas horas. Outros, como resultados de testes genéticos, normalmente levam mais tempo.

Algumas organizações de saúde oferecem acesso on-line aos resultados dos testes. Mas seu provedor pode preferir discutir seus resultados em uma conversa telefônica ou pessoalmente.

Meu médico quer falar comigo sobre os resultados dos meus exames. Isso significa que algo está errado?

Não necessariamente. Se seus exames fizeram parte de seu check-up médico de rotina, seu médico pode querer revisar os resultados com você. Eles podem ter recomendações sobre maneiras de melhorar sua saúde. Se você recebeu tratamento para uma condição médica, seu provedor pode querer discutir os resultados do teste em detalhes e contextualizar os resultados.

Procure um especialista

Provavelmente é justo dizer que os exames de sangue estão em último lugar na lista de coisas divertidas para fazer da maioria das pessoas. Mas os exames de sangue são uma ferramenta essencial que os profissionais de saúde usam para monitorar sua saúde geral ou diagnosticar condições médicas. Você pode fazer um exame de sangue como parte de um exame físico de rotina ou porque você tem certos sintomas.

Independentemente do motivo pelo qual você está fazendo um exame de sangue, é importante lembrar que, embora os exames de sangue ajudem os profissionais a diagnosticar problemas de saúde, eles não são diagnósticos. Um resultado anormal do exame de sangue pode não significar que você tem uma condição médica grave. Se o seu médico recomendar exames de sangue, ele terá prazer em explicar por que recomenda o teste e o que o teste pode mostrar.